Algo de estranho

Tópico em 'Astronomia' iniciado por cloud9 18 Out 2009 às 20:22.

1. cloud9

cloud9
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    13 Set 2007
    Local:
    Lisboa
    Bem pessoal, nao sei se alguém deu conta, mas enquanto estava na janela a olhar para este, reparei num genero de nevoa a vir de sudeste. comforme se foi aproximando de mim reaparei que tinha um centro mais brilhante de cor azul. a unica coisa que em vem a cabeça e ser um meteoro/asteroide. mas fiz uma pequena pesquisa e nao encontrei nada a confirmar. alguem aqui do forum deu conta? isto foi as 20:18 do dia 18/10

2. Zapiao

Zapiao
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    20 Set 2006
    Local:
    Coimbra - 135m alt.
    E o q aconteceu a seguir? Desapareceu? Transformou-se?

Collapse Signature Expand Signature
  3. HotSpot

HotSpot
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    20 Nov 2006
    Local:
    Moita, Setubal
    Fui investigar, falaste de sudeste e imaginei que a webcam dos meteocaisdosodré podia apanhar algo, e apanhou algo estranho:

O ponto brilhante que aparece perto do Cristo-Rei não é estranho, ou mais estranho é andar a passear 4 minutos por ali.

Aparecem muitas luzes naquela zona, de aviões a chegarem à Portela, mas isto é demais.

Um mistério para nos distrairmos :D

4. Gerofil

Gerofil
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    21 Mar 2007
    Local:
    Estremoz (401 metros)
    Meteoro ou asteroide então não foi porque só estaria na linha do horizonte numa fracção de segundos ...

Alguém andou a tirar fotografias mas penso que isto nada terá a haver com o que ocorreu.

5. ajrebelo

ajrebelo
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    5 Fev 2006
    Local:
    Lisboa, Ericeira, Sesimbra, Gerês
    Boas

Por acaso estava a janela a esta hora, e foi um avião com as luzes a piscar bem fortes , eu por acaso tomei atenção por isso mesmo as luzes de sinalização estavam mais fortes do que o habitual , mas posso confirmar avião na zona ;)

Abraços

6. Mário Barros

Mário Barros
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    18 Nov 2006
    Local:
    Cavaleira (Sintra)
    Pode ter sido algum treino militar ou possivelmente resgate de algo ou patrulhamento etc :rolleyes:

7. Brunomc

Brunomc
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    7 Abr 2008
    Local:
    Vendas Novas - Alto Alentejo (132m)
    eu aqui não dei por nada...

pode ter sido um asteroide :)

8. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga

Desse ângulo da webcam é constante a aproximação de aeronaves com separação de poucos minutos, penso que 3 ou 4 minutos conforme as normas (que tem a ver com o tamanho da aeronave devido à wake turbulence) , são normalmente uns atrás dos outras. Em Julho, Agosto e Setembro é normal verem-se ao fim da tarde/incício da noite até 3 ou 4 pontos ou mesmo 5 pontos de luz alinhados em simultâneo, o que de resto acontece em qualquer outro aeroporto movimentado. É a principal rota de aproximação ao aeroporto de Lisboa. Sobre isso não há mistério para nos distrairmos.

9. cloud9

cloud9
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    13 Set 2007
    Local:
    Lisboa
    Mais estranho sao essas 3 imagens, nas fotos que colocas-te posso te garantir que nao são aviões civis e altamente improvavel que sejam aviões militares, isto porque estariam na aproximação a pista de lisboa. mas aquilo que vi tb nao é, porque a intensidade de luz desse objecto e superior ao que vi.

10. trepkos

trepkos
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    10 Out 2008
    Local:
    Eborae
    Onde anda o Fox Mulder e a Dana Skully? :lol:

Provavelmente seria um pequeno asteroide.

11. criz0r

criz0r
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    11 Abr 2008
    Local:
    Almada - Cova da Piedade (Altitude: 25m)
    Que saudades dos X-Files.. :)

12. rozzo

rozzo
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    11 Dez 2006
    Local:
    Lisboa
    Curioso!
    (E não tem nada a ver com a cena da webcam e das luzes "estranhas") eheheh :p
    Mas sim com o post inicial!

