Ajuda - Linksys NSLU2 e Meteohub

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Resolvi disponibilizar este pequeno tutorial porque o manual do Meteohub não está muito claro sobre as configurações iniciais que são necessárias para converter o NSLU para colocar o Meteohub em funcionamento.

Para colocar o Meteohub a funcionar deverão possuir:

- Uma Pen USB de 2 GB ou 4 GB - Esta é a PEN que ficará sempre ligada ao Meteohub, onde correrá o programa Meteohub e onde serão armazenados os ficheiros de log. Daqui em diante referida como Pen de 2GB.

- Uma Pen USB para copiar o Meteohub para a Pen de 2GB e será de uso temporário só para a configuração inicial. Esta Pen torna-se necessária pois o programa que vão descarregar e copiar para a PEN está num formato de ficheiro diferente do utilizado no Windows (NTFS) e além disso, há a necessidade de copiar sector a sector toda a informação de um ficheiro RAR que irão descarregar. Uma PEN de 256MB é o suficiente. Daqui em diante referida como Pen Temporária.

- Um conversor RS-232 para USB. Deverão ter em atenção que o conversor deverá ter um chipset FTI ou PL2303 (todos os que tenham estações meteorológicas com ligação USB não precisam deste conversor).

- Um NSLU2 da Linksys :) (http://en.wikipedia.org/wiki/NSLU2)

- Cabo de rede para ligar o NSLU2 a um Hub/switch (vem um com o NSLU2)

- Um Hub ou Router/Switch com uma porta ethernet livre onde irão ligar o NSLU2

Instalação

Passo 1 - Descarregar de http://www.meteohub.de/joomla/index.php?option=com_docman&task=cat_view&gid=14&Itemid=30 o programa Meteohub. O ficheiro está em formato RAR. Deverão descarregar o ficheiro em função da Pen USB que compraram, isto é, caso tenham comprado um PEN de 2.0 GB deverão descarregar o ficheiro que diz "Meteohub Software V2.6 (2 GB)", caso tenham uma Pen de 4 GB deverão descarregar o ficheiro "Meteohub Software V2.6 (4 GB)".

Passo 2 - Descarregar o ficheiro que irá modificar o firmware do vosso NSLU2. Esse ficheiro é descarregado através desta página http://www.meteohub.de/joomla/index.php?option=com_docman&task=cat_view&gid=13&Itemid=30 . Deverão descarregar o mais recente. À data deste mini-tutorial o mais recente é "Meteohub Firmware for NSLU2 - V2.3". Este ficheiro tem de nome algo do formato "meteohub-firmware-x.y.bin" onde "x" e "y" corresponde à versão do firmware.

Passo 3 - Proceder à modificação do firmware do NSLU2. Para isso deverão ter previamente acedido à consola de gestão do NSLU2 conforme as instruções do fabricante no manual que pode ser descarregado aqui: http://www.linksys.com/servlet/Sate...906769&pagename=Linksys/Common/VisitorWrapper. Depois de acederem à consola de gestão da Linksys do NSLU2 via browser, deverão clicar no tab "Administration" e em seguida onde diz "Upgrade". Deverá aparecer um ecrã semelhante a este:


00001aug132003xe0.jpg



Neste momento deverão indicar o ficheiro que descarregaram no Passo 2. Este ficheiro, em formato bin, irá modificar o firmware do vosso NSLU2 por isso após a actualização estar concluída não terão mais acesso à consola de gestão da Linksys pois acabaram de instar um novo sistema operativo: OpeNSLU2G, ligeiramente modificado pelo autor do Meteohub. A actualização demora aproximadamente 5 minutos a terminar. No fim da actualização irão ouvir uma serie de bips enquanto o NSLU2 se reinicializa
NOTA IMPORTANTE: Este é provavelmente o passo mais crucial de todo o processo. Devem garantir que não há quebra de ligação na rede nem cortes de energia durante esta actualização. Com qualquer falha neste passo poderão ficar com o vosso NSLU2 inoperacional.

Passo 4 - Cópia e extracção da programa NLSU para a Pen de 2GB. Neste passo o NSLU2 já com o novo firmware irá extrair e copiar automaticamente o ficheiro que descarregaram no ponto 1). Para isso devem:
a) copiar para a PEN Temporária, ou seja, a que irão utilizar temporariamente só durante a instalação, o ficheiro RAR descarregado no ponto 1.
b) desligar o NLSU carregando no botão de desligar e remover tudo o que tenham ligado ao NSLU2
c) Ligar a Pen Temporária a uma das ranhuras USB do NSLU2
d) Ligar o NSLU2, esperar cerca de 20 segundos até que as luzes amarelas dos LEDs desapareçam. Quando a LED "Disk 2" começar a piscar lentamente devem colocar o Pen de 2GB. Se após colocar a PEN de 2GB a Led "Disk 2" começar a piscar rapidamente é bom sinal, pois significa que o NSLU2 está a efectuar a cópia da Pen Temporária para a Pen de 2GB. O processo de cópia deverá demorar cerca de 20 minutos por isso está na altura de ir tomar um café :)
Mais uma vez recordo que isto não é uma vulgar cópia como fazemos no Windows só este método funciona.
Assim que a cópia terminar o NSLU2 desliga-se automaticamente.

