Alterações Climáticas e a Biodiversidade

Tópico em 'Climatologia' iniciado por psm 10 Jun 2008 às 08:56.

1. psm

psm
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    25 Out 2007
    Local:
    estoril ,assafora
    Na questão da biodiversidade sou bastante céptico,e não tem haver com alteraçoes climaticas, mas sim com a introdução a nivel global de especies que não pertencem a certos lugares e que vão extreminar literalmente as outras especies autoctones,e temos tantos exemplos que lista seria tão longa, e isto não tem nada haver com alterações climaticas.Seja por introdução acidental, seja para combater outra especie introduzida que se revelou mais prejudicial ou seja seja por pura ignorancia.
    Com o advento da globalização as pessoas viajam livremente, os transportes seja de pessoas ou mecardorias,e deslocam-se mais rapido e a todo lado ,ora isto vai potenciar o perigo de introdução de especies em locais que não deviam ser introduzidas.

Já tinha escrito no topico de saude acerca do mosquito na Madeira.
    E não esquecer do nemátodo dos pinheiros em portugal que todos temos de pagar com os nossos impostos o abate pois veio acidentalmente.

Collapse Signature Expand Signature
  2. José M. Sousa

José M. Sousa
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    16 Mai 2008
    Local:
    Lisboa
    Re: Censura sobre Alterações Climáticas

É verdade que há outras razões que explicam a redução da biodiversidade: a destruição de habitats com fins económicos : sobrepesca, desflorestação, agricultura intensiva, etc. As espécies invasivas podem ter efeitos devastadores, é certo.

Mas, o impacto das AC é absolutamente importante e pode ter um efeito cumulativo com os outros factores.

Recomendo este vídeo (como é longo, ver a partir do min. 19 e sobretudo do min 30 sobre a questão do impacto do aquecimento global sobre as espécies)

http://ambio.blogspot.com/search?q=stuart+pimm

3. José M. Sousa

José M. Sousa
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    16 Mai 2008
    Local:
    Lisboa
    Na sequência do debate sobre a biodiversidade iniciado no tópico "Censura sobre Alterações Climáticas", é interessante esta palestra do biólogo Stuart Pimm, sobre o impacto do aquecimento global sobre a biodiversidade:

[GVIDEO]http://video.google.com/videoplay?docid=-8637281926303258742&hl=en-GB[/GVIDEO]

4. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga

Eu usei erradamente o termo biodiversidade, referia-me à flora, que segundo um artigo que citava um estudo, estaria em crescimento devido ao aumento do CO2.

Mas parece que fui "enganado". Eu falei nisso ontem porque antes de escrever o post tinha acabado de ler este artigo e não verifiquei que a origem afinal era uma fonte duvidosa bastante conhecida (o mesmo grupo canadiano do nationalpost, etc) que já nos habituou a coisas destas, e eu ontem não reparei nisso.

Estou quase há uma hora a tentar encontrar o estudo original que é referido na notícia, e parece que está dificil, tudo indica que a notícia é "lixo". Aparentemente é citado um estudo antigo, de 2003 ou 2004. Não só não o encontrei como encontrei outro artigo que contradiz as conclusões desta notícia e pasme-se, baseado nos dados de mesmo sensor Sensor SeaWiFS do satélite SeaStar:

Bem, pelo menos serve de mais exemplo para as rasteiras em que caímos nesta área.

De qualquer forma, a minha opinião sobre a biodiversidade é a mesma que a do PSM. As alterações climáticas provocadas pelo homem não podem explicar as extinções , etc. O homem sim, afinal já vamos em 6 biliões, mas mesmo assim também haverá causas naturais nesse processo.

EDIT:
    O estudo de 2003 parece que é este:
    Climate-Driven Increases in Global Terrestrial Net Primary Production from 1982 to 1999
    Ramakrishna R. Nemani,1*{dagger} Charles D. Keeling,2 Hirofumi Hashimoto,1,3 William M. Jolly,1 Stephen C. Piper,2 Compton J. Tucker,4 Ranga B. Myneni,5 Steven W. Running
    http://www.sciencemag.org/cgi/content/abstract/300/5625/1560

É estranho uma notícia escrita no sábado passado ser baseada num estudo publicado há 5 anos atrás. Ainda me consigo surpreender com certas coisas :D

5. psm

psm
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    25 Out 2007
    Local:
    estoril ,assafora
    Queria dar mais uma achega na questão da biodiversidade,e que não tem nada haver com as alterações climaticas.
    Ler sobre a cobra marrom em GUAM de como foi introduzida, e o que fez, e o perigo que é para o homem, numa ilha que é bastante fustigada por tufões e esses bem podem aumentar de intensidade que não irão ter nenhum reflexo na ilha.
    Dou mais um exemplo. o mexilhão zebra nos Estados Unidos,e este para o homem a nivel economico.

A perda de biodiversidade é 2ª forma de extinção a nivel global neste momento,a 1ª causa é destruição para fins economicos tal com o josé especificou

Collapse Signature Expand Signature

Partilhar esta Página