Análise Modelos e Alertas Oficiais - Novembro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Mau tempo até terça-feira

As más condições climatéricas deverão manter-se até terça-feira, com o norte e centro do país a poderem ser fustigadas pelo vento, chuva e até por neve. A meteorologista Cristina Simões prevê chuva e aguaceiros para domingo primeiro para o norte e depois para o sul

O mau tempo deverá manter-se até ao feriado de terça-feira, com o norte e centro do país a poderem ser fustigadas por alguns frio, chuva e até neve, prevê o Instituto de Meteorologia.

Ouvida pela TSF, a meteorologista Cristina Simões explicou que a superfície frontal que atravessou o norte e o centro do país está agora a passar pelo sul, uma situação que vai provocar chuva e aguaceiros, primeiro no norte e centro e depois no sul.

«Para a tarde, já prevemos algumas abertas. Ficaremos sempre com o regime de aguaceiros e queda de neve acima dos 1400 metros com esta cota de neve a ir descendo gradualmente ao longo do dia até 600 ou 800 metros para o final do dia de hoje», adiantou.

O Instituto de Meteorologia prevê ainda rajadas de vento até aos 90 km/h e ondas altas, que levam a que quatro barras marítimas (Caminha, Vila Praia de Âncora, Póvoa do Varzim e S. Martinho do Porto) estejam fechadas.

TSF
 


Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Neve provoca condicionamento de estradas no Norte do país (actual.)

O gelo e a neve intensos provocaram, este domingo, acidentes e condicionamentos na circulação das estradas a norte do país. Na zona do Marão, o IP4 esteve cortado devido à acumulação de neve e, no distrito de Viseu, sucederam pelo menos três despistes.

Tal como previa a metereologia, as temperaturas estão a descer e a neve está a cair com intensidade, obrigando ao encerramento de estradas.

No distrito de Viseu, houve três despistes, sem feridos, no Nó de Ventosa, na A25, provocados pela baixa das temperaturas para três graus e a consequente queda de granizo.

Mais adiante, na mesma auto-estrada que cruza o Caramulo, houve também notícia de um despiste junto ao nó de Reigoso. De acordo com os bombeiros de Oliveira de Frades, uma pessoa ficou ferida.

Os bombeiros de Vouzela receiam que, com o cair da noite, a circulação nas estradas na zona da serra de Caramulo fique complicadas pro causa do mau tempo.

Paulo Teixeira, segundo comandante dos bombeiros de Vouzela, deu conta de vários despistes na zona, que não provocaram nenhum ferido.

Aquele responsável recomendou aos automobilistas uma «condução mais defensiva», porque a redução da temperatura «poderá formar camada de gelo».

Entretanto, por volta das 18:00, o comandante de operações de socorro do distrito de Vila Real adiantou à TSF que o IP4 deverá ser reaberto em pouco tempo.

Carlos Silva acrescentou que existem problemas no Alto de Espinho e Pousada do Marão, onde o trânsito está lento devido a obras.«Se existir outro nevão, não vamos ter mais problemas durante a noite», acrescentou.

De acordo com Autoridade Nacional de Protecção Civil, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Aveiro, Viseu, Guarda, Castelo Branco e Coimbra estão, este sábado, em alerta amarelo devido ao mau tempo.

TSF
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Neve obriga ao encerramento de estradas na Serra da Estrela

A neve que cai «com intensidade» obrigou hoje ao encerramento de estradas na Serra da Estrela, disse à Agência Lusa fonte do Centro de Limpeza de Neve, nos Piornos

Estão encerradas ao trânsito as estradas que atravessam a zona central da serra, entre Seia - Loriga, Lagoa Comprida – Torre - Piornos e Piornos – Manteigas.

«Está a nevar com intensidade sem parar desde a última noite», disse a mesma fonte.

As temperaturas rondam cinco graus negativos na Torre e 2,5 negativos nos Piornos.

O Instituto de Meteorologia e Geofísica prevê que a neve continue a cair na Serra da Estrela pelo menos até terça-feira.

Lusa / SOL
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Uma actualização que mostra uma alteração na faixa de distritos abrangidos, destacando apenas o extremo NW e interior Norte e Centro.

2009-11-30_015639.png
 
Estado
Fechado para novas mensagens.