Análise de Modelos, Previsões e Alertas - Abril 2010

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Regras deste tópico:
->Regras Análise Modelos, Previsão e Alertas
->Nota sobre a utilização dos dois tópicos de Previsões


Aviso MeteoPT
As análises, previsões ou alertas neste forum são apenas a opinião dos utilizadores que as proferem e são da sua inteira responsabilidade. Não são previsões ou alertas de entidades oficiais, salvo indicação em contrário, não devendo portanto ser usadas como tal.
Para previsões, avisos e alertas oficiais, consulte sempre os produtos do Instituto de Meteorologia, Protecção Civil ou outras entidades com essa função.
 


Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Previsão Especial de Páscoa do I.M.

Informação especial
Comunicado válido entre 2010-03-31 19:56:00 e 2010-04-04 23:59:00
Assunto: Previsão Especial de Páscoa


De acordo com o Centro de Previsão do IM, este período da Páscoa, no Continente, será caracterizado por céu predominantemente muito nublado, com ocorrência de precipitação nas regiões Norte e Centro e em geral pouco nublado no Sul, à excepção do dia de Sábado, 3 de Abril.

Prevê-se para as regiões do Norte e Centro céu muito nublado com períodos de chuva a partir do final da manhã de quinta, sobretudo no litoral a Norte do Cabo Mondego, que se estenderá à região Centro, passando a regime de aguaceiros durante o dia de Sábado, 3 de Abril. Prevê-se igualmente ocorrência de queda de neve acima dos 1000 metros, subindo gradualmente até aos 1400 metros.

Para o Domingo de Páscoa, dia 4 de Abril, no Continente, prevê-se céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se temporariamente muito nublado até ao início da manhã, com aguaceiros fracos, em particular no litoral das regiões Norte e Centro. Prevê-se igualmente uma descida da temperatura mínima e uma subida da máxima.

Para o Arquipélago da Madeira, prevêem-se períodos de céu temporariamente muito nublado com ocorrência de aguaceiros fracos nas vertentes voltadas a Norte, à excepção de Sexta-feira dia 2 de Abril.

Para o Arquipélago dos Açores, durante este período prevê-se que o céu se apresente nublado com abertas, havendo, no entanto, no Domingo, dia 4 de Abril, condições favoráveis à ocorrência de chuva fraca.

O IM sugere o acompanhamento desta situação através da sua página, em: www.meteo.pt

Data de edição: 2010-03-31 19:56:14
http://www.meteo.pt/pt/otempo/comunicados/index.jsp
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Páscoa

Para hoje (sábado), temos um cavado que nos afecta de forma pouco expressiva, trazendo tempo nublado e chuva durante todo o dia de sábado, chuva chata sem grande história para contar, começando a abrir já no Domingo de Páscoa com um centro de altas pressões a cruzar a Península .

g500.gif


prec.gif




Próxima Semana

Após a chuva deste sábado, teremos uns dias simpáticos com temperaturas amenas durante a próxima semana, dias de céu limpo intermediados com dias mais nebulosos, temperaturas agradáveis mas sem chegarem a ser propriamente muito quentes, muito menos excepcionais para a época.

Daqui a uma semana nas Ilhas rompe-se novamente a estabilidade anticiclónica, estando ainda incerto se temos uma depressão isolada mais instável a circular dos Açores para cá, ou se um cavado mais monótono e rotineiro, depende dos vários modelos. Meteorologicamente falando, nada de especial no horizonte. Para já.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Açores: mau tempo - chuva forte

O Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores emitiu uma Nota informando que, segundo o Instituto de Meteorologia, a passagem de uma superfície frontal fria com ondulações, deverá condicionar o estado do tempo em todo o arquipélago, provocando precipitação, por vezes, FORTE, nas ilhas dos Grupos Ocidental e Central.


Assim, prevê-se, para o Grupo Ocidental, no período entre as 02h00 de 5 de Abril e as 21h00 do mesmo dia, precipitação, por vezes, FORTE.

Para o Grupo Central, no período entre as 02h00 de 5 de Abril e as 00h00 de Terça-Feira, chuva, também, por vezes, FORTE.

O Serviço de Protecção Civil dos Açores recomenda que sejam tomadas as precauções habituais, em situações desta natureza.

