Alguém tem horas?

Tópico em 'Off-Topic' iniciado por Rog 29 Abr 2007 às 18:57.

1. Rog

Rog
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    6 Set 2006
    Local:
    Norte Madeira (500m)
    Que vos parece estas mudanças de hora de Verão e de Inverno?
    Lembrei-me disto qudo ontem ao conduzir por volta das 20h50 vi por cá o por-do-sol... (e por Junho o por-do-sol é às 21h20!).
    Na Madeira, o desvio do padrão astronómico vai já em 2h10min, e situação idêntica acredito que se passará nos Açores, em Portugal Continental, penso que esse desvio é de apenas 1 hora.
    Por exemplo, o crepúsculo astronómico em Junho só se dá por aqui às 23h05.. isto é quase o sol da meia-noite... observar o céu profundo em condições só a altas horas...
    A solução não passa, nem de longe pela diferença horária de -1h para a Madeira (embora astronomicamente o seja!) talvez pudesse passar pelo não alterar a hora de verão no próximo ano em todo o território português... ficava a hora de Portugal correcta astronomicamente, e as das ilhas com apenas 1h adiantamento...
    Esta legislação foi revista em 1997 e segundo parece acaba este ano, e deverá ser revista... vamos lá saber o que pesará na balança! ou se ficará tudo na mesma...
    Não sei como os pais conseguem convencer as crianças a ir dormir por exemplo às 21h ainda com sol na rua...

Collapse Signature Expand Signature
  2. Rog

Rog
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    6 Set 2006
    Local:
    Norte Madeira (500m)
    Já agora, ficam aqui as fotos que ainda consegui tirar do por-do-sol.. às 20h50:D

3. Dan

Dan
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    26 Ago 2005
    Local:
    Bragança (675m)
    Eu até concordo com isso, mas acho difícil essa solução porque nos afastava, por uns meses, ainda mais da hora legal dos outros países europeus. Mesmo agora há já que queira que Portugal adoptasse a hora legal que vigora na maior parte dos países da Europa Ocidental.

4. Dan

Dan
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    26 Ago 2005
    Local:
    Bragança (675m)
    Bonito por-do-sol :thumbsup:

5. Fil

Fil
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    26 Ago 2005
    Local:
    Bragança
    Bem eu pensava que a Madeira tivesse a mesma hora que os Açores, justificava-se completamente! Se bem que a ideia de anoitecer tão tarde não me desagrade por inteiro :D As Canárias que hora têm?

Eu acho que Portugal continental tem o fuso correcto, a hora de verão só serve para poupar energia eléctrica e acho que não faz muita diferença. Quem está mal são os espanhóis que agora estão com GMT+2, mas fazem-no só para acompanhar o resto da Europa. Na Galiza houve um partido que sugeriu pôr a hora legal de lá igual á de Portugal, mas neste caso existem também contornos politicos, nomeadamente o de afastar a Galiza de Espanha e aproximá-la de Portugal :D

Lembro-me de um ano, andava no ciclo, em que no inverno ia para as aulas de manhã ás 08:30 ainda de noite, só amanhecia por volta das 09h.

6. Mago

Mago
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    25 Out 2006
    Local:
    Beira Interior
    Penso que mais uma hora à tarde ou noite é menos stressante do que levantar com menos uma hora solar de manhã. As tardes longas principalmente na primavera elevam o nosso estado de espírito.

Portugal devia até por motivos energéticos, e todos sabemos que energeticamente somos muito dependentes de outros regular a hora pela Europa (+1)

Os dias pequenos de Inverno deprimem-me,:mad:

Bom tópico, espero que este tema volte a discussão pelo poder politico novamente.

7. Rog

Rog
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    6 Set 2006
    Local:
    Norte Madeira (500m)
    Tens de vir viver para a Madeira, aqui ainda consegues no Verão estar o mais perto possível do sol da meia-noite:D
    Como disse, a Madeira já tem um desvio de duas horas... é muito! uma hora a mais era o ideal, poupava-se em energia e não teriamos aberrações de por-do-sol às 21h20 ou estar ainda noite às 9h durante o Inverno...

8. Rog

Rog
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    6 Set 2006
    Local:
    Norte Madeira (500m)
    Esse ano foi o ano em a Madeira não alterou as horas durante o Verão... houve uns anos que foram feitas experiências para verificar qual a melhor opção para Portugal...
    Quanto ao que referes, é esse horário que ainda nos temos aqui na Madeira.. no Inverno pelas 9h ainda a amanhecer...

Agora regressar aos anos em que tinhamos uma hora de atraso face a Portugal e Açores com duas, isso não...

9. Mago

Mago
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    25 Out 2006
    Local:
    Beira Interior
    Pois isso seria um desvio muito grande com as nossas regiões autónomas. mas entao tenho de me mudar para a Madeira....;) gosto de tardes longas...

10. Minho

Minho
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    6 Set 2005
    Local:
    Melgaço
    Lembro-me desse ano em que tivemos o mesmo horário dos espanhóis.... e não desgostei...
    Eu também prefiro acordar de noite e sair do trabalho com alguma claridade :)

11. algarvio1980

algarvio1980
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    21 Mai 2007
    Local:
    Olhão (24 m)
    eu gosto do horário da Espanha, e assim de Inverno as criancinhas têm medo de ir para escola de noite mas com este horário é mais perigoso porque as criancinhas saem da escola de noite à tarde logo existem mais ladrões do que de manhã:shocking::angry:, logo o horário da Espanha é fixe Verão praia até às 22 horas e de inverno sempre tornava-se menos de noite às 18 horas:D:D:lmao:

Partilhar esta Página