Na passada 4ª estava num jantar num terraço na Venda Nova, portanto ali ao pé da Amadora, e a alguma distância (poucos km's) para o lado de Alfragide, mas antes, portanto algures no meio, estava exactamente essa névoa azul! :huh:
    Até ficamos a olhar meio parvos.
    Pelo que entendi não foi nesse dia o relato que aqui está não é?
    Portanto deverá ser recorrente..

Na altura pareceu-me ver nuvens baixas ali naquele monte junto a Alfragide, então pensei que fossem essas nuvens ou neblina a ser iluminada por alguma luz azulada ali no sítio..
    Assim sendo não deverá ter sido exactamente isso, pode é ser fumo ou vapor de alguma fábrica que haja por ali, em junção com alguma iluminação artificial!

Mas é curioso o encaixe dos relatos! :D

13. Aristocrata

Aristocrata
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    28 Dez 2008
    Local:
    Paços de Ferreira, 292 mts
    Deixem-me adensar o mistério...ou talvez não.

Ontem, mais ou menos pela hora que o cloud9 referiu, fui ao quintal e olhei para o céu na direcção ESE e vi um halo claro - tinha uma forma muito peculiar quase em forma de avião tipo concorde (não estou a inventar pois parecia ter uma zona central azulada e como que 2 asas - ao jeito dos aviões de papel que todos fazemos...). à sua frente reparei num avião com as suas luzes a piscar. Iria acima dos 5000 metros de certeza absoluta pois tinha o mesmo aspecto\dimensão de aviões que voam a velocidades de cruzeiro.

Este halo começou lentamente a atrasar-se em relação ao dito avião mas manteve as mesma características durante cerca de 5 minutos. Atrás do avião formou-se outro halo mais pequeno e sem forma definida como o 1º.
    O avião continuou o seu rumo para NNO e deixei de o ver mas o 1º halo ainda ficou mais um tempo - depois fui para dentro de casa e não olhei mais para o céu.
    Nunca vi um halo daqueles de noite, muito menos com uma forma tão peculiar - o mais estranho para mim foi ele apresentar a cor azulada no seu centro.
    Não sei se a composição da atmosfera foi a causa - a essa hora já se viam nuvens altas a chegar.

Aceitam-se palpites: e apostas - é só enviar oque depois eu decido se vence a casa!:lmao:

14. trepkos

trepkos
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    10 Out 2008
    Local:
    Eborae
    Eu cá acho que era o Alf ( alguém se lembra desta série? ) que se perdeu com a sua nave espacial e foi ter a Lisboa. :lmao:

15. npedrogao

npedrogao
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    20 Out 2009
    Local:
    Santarém
    Boas,

Penso que estamos a falar do mesmo...

Por volta dessa hora recebo um telefonema do meu irmão que estava em Proença-a-Nova a dizer para eu (estava em Santarém) ir á janela e olhar para norte que estava a acontecer uma coisa estranha no céu e assim fiz o que vi foi o seguinte:
    "uma espécie de nuvem clara mais ou menos do tamanho relativo da lua na direcção NE ai a uns 30 a 45 º da linha do horizonte, mais à frente seguia na direcção sul norte um ponto brilhante com a luminosidade aparente de uma estrela envolto também numa espécie de névoa mas mais pequena que a primeira que descrevi esses dois objectos seguiam na mesma direcção o da frente mais depressa que o de tráz, no local onde me encontrava havia muita poluição luminosa... ", o meu irmão estava no local mais escuro e disse que a rodear estes dois objectos estava uma espécie de auréola que ocupava grande parte do céu, de referir que se descartou a hipótese "avião", tanto eu como o meu irmão estamos ligados à aviação, sendo ele piloto dos referidos, e sabemos reconhecer uma coisa dessas :) ... pelo menos uma coisa dessas normal ...

Penso que tenha sido um fenómeno astronómico qualquer, visto que estando eu e o meu irmão a uma distancia de mais de 100 km o ângulo de visualização foi sensivelmente o mesmo...

já procurei por toda a parte, nasa, esa, etc, para ver se houve alguma coisa relacionada com meteoritos nessa noite mas nada...

Partilhar esta Página