Agricultura

Cenomaniano

Cumulus
Registo
20 Ago 2011
Mensagens
132
Local
Lisboa
Pois, precisamente, essas guias que cortas, essas sim, são as guias para novas plantas. Claro que ainda não têm raiz mas se as encostares à terra e lhes deres água, em breve fazem-se novas plantas e começam a dar flor/fruto.
Falo por experiência, pois a partir de 2 plantas compradas há 2 anos, já tenho 30 e tal pés. Já deram fruto (pequeno) no final de Fevereiro e já vão na 2ª floração com mais a caminho.

11248069_1020904691272012_5857692025157390177_o.jpg
 


Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Bem tal como tinha prometido, aqui vai umas fotos do meus frutos vermelhos.
A colheita de hoje foi boa, ainda nao tinha apanhado tantas como hoje.
A framboeseira amarela hoje só deu uma, mas tem mais a amadurecer.
2cmnoqx.jpg
2cmnoqx.jpg


Mirtilo da variedade Duke, ainda só provei no fim de semana passado, ainda é novinho, mais um dia ou dois e tão bons para apanhar.
30sbz41.jpg
30sbz41.jpg


Mirtilo da variedade Darrow, ainda estão em crescimento.
9rrl14.jpg
9rrl14.jpg


Vista sobre as minha "meninas" framboesas, plantadas em camalhão, e empalhamento entre linha. Estão aqui plantadas desde setembro, mas antes já estiveram a enraizar num vaso, tem cerca de 1 ano no total. Já tenho uma segunda linha posta desde abril, ainda falta colocar a armação
24o0ehw.jpg
 
Última edição:

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Estive hoje a aparar o meu relvado e a relva esta ressequida , nada normal para esta altura do ano .

Vejo também que o crescimento das plantas esta também quase estagnado.

Tal como tenho dito noutros tópicos , estamos a viver uma especie de verão antecipado , estas duas situações que eu referi atras são tipicas do verão , tal como o estado do tempo que se tem feito sentir .

Vamos ver se a depressão que os modelos vão evidenciando para a semana no NO da Península se materializa .


P. S . Pessoalmente , acho que que esta anomalia negativa na precipitação e positiva na temperatura dos últimos meses terá consequências para a frente . Ou no verão , estragando as ferias a muita gente ( mas se continuar , sera terrível para os incêndios e a agricultura ) ou no outono ( ai podemos levar com umas cut - OFS que levam tudo a frente ( .
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Quem diria que os figos da Índia, viriam a ter este destaque, e a sua plantação cada vez mais vai aumentando. Os antigos plantavam estes cactos para delimitar os seus terrenos e depois davam os frutos aos animais como os porcos.
Aqui na minha zona ainda existe uma faixa a delimitar um terreno, destes cactos com um 25 metros, e já sao bem antigos
As minhas já estao em crescimento que plantei em março, foram só 7 palmas para experimentar, mas para o ano tenciono plantar mais.

http://expresso.sapo.pt/iniciativas...se-no-Alentejo-e-dedica-se-aos-figos-da-india
https://www.facebook.com/cactaceasesimbra.piteira
 
  • Gosto
Reactions: MSantos

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,661
Local
Aveiras de Cima
Quem diria que os figos da Índia, viriam a ter este destaque, e a sua plantação cada vez mais vai aumentando. Os antigos plantavam estes cactos para delimitar os seus terrenos e depois davam os frutos aos animais como os porcos.
Aqui na minha zona ainda existe uma faixa a delimitar um terreno, destes cactos com um 25 metros, e já sao bem antigos
As minhas já estao em crescimento que plantei em março, foram só 7 palmas para experimentar, mas para o ano tenciono plantar mais.

http://expresso.sapo.pt/iniciativas...se-no-Alentejo-e-dedica-se-aos-figos-da-india
https://www.facebook.com/cactaceasesimbra.piteira

A minha família tem um terreno com cerca de 1ha na perto de Benavente e tenho andando a fazer pesquisas para o tentar rentabilizar, esta é uma das hipóteses que está em cima da mesa e tenho andado a analisar, as outras guardo para mim (o segredo é a alma do negócio). :)
 
  • Gosto
Reactions: james e Pedro1993

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
A minha família tem um terreno com cerca de 1ha na perto de Benavente e tenho andando a fazer pesquisas para o tentar rentabilizar, esta é uma das hipóteses que está em cima da mesa e tenho andado a analisar, as outras guardo para mim (o segredo é a alma do negócio). :)
Lá isso é verdade o segredo é mesmo a alma do negócio, e ainda pra mais hoje em dia á muita concorrência e as pessoas cada vez mais informadas também devido á internet.
Acho bom as pessoas rentabilizarem os terrenos que tem, e desde que se arranje escoamento depois do produto final, é um grande passo para os novos agricultores. Eu tenho no total talvez uns 6 ou 7 ha, herdados, mas para já ainda nao pensei em avançar com nenhum projecto, devido a problemas económicos, mas quem sabe um dia, se nao poderei tirar melhor proveito deles, para já vao dando azeitona, e lenha para a lareira, já nao é mau.
 