Nota: Existe outro método que não é muito aconselhado para quem não está habituado a trabalhar na linha de comandos do Windows e não tenha alguma prática em interagir com programas que correm em linha de comandos. Podem ver no manual do Meteohub na secção 1.3 ponto 2, pág 9 como se pode fazer a cópia desta maneira alternativa.

Passo 5 - Podem agora colocar a PEN de 2GB na ranhura USB que diz "Disk 1", ligar o adaptador USB-Série à ranhura USB que diz "Disk 2" e conectar o adaptador ao cabo série que liga à estação (para quem tem estação com ligação USB é só ligar directamente à ranhura USB que diz "Disk 2").

Passo 6 - Ligar o NSLU2. O processo de arranque do NSLU2 demora aproximadamente 1 minuto. Quando terminar, abram no vosso browser (IE, Firefox, etc.) e digitem na barra de endereços: "http://192.168.1.77" e deverá surgir uma janela para indicar o utilizador e password. A password e utilizador são Meteohub. Se chegarem a um ecrã semelhante a este, então está quase terminada a configuração do Meteohub:



Passo 7 - Actualização para a última versão. Acedam agora à página de Downloads, secção "Software Updates" (http://www.meteohub.de/joomla/index.php?option=com_docman&task=cat_view&gid=25&Itemid=30) no www.meteohub.de, e descarreguem o último ficheiro disponível "Update V2.7" que tem o nome "update-v2.7(2).upd". Com esse ficheiro abram a página que acederam no Passo 6, cliquem do lado esquerdo em Maintenance, na secção "System Maintenance" indiquem o ficheiro que descarregaram na caixa "Software Update (Web) e cliquem em "Install". Devem novamente esperar 1 ou 2 minutos para o update finalizar.



Passo 8 - Tal como no passo 6 acedam à página do vosso NSLU2 e confirmam que está tudo OK.

Por fim e fora do âmbito deste pequeno tutorial podemos proceder à configuração do Meteohub seguindo o manual que nessa parte já está bem claro e explícito.
 


Lumes

Cirrus
Registo
26 Dez 2007
Mensagens
27
Local
Santa Maria - Açores
Re: How-to - Converter o NSLU2 em Meteohub

Passo 7 - Actualização para a última versão. Acedam agora à página de Downloads, secção "Software Updates" (http://www.meteohub.de/joomla/index.php?option=com_docman&task=cat_view&gid=25&Itemid=30) no www.meteohub.de, e descarreguem o último ficheiro disponível "Update V2.7" que tem o nome "update-v2.7(2).upd". Com esse ficheiro abram a página que acederam no Passo 6, cliquem do lado esquerdo em Maintenance, na secção "System Maintenance" indiquem o ficheiro que descarregaram na caixa "Software Update (File)" e cliquem em "Install". Devem novamente esperar 1 ou 2 minutos para o update finalizar.


Olá Minho
Estou a tentar fazer o upgrade para a ultima versao do meteohub , mas algo falha quando tenho de indicar onde se encontra o ficheiro em "System Maintenance" indiquem o ficheiro que descarregaram na caixa "Software Update (File)" e cliquem em "Install". ]já tentei indicar o caminho para o ficheiro, e ate fazer copy past para a caixa vazia, mas nada resultou. Onde devo colocar o ficheiro??
Obrigado
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Re: How-to - Converter o NSLU2 em Meteohub

00001oct290108qp2.jpg


Acabei de verificar o passo 7 tem uma gralha. É na caixa de cima que tens de indicar o caminho para o ficheiro. Já corrigi o post para reflectir a alteração

Caso continues com problemas sugiro que tentes aceder ao NSLU2 com outro browser (por ex. Firefox).
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Re: How-to - Converter o NSLU2 em Meteohub

Acabei de verificar o passo 7 tem uma gralha. É na caixa de cima que tens de indicar o caminho para o ficheiro. Já corrigi o post para reflectir a alteração

Caso continues com problemas sugiro que tentes aceder ao NSLU2 com outro browser (por ex. Firefox).