Carlos Tavares com GaCS
http://ww1.rtp.pt/acores/?article=14056&visual=3&layout=10&tm=7
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Como está esta última saída do GFS (12z) haveria sem qualquer dúvida trovoadas a partir de Domingo à tarde. Mas a 120 horas é o tipo de coisa que vai mudar bastante no modelo.


GFS - Domingo

gfs.gif





De qualquer forma, a próxima semana ambos os modelos de referência continuam bastantes agressivos com uma cutoff Atlântica que se uniria a uma continental de nordeste em movimento retrogado. Tudo bons ingredientes para o primeiro evento convectivo de relevo da Primavera. Aguardemos pelas saídas dos próximos dias.


GFS ECM Quarta/Quinta

82921760.gif
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
A possibilidade de trovoadas já para Domingo diminuiu significativamente mas mantém-se a situação mais relevante da instabilidade para a próxima semana.

Como referido ontem, é uma situação interessante com uma depressão em altura entre as ilhas que inicialmente interage com baixas pressões de superfície do noroeste de África, fundindo-se em cavamento com outra depressão isolada em altura vinda de nordeste em movimento retrogrado. Tudo isto a finalizar com a absorção da depressão por um cavado também em cima de nós.

Seria uma situação de instabilidade a começar na 3ªfeira (no continente) e a prolongar-se por muitos dias.

Este tipo de situação de instabilidade nesta altura do ano e neste caso ainda para mais com tantas variáveis é bastante insegura nos modelos, mas estranhamente eles estão bastante parecidos apesar das muitas horas que faltam.

120-192 horas
modss.gif



168/240 horas
test8k.gif
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Análise baseada nas saídas 00z

Mantém-se a situação de instabilidade para a próxima semana, com as normalíssimas oscilações dos modelos nesta situação dada a distância horária.

Pelo menos para já parece bem definida a depressão isolada nos Açores. O GFS nalgumas saídas de ontem ensaiou a hipótese dela se manter estacionária próximo do arquipélago não evoluindo para Oeste, o ECM tem mantido essa evolução a partir do sul dos Açores.

A chave está no nordeste, com a evolução de uma outra depressão na extremidade de um cavado em movimento retrogrado capaz de atrair a depressão açoriana para Oeste.

Quer um quer outro modelo enfraqueceu a depressão de nordeste mantendo o ECM contudo o cavado atractor. O GFS não consegue arrancar a depressão atlântica que fica ancorada nos Açores, sendo a de nordeste que continua a evoluir muito para leste, um cenário mais invulgar, se Maomé não vai à montanha vai a montanha a Maomé, mas bastante instável também.


ECMWF

ecmb.gif




GFS

gfsm.gif
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
estofex.jpg



Previsões do Estofex para hoje:

Storm Forecast
Valid: Tue 13 Apr 2010 06:00 to Wed 14 Apr 2010 06:00 UTC
Issued: Mon 12 Apr 2010 22:24
Forecaster: KOROSEC



A level 1 was issued for extreme SW Iberian Peninsula mainly for marginally large hail and excessive convective rainfall.


... extreme SW Iberian Peninsula ...

Another upper low with a deepening surface depression approaches the SW Iberia. During the day, a warm front advects across Spain and improves LL moisture across the SSW Iberian Peninsula. Moderate forcing ahead of the upper low will support scattered convection. With an entering cold frontal boundary and better forcing/shear towards the evening hours, severe potential with threat for large hail and excessive convective rainfall increases. For this reason, a level 1 was introduced for parts SW Iberian Peninsula. Despite the diminishing instability in the evening hours, enhanced forcing suggests that storms might continue well into the nighttime hours while slowly moving more inland onto Iberia.

Fonte: Estofex
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Pode haver novos tornados amanhã

Tempo melhora ligeiramente no dia 16.

Amanhã podem ocorrer novos tornados. O alerta é deixado pelo Instituto de Meteorologia na sequência do mau tempo que se abateu hoje na cidade de Lisboa.

A chuva e os ventos fortes que atingiram a capital provocaram vários estragos. Tratou-se de “uma tromba de água”, como explica Madalena Rodrigues, do Instituto de Meteorologia.

“Para os próximos dias ainda se prevêem condições de instabilidade, principalmente para o dia de amanhã, portanto, ainda há condições para puderem ocorrer tornados. A partir de dia 16 já se prevê uma diminuição das condições de instabilidade, embora ainda se preveja ocorrência de precipitação no território do Continente”, disse.

