Alentejo pode estar a caminho da pior seca de sempre

Tópico em 'Meteorologia Geral' iniciado por Mago 19 Nov 2009 às 14:57.

1. Mago

Mago
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    25 Out 2006
    Local:
    Beira Interior
    Fonte: http://www.publico.clix.pt/Local/alentejo-pode-estar-a-caminho-da-pior-seca-de-sempre_1410474

2. Aurélio

Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    23 Nov 2006
    Local:
    Faro
    Afinal o Algarvio e eu tinhamos razão quando dissemos dezenas e dezenas de vezes a mesma coisa, e que tanta gente se recusou a aceitar !!
    Que estavamos numa seca grave !!
    Não tivesse sido a primavera de 2008 salvo erro e respectivo mês de Setembro do mesmo ano queria ver como estariamos agora !!!
    Infelizmente conforme tenho reparado nos ultimos 30 anos o sul do país está vivendo mais de extremos: com mais secas e mais prolongados, mais cenários extremos ... recordo que apenas depois de 1980 encontrei registos de mais de 80 mm em 24 horas, aparentes anos mais chuvosos que o habitual em especial em termos de precipitação mensal !!

Se isto não é alterações climáticas .. não sei o que é !!!
    Porventura até pode ser apenas um ciclo climático dado que não sei como foram as chuvas nos séculos passados !!

Mas aguardemos para ver como vai ser este Inverno....
    Como havia dito o Guadiana e sua barragem do Alqueva apenas estava cheia simplesmente porque não tinha escoamento!!
    O mesmo se passa em Odeleite, não vejo lá nada que seja para rega !!

Mas aguardemos, eu não estava á espera que agora a partir de Dezembro inclusive fossem secos, até pelo contrário mas vamos ver o que acontece !!

3. Aristocrata

Aristocrata
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    28 Dez 2008
    Local:
    Paços de Ferreira, 292 mts
    A meu ver o Alqueva tem sido um erro tremendo. Ter um pântano numa zona quente é bom apenas para os animais e para os mosquitos.
    A seca está aí...a água tão necessária à agricultura é que não.
    Se desviassem as atenções para este problema grave era bem melhor, mas as nossas autoridades políticas estão mais interessadas em construir auto-estradas. E parece-me que iremos ser a 1ª nação europeia a ter uma auto-estrada em pleno deserto, entre Beja e Sines...isto é que é prioridade!
    Mais de 600 milhões de euros faziam mais jeito para o desenvolvimento de uma agricultura sustentada e adaptada à escassez de água, ao desenvolvimento de mais riqueza no Alentejo...

Não sei se será mais um ciclo climático mas desconfio que destes iremos ter cada vez mais nas próximas décadas...

Collapse Signature Expand Signature
  4. Gerofil

Gerofil
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    21 Mar 2007
    Local:
    Estremoz (401 metros)
    Bem, essa notícia só deve dizer respeito a uma pequena área bem restrita do Alentejo, pois aqui, por Estremoz, este Outono tem sido muito generoso em precipitação. Outubro foi um mês muito húmido (64,9 mm) e Novembro segue a mesma linha.
    Acho útil que utilizem dados concretos para fundamentarem os comentários, a fim de evitar disparates que surgem na imprensa, e sobretudo não façam generalizações. À falta de dados sugiro que passem pelo arquivo do Fórum e vão ver que até se registaram fenómenos de elevada precipitação que já não se registavam há mais de 10 anos no Alentejo.

5. Veterano

Veterano
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    2 Fev 2009
    Local:
    Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
    Infelizmente os jornalistas alarmistas agarram-se a tudo para arranjar temas que sejam notícia e que alarmem a opinião pública:(...

Obrigado Gerofil por repores a verdade:).

6. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga
    Quanto ao Alqueva, discordo, a água é um bem cada vez mais escasso e só vejo vantagens na sua construção. E nos anos mais recentes tem ocorrido uma inversão da tendência no Alentejo, a agricultura tem-se modernizado (vinhos, azeites, etc), foi tardiamente mas tem mudado, e a tendência actual foi muito devido à vinda de estrangeiros para cá (espanhóis, holandeses, etc). Muita coisa tem mudado, e o Alqueva é uma boa ajuda para a inversão dessa tendência, embora falte ainda muita coisa para construir que beneficiem a agricultura. Mas tem vindo a ser lançados diversos concursos para isso.

