Airbus A320 cai nas águas do Rio Hudson após descolagem

Tópico em 'Off-Topic' iniciado por Gerofil 16 Jan 2009 às 01:35.

  1. Gerofil

    Gerofil
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    21 Mar 2007
    Mensagens:
    8,554
    Local:
    Estremoz (401 metros)
    Um aparelho Airbus A320 da transportadora US Airways, com 150 passageiros e cinco tripulantes a bordo, falhou uma manobra de emergência para regressar ao Aeroporto de La Guardia e amarou no Rio Hudson, em Nova Iorque. Todos os ocupantes do avião sobreviveram ao acidente. As autoridades de aviação civil dos Estados Unidos confirmaram que o voo 1549, da transportadora norte-americana US Airways, se precipitou para as águas geladas do Rio Hudson, ao largo de Manhattan, pouco depois de ter descolado do Aeroporto de La Guardia.
    O aparelho, que seguia para Charlotte, na Carolina do Norte, terá colidido com um bando de aves, segundo as primeiras informações avançadas pela Administração Federal de Aviação (FAA), que já está em campo para investigar as causas do acidente. Os pilotos ainda tentaram redireccionar o avião para o aeroporto, mas acabaram por amarar no Hudson.
    O Airbus A320 ficou então a flutuar nas águas do rio. As primeiras imagens transmitidas pela cadeia de televisão CNN a partir do local mostravam dezenas de passageiros equipados com coletes salva-vidas a sair de forma ordeira pelas aberturas de emergência. Alguns optaram por aguardar socorro sobre as asas do aparelho.
    Os ocupantes foram evacuados a bordo de vários navios que se dirigiram para o local. Pelo menos oito ferries e outras embarcações de transporte fluvial prestaram a primeira assistência aos passageiros, antes da chegada dos navios da Autoridade Portuária e do Departamento de Bombeiros de Nova Iorque.
    Passageiros escapam com vida - Um dos 150 passageiros do Airbus 320, identificado como Alberto Panero, adiantou à CNN que todos os ocupantes foram resgatados com vida. "É incrível que todas as pessoas estejam vivas", afirmou. Outro passageiro, citado pela agência Reuters, disse ter ouvido uma explosão pouco depois de o Airbus ter deixado a pista do Aeroporto de La Guardia.
    "O motor explodiu. Havia fogo por todo o lado e cheirava a gasolina. Havia pessoas a sangrar. Atingimos a água com muita força", descreveu Jeff Kolodjay. "Temos de agradecer ao piloto, que fez um excelente trabalho", afirmou ainda o passageiro.
    Uma porta-voz da FAA confirmou a evacuação de todos os ocupantes: "Conseguimos apurar que todas as pessoas conseguiram sair".
    Os passageiros feridos foram transportados para unidades hospitalares de Nova Iorque. A maior parte dos ocupantes com ferimentos foi encaminhada para o hospital de Saint Luke's Roosevelt, em Manhattan.
    Autoridades descartam acção terrorista - O Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos já afastou a possibilidade de a queda do avião ter sido provocada por um ataque terrorista. "Não há qualquer informação, neste momento, que aponte para um incidente relacionado com a segurança", indicou a porta-voz do Departamento, Laura Keehner. "Continuamos a acompanhar a situação de perto", acrescentou.
    A companhia proprietária do avião já colocou em marcha a sua própria investigação às causas do acidente.

    Carlos Santos Neves, RTP
    2009-01-15 22:38:08
     
  2. Gerofil

    Gerofil
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    21 Mar 2007
    Mensagens:
    8,554
    Local:
    Estremoz (401 metros)
    Moments ago on the news: US Airways boeing 737 ditched into Hudson RIver, New York City

     
    #2 Gerofil, 16 Jan 2009 às 01:36
    Editado por um moderador: 21 Set 2014 às 03:58
  3. stormy

    stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    7 Ago 2008
    Mensagens:
    5,100
    Local:
    Lisboa-Encarnação // Lagoa de sto André
    estranhoé que os A320 conseguem voar somente com 1 motor embora com restrições.....em principio era possivel o aviao retornar ao aeroporto:huh: tralvez estivesse a uma altitude muito baixa e nao tenha consegido ganhar sustentação ( stall):unsure:
    de resto foi uma manobra interessante e muito bem conseguida pareabens ao piloto:thumbsup::w00t:
     
    Collapse Signature Expand Signature

Partilhar esta Página