And Liftoff! Atlantis lançada com sucesso

Tópico em 'Astronomia' iniciado por Minho 9 Set 2006 às 16:46.

1. Minho

Minho
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    6 Set 2005
    Local:
    Melgaço
    A bem do programa espacial em particular da ISS o vaivém Atlantis descolou com sucesso do Cabo Carnaveral. Com esta missão será possível continuar e assegurar o sucesso do da Estação Espacial Internacional.

http://www.nasa.gov/mission_pages/shuttle/main/index.html

Collapse Signature Expand Signature
  2. Rog

Rog
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    6 Set 2006
    Local:
    Norte Madeira (500m)
    Diga-se de passagem, que já não era sem tempo, estes adiamentos, os do tempo ainda se aceita, mas os técnicos são demasiadamente recorrentes.
    A nave já acoplou hoje e deverá fazer as ligações dos novos painéis amanhã, segundo li algures.:cool:
    Já agora, um pequeno à parte, já alguma vez viram passar a ISS pelo céu?
    É brilhante chega por vezes à magnitude -3 no ponto de maior brilho!
    Estou curioso para ver a próxima passagem a 22 de Set., com os novos painéis o brilho deverá ser maior!

3. Minho

Minho
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    6 Set 2005
    Local:
    Melgaço
    Sim já vi! É altamente. Parece que com os bons binoculos se consegue ver a forma da estação.
    Para quem não conhce, este site é o melhor para a previsão das passagens da ISSs e outros objectos que tais:
    http://www.heavens-above.com/

4. Iceberg

Iceberg
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    5 Jun 2006
    Local:
    Braga
    Sim senhor, eu também sou um dos privilegiados que já viu a ISS a piscar no céu ... é sempre um momento emocionante! ;)

5. Bruno Campos

Bruno Campos
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    7 Out 2005
    Local:
    V. N. Famalicão

:shocking:
    N sabia disso!
    E é possivel ver a olho nu?
    E como sei a posição onde vai aparecer?

6. Rog

Rog
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    6 Set 2006
    Local:
    Norte Madeira (500m)
    É muito fácil e também muito interessante!
    Terás de aceder ao site e seleccionar a tua localidade, por exemplo para Vila Nova de Famalicão:
    http://www.heavens-above.com/main.asp?Loc=Vila%20Nova%20de%20Famalicão&Lat=41.417&Lng=-8.533&Alt=141&TZ=PWT

Depois é clicar em ISS ou por noutro qualquer, os mais interessantes são os flares:
    http://www.heavens-above.com/iridium.asp?lat=41.417&lng=-8.533&alt=141&loc=Vila+Nova+de+Famalic%E3o&TZ=PWT&Dur=7

indica a hora (convem ter um relógio certo ao segundo pela hora legal) o azimute indica o local para onde olhar para Norte, Sul etc.. a alt. é a altura relativa no céu 0º o horizonte e 90º por cima da cabeça.
    Exemplo no dia 16 pelas 20h01m36s passa a SSE a 63º de altura com -8 de magnitude. (Quanto mais negativo o número maior o brilho como exemplo: Lua cheia -13; Vénus ou estrela da tarde -4; a estrela mais brilhante da noite -1,6. Como vês os flares brilham muito mais que as estrelas!)
    Convém estar num local escuro pelo menos 1 a 2 minutos antes da passagem.

Convém também ter dados do local mais próximo onde vive, pr exemplo eu tenho dados para a minha aldeia. Se os dados acima estão um pouco longe de onde vives procura o local escrevendo o nome apenas da aldeia, ou da freguesia caso não encontres o da aldeia! http://www.heavens-above.com/selecttown.asp?CountryID=PO&lat=0&lng=0&alt=0&loc=Unspecified&TZ=CET
    Parece que alonguei-me um pouco:D
    Alguma dúvida é só dizer:cool:
    E assim aproveita-se tudo o que a noite dá - céu limpo vê-se satélites céu com chuva analisa-se a meteo:lol:

7. Bruno Campos

Bruno Campos
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    7 Out 2005
    Local:
    V. N. Famalicão
    :D
    Obrigado pela longa explicação... :thumbsup:
    Vou já analisar isso.:D

8. dj_alex

dj_alex
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    14 Dez 2005
    Local:
    Lisboa
    Os caçadores de ovnis costumam usar estes sites, para ver se o que viram foi mm algum OVNI, ou se foi por exemplo algum satelite...

9. Rog

Rog
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    6 Set 2006
    Local:
    Norte Madeira (500m)
    Um pequeno ponto de situação: ontem e hoje foram encaixados os paines solares na ISS, e amanhã serão desdobrados os paineis passando a fornecer em conjunto com os já colocados, o dobro da energia electrica fornecida à ISS.

10. dj_alex

dj_alex
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    14 Dez 2005
    Local:
    Lisboa
    Parece que fizeram asneira num dos paneis e foram não sei quantos parafusos passear para o espaço...Upps..

11. tozequio

tozequio
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    27 Jan 2006
    Local:
    Carvalhos - Vila Nova de Gaia (180m)
    :lmao: :lmao: :lmao:

Depois admirem-se de ver "coisas" no céu nocturno, com a quantidade de lixo que o Homem já colocou no Espaço (como se já não bastasse o que está na Terra... :rolleyes: ).

12. Rog

Rog
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    6 Set 2006
    Local:
    Norte Madeira (500m)
    Devem estar desabituados, como é que se perde assim parafusos e que pelo que entendi não foi só um :confused:
    Desde 2001 que esta equipa se prepara para fazer... isto:eek:
    Acontece, mas não deveriam eles estar preparados para uma eventualidade destas? :huh:

Partilhar esta Página