7. Aurélio

Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    23 Nov 2006
    Local:
    Faro
    Acho que basta ver o registo do INAG e basta ver o registo do IM para sabermos o que é a verdade !!
    Não é porque cai num dia 50 mm em 10 km do Alentejo que podemos dizer que no Alentejo a precipitação está a ser normal. Eu sei que ninguém disse isso mas faz transparecer para quem lê.
    É o mesmo que dizer que em São Brás de Alportel caiu 57 mm e dizer que a precipitação em Outubro esteve perto do normal no Algarve.
    Uma precipitação numa região é feita pela média das suas estações e não por uma mera estação !!!
    Aqui estão os dados:

Outubro:
    No sul tivemos menos de 50% na costa vicentina e litoral algarvio, excepto uma pequena faixa perto de Portimão !!
    Na Serra Algarvia e alentejo central tivemos entre 50 a 75% do normal e no interior alentejano menos de 50%.

Novembro:
    No sul á presente data todas as localidades estão abaixo dos 50% de precipitação !!!
    No Baixo Alentejo e Algarve estamos a ZEROS ou PROXIMO DO ZERO !!!

Factos são factos ... e contra factos não há argumentos !!
    As barragens vazias são um facto verdadeiro e preocupante, nomeadamente no sul onde as secas são mais frequentes.
    Aquelas que estão cheias no Alentejo e Algarve são simplesmente porque neste momento não têm escoamento como já foi referido acima noutros Posts !! (Alqueva e Odeleite)

É verdade que neste momento ainda estamos a meio de Novembro ou seja principio do Outono/Inverno, mas tb é verdade que a situação actual começa a tornar-se grave do mesmo modo que tb é verdade que no Algarve e Alentejo em especial Interior Alentejano e Baixo Alentejo registam problemas já ao nível dos lençõis de águas subterrâneas !!
    Isso é inegável ....

Mas tb é verdade que dizer que o Alentejo caminha para pior seca de sempre(?) é bastante exagerado .... AGORA !!
    Se daqui a 3 meses a precipitação ir ao mesmo nível do que está agora então voltaremos a conversar !!
    De qualquer forma pior do que nos anos 30, a década das procissões para fazer chover .... hum não me parece !!

Acho que repús a verdade !!

Gerofil é verdade que Outubro teve precipitação relativamente próximo do normal em Estremoz... não tendo ficado muito longe mas houve uma enorme discrepância entre os valores do vale do Tejo e depois o Baixo Alentejo e Algarve !!
    A região que dizes ser pequena é aquela que fica na margem Oeste do Guadiana (aquela que supostamente o Alqueva devia regar e não rega ... e sabe-se lá quando regará !!
    É a região do costume que está muito carente da chuva e que não é assim tão pequena basicamente quase todo o interior alentejano !!

#7 Aurélio, 19 Nov 2009 às 21:18
    Última edição: 19 Nov 2009 às 22:36
  8. Mago

Mago
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    25 Out 2006
    Local:
    Beira Interior
    O alqueva penso que a ideia não foi má, talvez a obra é que tenha sido mal projectada. O País precisa de "depósitos de água" para abastecimento da população. Vejam o caso da Covilhã, se o Inverno continuar pouco generoso vai ter de haver racionamento de água. Com as alterações climáticas já notórias na Península Ibérica resultando quantidades de precipitação em menos quantidades ou mal distribuída pelo ano, arriscamos-nos a qualquer dia ver cidades com dificuldades nos abastecimentos de água para consumo humano.

Aqui na Minha Zona numa média de 500mm/600mm por ano apenas vamos na modesta quantia de 452mm, estamos a mês e meio do final do ano.

9. AnDré

AnDré
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    22 Nov 2007
    Local:
    Arroja, Odivelas (142m)
    É inquestionável a seca de que todos já falaram.
    Está patente em todo o lado. Até nos relatórios mensais climatológicos do Instituto de Meteorologia.
    Já se viu também que não se restringe ao Algarve. Apesar de este mês a região do nordeste, também ela castigada severamente pela seca, estar a ser "alegremente regada".
    Toda a gente aceitou e aceita isso. Toda a gente está solidária com quem precisa da chuva.
    Mas apesar disso, acho que não é preciso dizer "dezenas e dezenas de vezes a mesma coisa". Isso sim, cansa. E na prática não muda nada.

