Análise de Modelos, Previsões e Alertas - Janeiro 2011

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por Mário Barros 1 Jan 2011 às 00:12.

  1. Mário Barros

    Mário Barros
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    18 Nov 2006
    Mensagens:
    12,479
    Local:
    Cavaleira (Sintra)
    Regras deste tópico:

    ->Regras Análise Modelos, Previsão e Alertas
    ->Nota sobre a utilização dos dois tópicos de Previsões


    Aviso MeteoPT
    As análises, previsões ou alertas neste forum são apenas a opinião dos utilizadores que as proferem e são da sua inteira responsabilidade. Não são previsões ou alertas de entidades oficiais, salvo indicação em contrário, não devendo portanto ser usadas como tal.
    Para previsões, avisos e alertas oficiais, consulte sempre os produtos do Instituto de Meteorologia, Protecção Civil ou outras entidades com essa função.
     
  2. Gerofil

    Gerofil
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    21 Mar 2007
    Mensagens:
    8,554
    Local:
    Estremoz (401 metros)
    Açores: depressão vai provocar esta noite e amanhã ventos muito fortes

    [​IMG]
    MetOffice

    O Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores informa que, segundo o Instituto de Meteorologia, uma depressão centrada a NE do Arquipélago dos Açores, irá provocar vento MUITO FORTE nos Grupos Ocidental e Central e um aumento da agitação marítima em todas as ilhas.

    Assim prevê-se:

    Para o Grupo Ocidental
    No período entre as 23 horas locais de 2011-01-05 e as 14 horas locais de 2011-01-06 VENTO com velocidade média entre os 65 e 74 Km/h e rajada entre os 85 e 100 Km/h Direcção de Oeste
    AGITAÇÃO MARÍTIMA relativo a Altura Significativa das Ondas No período entre as 11 horas locais de 2011-01-05 e as 23 horas locais de 2011-01-07
    Ondas de Oeste passando a Noroeste de 4 a 5 metros

    Para o Grupo Central
    No período entre as 08 horas locais de 2011-01-06 e as 17 horas locais de 2011-01-06 VENTO com velocidade média entre os 65 e 74 Km/h e rajada entre os 85 e 100 Km/h Direcção de Oeste; No período entre as 11 horas locais de 2011-01-05 e as 23 horas locais de 2011-01-07 Ondas de Oeste passando a Noroeste de 4 a 5 metros

    Para o Grupo Oriental
    No período entre as 23 horas locais de 2011-01-05 e as 23 horas locais de 2011-01-07 Ondas de Oeste de 4 a 5 metros

    O Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores recomenda que sejam tomadas as precauções habituais em situações desta natureza.

    Fonte: GaCS
     
  3. SpiderVV

    SpiderVV
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    26 Ago 2010
    Mensagens:
    4,859
    Local:
    Portalegre / Lisboa
    O meteoalarm actualizou primeiro os avisos que o site do IM e todo o Norte está em aviso de vento laranja excepto Bragança:

    [​IMG]
     
    Collapse Signature Expand Signature
  4. Chasing Thunder

    Chasing Thunder
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    13 Mai 2008
    Mensagens:
    4,285
    Local:
    Couço
    O pais todo está pintado de amarelo devido à chuva, vento e agitação marítima:

    [​IMG]

    Uploaded with ImageShack.us
     
    Collapse Signature Expand Signature
  5. stormy

    stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    7 Ago 2008
    Mensagens:
    5,100
    Local:
    Lisboa-Encarnação // Lagoa de sto André
    A situação de frio intenso a partir de dia 21, será devida á chegada de um cavado de NE, com uma perturbação em altura embebida....sobre terra as condições para a ocorrencia de precipitação são reduzidas, mas neste post vou colocar um cenario passivel de criar precipitação ( em parte sob forma de neve a cotas baixas)..

    A carta de superficie:
    [​IMG]

    Uploaded with ImageShack.us

    Dá para ver um grande embolsamento em altura, e a formação de um nucleo depressionario nos niveis baixos a NW...gradualmente todo o sistema se isolaria do cavado que o originou, e tambem da fonte de ar muito frio a NE/E...á medida que caminha para WNW.
    A formação do nucleo á superficie é importante, pois poderá criar uma advecção maritima na região Centro e Sul, especialmente no litoral...tal poderia criar condições de instabilidade...

    A carta de Tpot e Dwpt:
    [​IMG]

    Uploaded with ImageShack.us

    Outro mecanismo que seria necessario era uma area de instabilidade, em que houvesse uma zona onde se gerasse forcing vertical....tal é demonstrado nesta carta de fluxo vertical nos 700hpa:
    [​IMG]

    Uploaded with ImageShack.us

    A conjugação perfeita destes parametros poderia gerar uma linha de aguaceiros, alimentados pelo gradiente vertical de temperatura, por uma advecção maritima e por mecanismos de forcamento vertical associados ao vortice em altitude.
    Um outro factor iportante seria o ar seco nos niveis medios....esse ar não seria perturbado pela intrusão maritima á superficie e manteria um ambiente termodinamicamente favoravel á manutenção dos flocos de neve, maximizando as hipoteses de cotas baixas.

    .....................................

