Ano Internacional do Planeta Terra

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
A qualidade de vida das futuras gerações: meta do Ano do Planeta Terra

O Ano Internacional do Planeta Terra (AIPT), que será centrado na utilização e no conhecimento da geociência, será inaugurado terça-feira, com uma cerimónia na sede da Unesco, em Paris, com o objectivo de contribuir com a melhoria da qualidade de vida das futuras gerações. "Queremos fazer de nosso planeta um lugar mais seguro, mais saudável e mais rico para suas comunidades humanas, empregando o conhecimento de 400.000 especialistas em ciências da Terra", indica a Organização da ONU para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Organizado conjuntamente com a União Internacional de Ciências Geopolíticas, o Ano do Planeta Terra, apoiado por 191 países, é, na realidade, um triénio (2007 a 2009), mas as Nações Unidas proclamaram 2008 como o período mais relevante.
"A AIPT tem por votação explicar e difundir à sociedade civil os conhecimentos das geociências: seu objecto, métodos, esperanças, resultados e impacto na sociedade", segundo palavras de seu presidente, Jean Dercourt, dirigente da Academia de Ciências francesa. "Apesar de não estar destinado a colocar em andamento programas novos nem originais, o objectivo é sensibilizar o público e torná-lo mais conhecedor da questão", explicou Denis Vaslet, presidente do Comité Nacional Francês, do Departamento de Pesquisas Geológicas e Minerais.
Para a Unesco, o Ano faz parte dos "objectivos da ONU sobre desenvolvimento sustentável ao promover o uso racional dos recursos da Terra e incentivar um melhor planeamento e gestão visando a reduzir os riscos para os habitantes do planeta". Por exemplo, esta iniciativa quer demonstrar como a falta de conhecimento pode levar a catástrofes, como tsunamis, inundações ou erupções vulcânicas, e também provar que o domínio das geociências também permite prevenir outros acidentes naturais.
A Unesco pede que os cientistas trabalhem com dez grandes temas que afectam a humanidade: saúde, clima, águas subterrâneas, oceanos, riscos naturais etc. Por ocasião do lançamento do AIPT, uma conferência de dois dias será organizada na terça-feira, na sede da Unesco, em Paris, sob patrocínio de seu director-geral, Koichiro Matsuura, no qual participarão cientistas, dirigentes de grandes empresas e políticos. Os debates se centrarão em temas como o crescimento demográfico e a mudança climática, os recursos da Terra e os riscos naturais.
O programa deste Ano Internacional pode ser consultado nos sites web www.anneeplaneteterre.com e www.yearofplanetearth.org.

AFP