  • Gosto
Reactions: MSantos e james

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Cerca de 90% da produção nacional de framboesa concentra-se na zona de Odemira

A produção de framboesa na região de Odemira atingirá as 7500 toneladas em 2015. Foi a segunda fruta mais exportada em 2014 com um valor 64 de milhões de euros.
Clima, água e logística (redes de armazenamento, transporte e distribuição) são factores decisivos para o sucesso das culturas de frutos vermelhos no litoral alentejano. A qualidade do solo não é determinante, pois a culturas são feitas em substrato (combinação de componentes para fornecer o alimento às plantas).
O destaque vai para a framboesa, embora o mirtilo esteja a posicionar-se como a produção que se segue na preferência dos consumidores. O morango já deixou de ser a cultura de eleição no litoral alentejano e a amora aguarda por melhor oportunidade.

Em 2014 foram produzidas na região de Odemira 6.000 toneladas de frutos vermelhos e cerca de 5.100 eram framboesas. Para 2015 estima-se que a produção deste fruto atinja as 7.500 toneladas destinadas em cerca de 90% à exportação.
http://www.publico.pt/local/noticia...mboesa-concentrase-na-zona-de-odemira-1700499
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Açafrão: Ouro Vermelho
Terrenos pobres e clima agreste, algo que não falta em Portugal, é tudo o que é preciso para se cultivar com sucesso uma das mais valiosas produções agrícolas: o Açafrão.
O açafrão ou crocus (Crocus sativus) está, pela mão do empresário Joaquim Coelho, a adoptar a Guarda como sua casa, região onde encontrou as condições ideais para prosperar.
Depois de tentar também os férteis terrenos do litoral do Porto, Joaquim Coelho acabou por concluir que a produção nos terrenos mais pobres e arenosos de Freixedas em Pinhel garantiam uma produção de melhor qualidade com menores custos.

http://www.agrotec.pt/noticias/acafrao-ouro-vermelho/

Metade dos PDR 2014-2020 da UE aprovados
Dos 1118 Programas de Desenvolvimentos Rural 2014-2020 ( PDR 2020) pendentes foram aprovados 53, com 62,8% do orçamento deliberado, o que supõe 62.523 milhões de euros.
No total, foram aprovados programas em 23 dos 28 Estados-membros, com finalização da permissão em 18 países.

Os países de maior superfície, como a Alemanha, França, Espanha, Reino Unido e Itália, estão entre os que têm programas pendentes.
http://www.agronegocios.eu/noticias/metade-dos-pdr-2014-2020-da-ue-ja-aprovados/
 
  • Gosto
Reactions: StormRic e MSantos

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Boas, nao sei que aqui no forum, que está mais ligado á área da agricultura já conhecem a pitaya, é um fruto de um cacto, como o figo da índia.
Pelo que vi aqui na net, existem dua variedades, em amarelo e vermelho. Gostava de trocar algumas impressoes com algum produtor, ou algum "curioso" como eu, que gosta de aventurar por novas experiencias.
Algumas fotos do frutos mencionados.
https://goo.gl/hR6tyn
https://goo.gl/ZJdSpW

E já agora se tivessem algumas mudas de pitaya, eu estou interessado em adquirir algumas.
As minhas figueiras da índia tem crescido a "olhos vistos" desde março que plantei cerca de 6 cladódios, deses 6 já obti cerca de 17 novos cladódios, em cerca de 5 meses. Plantei em género de experiencia, para ver se adaptavam bem ao terreno. Para o incio do proximo ano, espero plantar mais.
 

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
Boas, nao sei que aqui no forum, que está mais ligado á área da agricultura já conhecem a pitaya, é um fruto de um cacto, como o figo da índia.
Pelo que vi aqui na net, existem dua variedades, em amarelo e vermelho. Gostava de trocar algumas impressoes com algum produtor, ou algum "curioso" como eu, que gosta de aventurar por novas experiencias.
Algumas fotos do frutos mencionados.
https://goo.gl/hR6tyn
https://goo.gl/ZJdSpW

E já agora se tivessem algumas mudas de pitaya, eu estou interessado em adquirir algumas.
As minhas figueiras da índia tem crescido a "olhos vistos" desde março que plantei cerca de 6 cladódios, deses 6 já obti cerca de 17 novos cladódios, em cerca de 5 meses. Plantei em género de experiencia, para ver se adaptavam bem ao terreno. Para o incio do proximo ano, espero plantar mais.

sei o que são e já tentei plantar, as sementes pegaram rápido mas depois morreram uma a uma, como cacto é diferente dos demais pois não se dá bem com a falta de água, necessitam de humidade e calor. Acredito que por sementes seja difícil como muitas plantas domesticadas
 