Quanto à seca no Baixo Alentejo, ao final da primeira quinzena do mês de Novembro, e dado que a sul de Évora praticamente não choveu, é de esperar que se tenha agravado. O Baixo Alentejo, e o Algarve, podem estar a caminho de uma grande seca. Mas tal como aconteceu no nordeste do país, a situação ainda pode mudar. E o maior desejo de todos é que mude! ;)

Sobre a barragem do Alqueva, eu também vejo nela uma grande mais valia, ou pelo menos futura mais valia para o Alentejo.
    Mas estamos em Portugal, onde as coisas normalmente se fazem ao contrário. Primeiro a grande obra para toda a gente ver e contemplar. Depois a sua integração na sociedade. Neste caso, a distribuição e rentabilização da água armazenada.

10. MSantos

MSantos
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    3 Out 2007
    Local:
    Figueira de Castelo Rodrigo (650m)
    Acho muito exagerado falar da pior seca de sempre, mas se não chover em quantidades razoaveis o Alentejo Interior pode sofrer bastante com a falta de água:(

A barragem do Alqueva penso que é muito importante e benéfica para a região, mas infelizmente o sistema de rega ainda não está totalmente em funcionamento, quando estiver a agricultura daquela zona do Alentejo vai ter condições para prosperar, até lá temos que esperar que a chuva caia...

11. Jopiro

Jopiro
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    30 Out 2007
    Local:
    Lisboa
    Todos têem razão, mas que o clima está confuso está.
    Hoje vi pardais novinhos caidos mortos nos passeios do meu bairro (Campo de Ourique - Lisboa)... por acaso estamos na Primavera?:disgust:
    As árvores estão a adiar a queda normal da folha nesta época.:disgust:
    Em Vendas Novas, a 50Km daqui, nas ultimas duas frentes não caiu lá mais que um ligeiro cassimbo e por isso o meu velho pai anda a regar as laranjeiras em Novembro, coisa que não se recorda em 87 anos de vida.

Esta situação mereceu-lhe um desabafo no jornal local que me atrevo aqui a transcrever.

Os velhos tempos de outrora

O tempo anda baralhado
    O tempo anda fora de mão
    Entra por caminho errado
    Não encontra a estação

Chega o Outono continua o Verão
    E a preciosa chuva não vem
    Para abastecer as barragens
    E as linhas de água também

Já preocupa alguém
    Que pensa na situação
    Porque os tempos que agora vêm
    São diferentes dos que já lá vão

E nos vão chamando a atenção
    Para o que se está a passar agora
    Que nos deixam recordação
    Dos velhos tempos de outrora

Francisco Rodrigues, Gazeta de Vendas Novas 17/11/2009

Sem mais comentários
    Fiquem bem.

12. frederico

frederico
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    9 Jan 2009
    Local:
    Porto
    Sabes, os portugueses optaram por vender os terrenos aos espanhóis, comprar uns carros topo de gama, oferecer um apartamento aos filhos e comprar uma casa de férias no Algarve ou no Nordeste do Brasil. Viva o ócio!

13. kikofra

kikofra
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    7 Abr 2008
    Local:
    Leiria (115m)/Lourosa/Porto
    Pode ser que no inverno chova o que devia chover no outono e no inverno.

OFF Topic:

Quando é que as nespereiras começam a dar flor? Vi uma nespereira com flor, nao sei se é habitual nesta altura do ano se é do clima que tem estado este ano

14. Gerofil

Gerofil
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    21 Mar 2007
    Local:
    Estremoz (401 metros)
    Sim, as previsões apontam já para uma segunda quinzena de Novembro com muita precipitação para o continente e alguma dela vai chegar também ao Alentejo e Algarve. Acho muito exagerado falar em grave seca para já, quando ainda estamos em Novembro.

15. irpsit

irpsit
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    9 Jan 2009
    Local:
    Entre Mortágua e Tondela
    Não sei se a seca de 2005 foi a mais grave de sempre, embora tenha sido grave.
    Mas desejo que chova e bem no Alentejo.

Já estou a ver que quando cair vai ser a valer!

Partilhar esta Página