    Acontece que o ensemble não mostra grande probabilidade de precipitação...e mesmo o frio não está totalmente consolidado, pelo menos com a virulencia que algumas run´s e perturbações do ensemble teem mostrado....há que esperar:)

    Mais á frente....o afastamento da ULL para WNW poderá leva-la de encontro á zonal...sendo depois integrada por uma perturbação no jet ( ja o referi no topico das previsões), acontece que é nesse momento que talvez tenhamos algumas esperanças de ver neve nas cotas medias...já que uma possibilidade é a formação de um cavado de NW poderia conduzir a um regime de aguaceiros e tempo fresco...nessas condições talvez nevasse nos montes do Norte e Centro...mas nunca no litoral ou a cotas ridiculamente baixas;)
     
    Collapse Signature Expand Signature
  6. Mário Barros

    Mário Barros
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    18 Nov 2006
    Mensagens:
    12,479
    Local:
    Cavaleira (Sintra)
    Tempo frio para os próximos dias

     
  7. NunoBrito

    NunoBrito
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    7 Abr 2008
    Mensagens:
    341
    Local:
    Parede - Cascais
    ALERTA AZUL: Descida da Temperatura Mínima – Tempo Frio
    De 20 de Janeiro, às 20h00, até dia 25 de Janeiro, às 20h00.

    De acordo com a informação do Instituto de Meteorologia (IM) prevê-se descida da temperatura mínima do ar, com efeito já a partir desta quinta-feira, dia 20 de Janeiro, e até Terça-feira, dia 25 de Janeiro, em particular no Norte e interior Centro, mas afectando também o litoral, sentindo-se sobretudo durante o final das madrugadas. A sensação de desconforto térmico poderá acentuar-se com vento forte do quadrante leste. É possível a formação de geada no interior.

    A Autoridade Nacional de Protecção Civil recomenda a tomada de algumas medidas de precaução, relativamente a:

    · Piso rodoviário escorregadio em caso de formação de geada;

    · Intoxicações por inalação de gases, por inadequada ventilação, em habitações onde se utilizem aquecimentos com lareiras e braseiras;

    · Incêndios em habitações, resultantes da má utilização de lareiras e braseiras ou avarias em circuitos eléctricos;

    · Danos para a saúde, em particularmente dos cidadãos mais debilitados e/ou com condições crónicas que os tornem mais vulneráveis às temperaturas baixas;

    Todos estes cenários podem ser prevenidos se, atempadamente, forem tomadas medidas que anulem ou minimizem os seus efeitos.

    A ANPC recomenda à população a tomada das necessárias medidas de prevenção e precaução, tomando especial atenção:

    1. Às informações do Instituto de Meteorologia e indicações adicionais da Protecção Civil e Forças de Segurança, mantendo-se atentos à situação;

    2. À prática de condução defensiva, acautelando a existência de pisos escorregadios;

    3. À adequada ventilação das habitações sempre que se utilizem aquecimento com recurso a combustão, como lareiras, braseiras ou outros com recurso a gás, e, no caso de utilização de lareiras, garantir adequado isolamento que impeça faúlhas de saltar para fora da lareira;

    4. À verificação do bom estado de conservação e operação de aparelhos eléctricos para aquecimento;

    5. À escolha de várias camadas de vestuário em detrimento de uma única peça ou casaco;

    6. À manutenção de uma rede de contactos com vizinhança e familiares que permita um contacto rápido em caso de doença súbita ou agravamento de doenças já existentes;

    7. Às actividades físicas intensas que não devem realizar-se em momentos de desconforto térmico;

    8. À vigilância de sintomas de hipotermia (arrepios, adormecimento de extremidades, alterações de memória e da fala, sonolência) e especial atenção a grupos de risco acrescido (idosos, crianças e cidadãos sem-abrigo).

    A Autoridade Nacional de Protecção Civil, através do Comando Nacional de Operações de Socorro, continuará a acompanhar permanentemente a situação em estreita articulação com o Instituto de Meteorologia, os Agentes de Protecção Civil e demais Entidades relevantes para a situação em apreço, emitindo os Comunicados Técnicos Operacionais que se julguem necessários.


    Fonte: http://www.prociv.pt
     
    Collapse Signature Expand Signature
  8. miguel

    miguel
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    4 Fev 2006
    Mensagens:
    11,978
    Local:
    Setúbal
    Uma depressão vai se formar a Este da Madeira no dia 26 alguns modelos a cavam rapidamente numa espécie de pequena ciclogenese explosiva!! é o exemplo do hirlam!

    Atenção a precipitação apesar de estar prevista cair no mar! valores impressionantes neste modelo :surprise:

    [​IMG]

    Aqui o possivel a intensificação rápida da depressão!

    [​IMG]

    Para o Continente destaque para os dias entre 27 e 30! principalmente dia 28 em que poderia nevar a cotas médias ou até baixas! O problema é o de sempre a pouca precipitação!! ainda assim ela é muito provável de ocorrer no Norte e centro dias 27 e 28 mas muito pouca!

    Temperatura a 500hpa dia 28:
    [​IMG]

    850hpa:
    [​IMG]
     
    Collapse Signature Expand Signature
  9. Gerofil

    Gerofil
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    21 Mar 2007
    Mensagens:
    8,554
    Local:
    Estremoz (401 metros)
    PORTUGAL CONTINENTAL: Tempo frio

    [​IMG]
    Fonte: MetOffice

    A conjugação de uma faixa de altas pressões, que se estende desde o Arquipélago dos Açores até ao interior do continente europeu, e uma área de baixas, localizada sobre o Mediterrâneo, irá causar uma corrente de leste, seca e muito fria, a partir de hoje e que será responsável pelo tempo muito frio em Portugal Continental.
    Assim, a partir de hoje o estado do tempo em Portugal Continental será caracterizado pelo predomínio de céu pouco nublado ou limpo, com vento fraco a moderado de nordeste e acentuado arrefecimento nocturno, com formação de geada nas regiões do interior.
    Esta situação de tempo seco e muito frio, em especial nas regiões do interior, deverá permanecer até à próxima Sexta-feira. Na maior parte das regiões do interior será previsível o registo contínuo de temperaturas mínimas negativas ao longo de todos os dias da semana.
     

Partilhar esta Página