Águas do Missouri inundam Central Nuclear de Fort Calhoun

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Cheias no rio Missouri afectam central nuclear de Fort Calhoun perto de Omaha no Nebraska.

As cheias em curso no rio Missouri provocaram a queda de um muro de contenção mas não chegaram a afectar os reactores ou o compartimento estanque de arrefecimento do combustível nuclear gasto. Houve um corte da electricidade depois da água das cheias ter rodeado os transformadores eléctricos principais. Os geradores de emergência actuaram alimentando a central até que se conseguiu efectuar uma nova ligação eléctrica com a rede durante a tarde de domingo.

http://www.huffingtonpost.com/2011/06/26/fort-calhoun-flooding-nuclear-plant-nebraska_n_884773.html

 
Editado por um moderador:


Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Actualização da informação:

A Agência Nuclear Americana classifica o incidente nesta central com o nível 4. Fukushima atingiu como se sabe o nível 7.

Actualmente não é permitido o sobrevoo das instalações.

Existe uma quantidade considerável de forças militares dentro do complexo provavelmente inseridas nos esforços de contenção da água que inunda a instalação.

A administração Obama ordenou um black-out informativo sobre o acontecimento e realmente pouco se sabe sobre o que se está a passar.

Confirmado apenas que a Central Nuclear de Fort Calhoun construída em 1973 estava em paragem programada para manutenção e substituição do combustível. Um muro exterior ruiu numa extensão de 600 m e a água das cheias do rio Missouri inundou as instalações.

http://www.nytimes.com/cwire/2011/0...plants-flood-defenses-trigger-a-ye-95418.html
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Às vezes as coincidências são lixadas e apenas uns meses após Fukushima, eis que acontece isto nos Estados Unidos, uma central nuclear inundada e um black-out informativo imposto (censura??).

Ontem também aconteceu algo mais: o laboratório nuclear de Los Alamos (onde foi criada a primeira bomba atómica) foi rodeado por um fogo florestal e foi evacuado. As coincidências são lixadas por vezes.

Mas eu continuo a defender que a energia nuclear é uma tecnologia segura e limpa. :lol:
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Do que tenho lido, toda a zona foi apanhada pela enorme cheia do rio Missouri cujo período de retorno é de 500 anos ou seja este tipo de cheias repetem-se de 500 em 500 anos. Houve digamos a sorte de a central estar em paragem para manutenção e substituição do combustível desde o mês de abril e segundo se percebe contam retomar o serviço no mês de agosto. Se estivesse em funcionamento e com os transformadores da subestação dentro de água não sei se não estaríamos aqui a falar de um novo Fukushima.

Num dos vídeos mostra-se a piscina onde deveriam estar as barras do combustível mas não se mostra o estado do local onde o combustível já usado está armazenado.