Entre as zonas mais afectadas pelo mau tempo desta tarde em Lisboa está Santa Apolónia. António Ferreira Pinto, director da Escola Básica do 2º e 3º ciclo “Patricio Prazeres” explica o que sucedeu naquele estabelecimento de ensino.

“No espaço de 3 ou 4 segundos o mini-tornado derrubou na nossa área mais de três dezenas de árvores – algumas de grande porte -, vidros, caiu um muro de perto de 150 metros, a cobertura de uma galeria também voou, há telhas do edifício central que também desapareceram, mas felizmente não há danos pessoais”, refere.

RR
 

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Re: Mau tempo até ao fim-de-semana pode fazer ocorrer nova tromba de água

"Segundo o IM, em quase todo o país o céu apresentar-se-á hoje geralmente muito nublado, com a previsão de ocorrência de aguaceiros, por vezes fortes, e existindo ainda condições para trovoadas e queda de granizo"


Pelas previsões descritivas actualizadas do IM a instabilidade é generalizada não discriminando regiões onde será mais favorável enquanto ontem era mais para Centro e Sul......para hoje e para os próximos dias:

Previsão para 5ª Feira, 15 de Abril de 2010

Céu geralmente muito nublado.
Aguaceiros, por vezes fortes.
Condições favoráveis à ocorrência de trovoada.
Possibilidade de queda de granizo.
Vento moderado (20 a 35 km/h) do quadrante sul, soprando por
vezes forte (35 a 55 km/h) nas terras altas e na região Sul em
especial no litoral.

Previsão para 6ª Feira, 16 de Abril de 2010

Céu geralmente muito nublado.
Aguaceiros, por vezes fortes.
Condições favoráveis à ocorrência de trovoada.
Vento fraco a moderado (10 a 30 km/h) predominando de sueste,
soprando por vezes forte (35 a 45 km/h) no litoral a sul do Cabo
Mondego e nas terras altas.

Actualizado a 15 de Abril de 2010 às 5:28 UTC

Previsão para Sábado, 17 de Abril de 2010

Céu geralmente muito nublado.
Aguaceiros, por vezes fortes.
Possibilidade de ocorrência de trovoada.
Vento em geral fraco (10 a 20 km/h) de sueste,
soprando moderado (20 a 35 km/h) no litoral a sul do Cabo
Carvoeiro e nas terras altas.

Previsão para Domingo, 18 de Abril de 2010

Céu geralmente muito nublado.
Aguaceiros, por vezes fortes.
Possibilidade de ocorrência de trovoada.
Vento fraco a moderado (10 a 35 km/h) do quadrante sul.

Meteorologistas: Madalena Rodrigues/Patrícia Gomes

Actualizado a 15 de Abril de 2010 às 5:28 UTC

Por isso não se entende como os distritos a Norte do Douro também não estão em alerta amarelo pois a possibilidade de aguaceiros fortes e trovoadas é bem real para estes distritos também...:rolleyes:


"O arquipélago da Madeira e 13 distritos de Portugal continental mantêm-se hoje sob aviso amarelo. Apenas as ilhas açorianas e o norte do país estão imunes a esta depressão, com Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real e Bragança a serem os únicos pontos do Portugal que estão sem qualquer aviso".

Esta do imunes à depressão não entendi...
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Re: Mau tempo até ao fim-de-semana pode fazer ocorrer nova tromba de água

Os alertas do IM por chuva e trovoadas :

alertasim.jpg
 

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
Alguém sabe indicar quais são os parâmetros dos avisos do IM? Mais concretamente do Vento?
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Protecção Civil recomenda medidas de precaução devido a risco de inundações

A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) recomendou hoje a tomada de «medidas de precaução» devido à previsão de aguaceiros pontualmente fortes, queda de granizo e trovoada que poderão causar inundações

A ANPC prolongou o Alerta Azul, o mais baixo de uma escala de quatro, até domingo às 20h para os distritos de Beja, Castelo Branco, Évora, Faro Leiria, Lisboa, Portalegre, Santarém e Setúbal.

De acordo com as previsões do Instituto de Meteorologia (IM) para os próximos dias, mantêm-se as condições de instabilidade, com aguaceiros por vezes fortes e condições favoráveis à ocorrência de trovoada.

Lusa / SOL