  • Gosto
Reactions: Pedro1993

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
sei o que são e já tentei plantar, as sementes pegaram rápido mas depois morreram uma a uma, como cacto é diferente dos demais pois não se dá bem com a falta de água, necessitam de humidade e calor. Acredito que por sementes seja difícil como muitas plantas domesticadas

Pois eu também já tinha visto aqui na net, várias pessoas a dizer que por semente é difícil a sua propagação. Apesar de também já ter visto algumas que nasceram por semente, mas parecem muito frágeis. Pois as figueiras da índia também toleram algum calor, mas se nao forem regadas com alguma regularidade elas entrem de desidratação e ja nao dão mais cladódios, para poupar as suas reservas. Por isso é que eu estou á procura de mudas, são pequenos caules que se cortam da árvore "mãe" e depois mete-se na terra para enraizar.
Já se encontram á venda em alguns hipermercados, mas chegam a ser a mais de 12 euros/kg.
Os figos da índia que aparecem á venda também nos hipers ás vezes até metem pena só de olhar para o estado deles, parecem que vieram a rebolar do México até Portugal. Nós cá já temos alguns hectares de pomar ordenado, sem contar com aqueles que os antigos plantavam dantes, que vao entrar agora em produção, acho que nao há necessidade de ir buscar fora e ainda piores do que os nossos. Temos de ajudar o que é nosso em primeiro lugar, para fazer crescer o seu consumo de figo da índia e ajudar os novos agricultores.
 
Última edição:

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
figos da india tenho plantados a partir de uma folha que coloquei na terra sempre com alguma humidade pegou facilmente. o problema da pitaya será mesmo arranjar um pé para estacar, só vejo duas soluções ou aparecem em viveiro e secalhar a preços inflacionados, ou alguém com paciência plante as sementes e espere pelo resultado. Como disse já experimentei e foi facil germinar mas depois param de crescer e começaram a morrer. mas devo tentar outra vez. tenho ananases em vaso há dois anos e so agora começaram a dar fruto
 
  • Gosto
Reactions: Pedro1993

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
figos da india tenho plantados a partir de uma folha que coloquei na terra sempre com alguma humidade pegou facilmente. o problema da pitaya será mesmo arranjar um pé para estacar, só vejo duas soluções ou aparecem em viveiro e secalhar a preços inflacionados, ou alguém com paciência plante as sementes e espere pelo resultado. Como disse já experimentei e foi facil germinar mas depois param de crescer e começaram a morrer. mas devo tentar outra vez. tenho ananases em vaso há dois anos e so agora começaram a dar fruto
Eu aderi a um grupo no facebook sobre as pitayas e figueiras da índia, cá em Portugal conheci lá um membro que já tem as pitayas em estufa em Sesimbra, e segundo vi lá também estão mais pessoas interessadas em adquiri mudas, e o produtor vai podá-las agora para o fim do verão, e vou tentar a minha sorte, para ver se as consigo enraizar os caules. As desse produtor já estiveram em flor agora este ano.
Aqui bem próximo de mim existe figueiras da índia que os antigos plantavam para delimitar os terrenos, numa extensão com mais de 20 metros e ninguém os aproveita, acabam por se estragarem todos. Fui lá ver em finais de Maio ainda estavam em flor, depois logo lá vou buscar alguns para provar pela primeira vez.
No OLX já se vende algumas mudas de pitayas, apesar de serem ainda um pouco caras. Pelo que vi custam entre 2 euros em raiz nua, e 8 euros envasada.
 

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
não sabia, se forem como o resto dos cactos pegam fácil, se arranjar também estou interessado.
Fui o ano passado a Marrocos e por lá vendem figos da india por todo o lado mesmo na estrada como se faz cá com as cerejas e assim, não comi por motivos de segurança alimentar, o que não valeu de muito
 
  • Gosto
Reactions: Pedro1993

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
não sabia, se forem como o resto dos cactos pegam fácil, se arranjar também estou interessado.
Fui o ano passado a Marrocos e por lá vendem figos da india por todo o lado mesmo na estrada como se faz cá com as cerejas e assim, não comi por motivos de segurança alimentar, o que não valeu de muito
Pois pode ser que daqui a uns anos quando o vários pomares de figos da índia estiverem em total produção, se comece a ver uma maior oferta do fruto e de boa qualidade.
O figo da índia, aqui no nosso páis já vai no bom caminho, pelo menos na sua transformação, como licores, geleias, gelados, entre muitas outras, é um dos frutos que se pode aproveitar, até mesmo a sua palma é comestível.
Link do produtor que falei em cima: https://www.facebook.com/cactaceasesimbra.piteira?fref=ts
Mapa dos produtores já existente em Portugal, e já sao muitos- https://www.google.com/maps/d/viewer?mid=zF35ER0WO0K0.kZPO5gVof2FI