Sim, só com o Firefox dá, pelo menos comigo foi assim para fazer as actualizações do meteohub, o Internet Explorer bloqueava-me o acesso sem eu sequer saber, e poder alterar, quando tentei o Firefox, foi uma maravilha :D
 

Lumes

Cirrus
Registo
26 Dez 2007
Mensagens
27
Local
Santa Maria - Açores
Re: How-to - Converter o NSLU2 em Meteohub

00001oct290108qp2.jpg


Acabei de verificar o passo 7 tem uma gralha. É na caixa de cima que tens de indicar o caminho para o ficheiro. Já corrigi o post para reflectir a alteração

Caso continues com problemas sugiro que tentes aceder ao NSLU2 com outro browser (por ex. Firefox).

olá Minho
Sempre consegui fazer o upgrade para a versao 2.8f mas tive de introduzir o caminho na caixa de baixo ( e com a ajuda do Boris do Meteohub). Se achares que pode ser util no proximo contacto posso transcrever aqui as dicas para fazer o upgrade.


Por outro lado queria colocar aqui a seguinte questão: eu tenho a minha estação a debitar os dados em: http://www.wunderground.com/swf/Rapid_Fire.swf?units=metric&station=ISPDIADE2
(Wunderground.com/Azores/SantaMaria/estações particulares)
e tenho uma web cam no endereço: praiaformosa.icv99.net (enter sem password).

o meu objectivo seria juntar as duas informações num só local, ou seja, uma pagina que tivesse a imagem de fundo da web cam e a informação meteo em simultâneo. Onde encontro as dicas necessárias para conseguir lá chegar??
Tks
Lumes
 

joaoj

Cirrus
Registo
18 Out 2008
Mensagens
79
Local
Soito - 832 m
Boa noite
Depois de receber a minha estacao e o nslu2 segui o tutorial para converter o converter no METEHUB.
Tudo correu bem, acedi ao nslu2 normalmente, activei o software, alterei a hora a latitude e longitude e no momento em que tentei salvar as alteracoes disse-me: "Atingido o tempo limite de conexão" e desde entao nao voltei a conseguir aceder ao linksys...
Ja reiniciei tudo e continua igual.
Alguem me pode ajudar ?
:huh:
Resolvido-------------------------
 
Última edição:

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Re: How-to - Converter o NSLU2 em Meteohub

olá Minho
o meu objectivo seria juntar as duas informações num só local, ou seja, uma pagina que tivesse a imagem de fundo da web cam e a informação meteo em simultâneo. Onde encontro as dicas necessárias para conseguir lá chegar??
Tks
Lumes

O MeteoPT.com oferece o alojamento grátis no nosso servidor. O único custo será apenas o de registar um domínio (por ex. aqui http://www.godaddy.com/ ) com o nome que queres dar ao teu site. Depois contacta-me por mensagem privada para te dar acesso ao alojamento e informação ou ajuda adicional.
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Penso já ter concluído a instalação do meteohub ou, pelo menos, quase concluído.
Já estou na fase de colocar a pen no NSLU2 com o ficheiro em formato .dd e consultar o IP do meteohub.
O que acontece é que já tentei todos os IP possíveis para o meteohub e nenhum deles abre; não consigo passar daqui.

Alguém saberá como ajudar-me ?

Obrigado. :)
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
O IP só estará disponível depois de conseguires efectuar a cópia.
Penso que estás no passo 4 certo? Se sim então não esquecer que no método recomendado deve-se copiar o ficheiro rar para a pen e não extrair o ficheiro que está dentro desse rar. Ou seja, não se copia o ficheiro dd mas sim o ficheiro rar pois o Meteohub encarregar-se-á de descomprimir o ficheiro e copia-lo para a outra PEN.
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Não consigo perceber o que se passa na instalação do meu meteohub.
Agradeço ao Mário, ao Vince e especialmente ao Minho pela paciência que tiveram ao tentar ajudar-me com a instalação do meteohub, mas não vejo solução à vista.

Após fazer a instalação normal e alterar o firmware chego sem problemas ao passo 4.
Através do Disk Image, faço a transferência do ficheiro em formato .dd para a Pen, nesta alternativa, já que de outra forma, o meteohub não vai lá.
O que acontece é que, depois do ficheiro transferido para a Pen e verificar que está tudo bem, quando coloco a Pen de 4 GB no NSLU2 ele não reage; a Pen pisca, mas os LEDS «disk 1» e «disk 2» do NSLU2 não piscam e este não responde.
Quando tento o IP 192.168.1.77 no meu browser, este apresenta uma página de erro de acesso, onde se pode ler: «Não é possível apresentar a página», no browser.


No entanto, quando se faz ping, na Linha de Comandos, o IP parece existir e responder correctamente.
É aqui que começa o contrasenso.





Ao utilizar-se o comando Telnet 192.168.1.77 22, pode verificar-se que este responde devidamente.





Ao utilizar os comandos do PuTTY, o user root e a password correspondente funcionam devidamente e é possível aceder-se ao dispositivo.





Portanto, o problema é mesmo aceder ao IP através do browser.
Começo a desesperar e não percebo onde está o problema.
Será que alguém pode ajudar-me ?

Obrigado. ;)