Análise de Modelos, Previsões e Alertas - Abril 2011

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por stormy 29 Mar 2011 às 14:29.

  1. stormy

    stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    7 Ago 2008
    Mensagens:
    5,100
    Local:
    Lisboa-Encarnação // Lagoa de sto André
    Regras deste tópico:

    ->Regras Análise Modelos, Previsão e Alertas
    ->Nota sobre a utilização dos dois tópicos de Previsões


    Aviso MeteoPT
    As análises, previsões ou alertas neste forum são apenas a opinião dos utilizadores que as proferem e são da sua inteira responsabilidade. Não são previsões ou alertas de entidades oficiais, salvo indicação em contrário, não devendo portanto ser usadas como tal.
    Para previsões, avisos e alertas oficiais, consulte sempre os produtos do Instituto de Meteorologia, Protecção Civil ou outras entidades com essa função.
     
    Collapse Signature Expand Signature
  2. Mário Barros

    Mário Barros
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    18 Nov 2006
    Mensagens:
    12,479
    Local:
    Cavaleira (Sintra)
    Alertas de vento para hoje, excepto o Algarve que é de ondulação forte.

    [​IMG]
     
  3. Gerofil

    Gerofil
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    21 Mar 2007
    Mensagens:
    8,554
    Local:
    Estremoz (401 metros)
    Análise sinóptica e tendência do estado do tempo

    [​IMG]
    Fonte: Wetter3.de

    O estado do tempo em Portugal Continental está condicionado pela conjugação de um núcleo depressionário em altitude centrado a noroeste de Marrocos, que se manifesta à superfície sobre o norte de África, e um anticiclone localizado sobre os Pirenéus, gerando um forte gradiente de pressão sobre a Península Ibérica.
    Assim, Portugal Continental está sob o efeito de uma corrente moderada a forte de ar muito seco e quente, proveniente de sueste e que na sua trajectória arrasta partículas de poeiras originárias do deserto do Sara e que se encontram em suspensão na atmosfera, responsáveis pela nebulosidade média e alta que se tem feito sentir, particularmente nas regiões do centro e do sul, não sendo previsível a ocorrência de precipitação.
    Atenção especial ao vento, moderado a forte, com rajadas, em especial nas terras altas das regiões do centro e sul; também o mar tenderá a apresentar-se alteroso, com ondulação significativa, especialmente no litoral do Algarve e da costa oeste, a sul do Cabo Espichel.
    A situação tenderá a evoluir durante a segunda metade de Quarta-feira, quando o núcleo depressionário em altitude for embebido por uma depressão em formação entre o Arquipélago dos Açores e a Península Ibérica, o que levará à diminuição da intensidade do vento em Portugal Continental.
     
  4. Gerofil

    Gerofil
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    21 Mar 2007
    Mensagens:
    8,554
    Local:
    Estremoz (401 metros)
    A PARTIR DE SÁBADO: Tempo fresco !

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    CopyRight @ ECMWF

    O dia de Sexta-feira continuará a ser um dia bastante quente para esta época do ano, com valores de temperatura mínima e máxima a ultrapassarem largamente os valores normais para o mês de Abril, devido aos ventos do quadrante sul.
    A partir de Sábado haverá uma descida de temperatura, com a rotação do vento, primeiro para quadrante oeste e depois para o quadrante norte. Esta descida de temperatura deverá ser bastante acentuada nalguns locais, nomeadamente do litoral oeste das regiões do norte e centro de Portugal Continental.
     
  5. AndréFrade

    AndréFrade
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    6 Jun 2009
    Mensagens:
    4,500
    Local:
    Montijo
    Todo o país está em alerta amarelo de Aguaceiros, por vezes fortes. Condicoes para ocorrencia de trovoada. E o algarve também de agitação maritima.

    [​IMG]

    O alerta entre em vigor a partir das 15h da tarde .
     
    Collapse Signature Expand Signature
  6. Gerofil

    Gerofil
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    21 Mar 2007
    Mensagens:
    8,554
    Local:
    Estremoz (401 metros)
    Previsão de precipitação e campos de pressão atmosférica (Modelo ECMWF)

    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]
    ECMWF
     
  7. Gerofil

    Gerofil
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    21 Mar 2007
    Mensagens:
    8,554
    Local:
    Estremoz (401 metros)
    ALERTA: Condições Meteorológicas Adversas – Precipitação Intensa

    De acordo com as últimas informações do Instituto de Meteorologia, devido a uma situação de grande instabilidade associada a uma depressão localizada sobre o Atlântico, a próxima semana será caracterizada por grande instabilidade, com ocorrência de aguaceiros que poderão ser pontualmente fortes, havendo a possibilidade de ocorrência de trovoadas na generalidade do território nacional.
    Particularmente a partir do final do dia de hoje, 18ABR e durante o dia de amanhã, 19ABR, podem ocorrer aguaceiros que localmente poderão atingir, ou mesmo superar, os 10 mm/h ou 30 mm/6h.
    A Autoridade Nacional de Protecção Civil recomenda a tomada de algumas medidas de precaução, relativamente a:
    ·Piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água;
    ·Possibilidade de cheias rápidas em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem;
    .Possibilidade de inundação, por transbordo de linhas de água, em zonas historicamente mais vulneráveis;
    ·Inundações de estruturas urbanas subterrâneas com deficiências de drenagem.
    Todos estes cenários podem ser prevenidos se, atempadamente, forem tomadas medidas que anulem ou minimizem os seus efeitos. A ANPC recomenda à população a tomada das necessárias medidas de prevenção e precaução, tomando especial atenção:
    1.Às informações do Instituto de Meteorologia e indicações da Protecção Civil e Forças de Segurança, mantendo-se atentos à situação;
    2.À desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objectos que possam ser arrastados ou criem obstáculo ao livre escoamento das águas;
    3.A adopção de uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água ou gelo nas vias ou com a redução da visibilidade e
    4.Ao não atravessamento de zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas.
    A Autoridade Nacional de Protecção Civil, através do Comando Nacional de Operações de Socorro, continuará a acompanhar permanentemente a situação em estreita articulação com o Instituto de Meteorologia, os Agentes de Protecção Civil e demais entidades relevantes para a situação em apreço, emitindo os Comunicados Técnicos Operacionais que se julguem necessários.

    Alerta Azul

    Existência de condições para ocorrência de fenómenos com dimensão e magnitude normais. O dispositivo de Protecção Civil e Socorro reforça a monitorização, intensificando as acções preparatórias para as tarefas de redução dos efeitos negativos dos eventos previstos. As pessoas devem manter-se informadas sobre o evoluir da situação.

    Fonte: ANPC
     
  8. Chasing Thunder

    Chasing Thunder
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    13 Mai 2008
    Mensagens:
    4,285
    Local:
    Couço
    Collapse Signature Expand Signature

Partilhar esta Página