Análise de Modelos, Previsões e Alertas - Outubro 2011

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,694
Local
Loures
Regras deste tópico:

->Regras Análise Modelos, Previsão e Alertas
->Nota sobre a utilização dos dois tópicos de Previsões

Aviso MeteoPT
As análises, previsões ou alertas neste forum são apenas a opinião dos utilizadores que as proferem e são da sua inteira responsabilidade. Não são previsões ou alertas de entidades oficiais, salvo indicação em contrário, não devendo portanto ser usadas como tal.
Para previsões, avisos e alertas oficiais, consulte sempre os produtos do Instituto de Meteorologia, Protecção Civil ou outras entidades com essa função.
 


Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,694
Local
Loures
abeir.jpg

centralh.jpg

orientals.jpg
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,658
Local
Portalegre (400m)
MUDANÇA BRUSCA DE TEMPO NO CONTINENTE A PARTIR DO FIM DE SEMANA

De acordo com as previsões elaboradas pelo Centro de Análise e Previsão do Instituto de Meteorologia, I.P., o estado do tempo sofrerá alteração significativa a partir de amanhã, sábado, dia 22. Deve-se esta alteração à existência de uma depressão que se encontra localizada a sul do Algarve e que se deslocará durante o dia de amanhã para o interior da Península Ibérica, provocando para amanhã sábado, céu muito nublado nas regiões do interior sul, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos por vezes acompanhados de trovoada, estendendo-se esta situação no final do dia ao norte do território. Prevê-se igualmente uma ligeira descida na temperatura máxima, em especial nas regiões do interior.

A partir de domingo, 23 de outubro, o tempo em Portugal Continental passará a estar influenciado por sistemas depressionários, com superfícies frontais associadas, localizados entre a Galiza e as Ilhas Britânicas, que acentuarão a mudança significativa do estado do tempo.

Assim, domingo, 23 de outubro, um sistema frontal deverá dar origem à ocorrência de precipitação no litoral, no início da tarde, que se estenderá gradualmente a todo o País e que ao final da tarde e madrugada de segunda-feira, poderá ser forte e acompanhada de trovoada e granizo. O vento irá aumentar gradualmente de intensidade ao longo do dia, sendo moderado a forte e nas terras altas forte a muito forte, com rajadas da ordem dos 100km.

Após a passagem deste sistema frontal prevê-se a ocorrência de aguaceiros que poderão ser de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela e uma acentuada descida da temperatura, em especial da máxima, na segunda-feira, com valores no norte e centro a variar entre 12ºC e os 15ºC e no sul entre os 16ºC e os 18ºC. A partir de terça-feira, dia 25, prevê-se uma acentuada descida da temperatura mínima que poderá atingir valores abaixo dos 5ºC nalguns locais do interior norte e centro.

Prevê-se que estas condições do estado do tempo, caraterizadas por precipitação por vezes forte e temperaturas consideravelmente inferiores às que se têm registado nos últimos dias, se mantenham durante a semana, esperando-se designadamente para quarta-feira e quinta-feira, dias 26,e 27, a ocorrência de mais um episódio de precipitação forte associado à passagem de novo sistema frontal no território do continente.

O IM sugere o acompanhamento da situação através da sua página de Internet www.meteo.pt

IM
 

NunoBrito

Cumulus
Registo
7 Abr 2008
Mensagens
354
Local
Parede - Cascais
Primeiras chuvas: atue preventivamente!

As primeiras chuvas de Outono são geralmente responsáveis pelo arrastamento e concentrações de resíduos sólidos em locais inadequados (sarjetas, sumidouros, valetas) originando acumulações de águas pluviais que poderão provocar cortes de vias de comunicação, inundações nos pisos mais baixos de edifícios e outras situações.

Estando os Serviços Municipais de Proteção Civil encarregues da limpeza e desobstrução de sumidouros, valetas e outros canais de drenagem, entre outras medidas estruturais, aos cidadãos competirá tomar atitudes proativas, assegurando por exemplo a desobstrução dos sistemas de escoamento de águas pluviais dos quintais ou varandas, e a limpeza de bueiros, algerozes e caleiras dos telhados de habitações.

Para o esclarecimento de dúvidas, contacte o seu Serviço Municipal de Proteção Civil.

http://www.prociv.pt/Pages/Noticias.aspx?NoticiaId=664


http://www.prociv.pt/Pages/Noticias.aspx?NoticiaId=664
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Protecção Civil alerta para previsões de chuvas e granizo

A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) alertou hoje para as previsões de chuva e queda de granizo nos próximos dias e aconselha à tomada de medidas como a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas.

Em comunicado, a ANPC afirma que, segundo o Instituto de Meteorologia, a partir de domingo à tarde é esperada chuva “persistente e intensa”, prevendo-se para segunda-feira a ocorrência de trovoadas e queda de granizo, vento forte a muito forte e descida acentuada da temperatura.
Face a estas previsões, a ANPC recomenda a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e a retirada de objectos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas.
A ANPC recomenda uma “condução especialmente atenta, defensiva e a velocidade reduzida, com especial atenção aos lençóis de água ou gelo que podem formar-se nas estradas”.
O “não atravessamento de zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas” e a “fixação adequada de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes ou placards” são outras das recomendações.

Fonte: DESTAK
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,915
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Precipitação e vento forte para quarta-feira
De acordo com o centro de previsão do Instituto de Meteorologia, I.P., e na sequência das previsões que têm sido divulgadas em dias anteriores, o estado do tempo em Portugal continental irá ser condicionado pela aproximação e passagem de um sistema frontal de forte atividade, associado a uma depressão centrada a Noroeste da Península Ibérica e que transporta na sua circulação uma massa de ar quente e instável.

Deste modo, prevê-se a partir da manhã do dia 26 até madrugada do dia 27 de outubro, precipitação forte e vento forte com rajadas, que poderão atingir os 90 km/h no litoral e os 100 km/h nas terras altas.

A partir da tarde de 27 e até ao próximo domingo, deverá ocorrer uma melhoria significativa do estado do tempo, sem de precipitação e com a temperatura a enquadrar-se dentro dos valores normais para esta época do ano.

IM
 

jorge1990

Cumulus
Registo
26 Nov 2010
Mensagens
320
Local
Lamego
O IM acaba neste momento de lançar os alertas.

Alerta Laranja: Viana do Castelo, Porto, Vila Real, Bragança, Aveiro, Castelo Branco, Guarda, Coimbra, Portalegre, Braga, Portalegre.

Alerta Amarelo: no restante território
 

carpetinas

Cirrus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
9
Local
Condeixa-a-Nova
O IM acaba neste momento de lançar os alertas.

Alerta Laranja: Viana do Castelo, Porto, Vila Real, Bragança, Aveiro, Castelo Branco, Guarda, Coimbra, Portalegre, Braga, Portalegre.

Alerta Amarelo: no restante território

O IM não lança "Alertas" mas sim "Avisos". A Protecção Civil é que colocou o País em alerta amarelo, para amanhã. (Só uma pequena correcção)