Antárctida está mesmo a derreter

Mago

Nimbostratus
Registo
25 Out 2006
Mensagens
1,668
Local
Beira Interior
Imagens de satélite provam receios

A NASA encontrou as primeiras provas claras do degelo da Antárctida, consequência do aumento das temperaturas e que pode levar à subida do nível da água do mar. As áreas afectadas por este degelo, o mais significativo observado até hoje, podem chegar a ser do tamanho da região da Califórnia.

Através do satélite QuikScat, a equipa de cientistas liderada por Son Nghiem e Konrad Steffen fez a medição da acumulação de neve e degelo na Antárctida e Gronelândia desde Julho de 1999 até Julho de 2005. Desde 2005 até Março de 2007 não foram detectadas novas quedas de gelo. Este derreteu em várias zonas, mesmo em elevadas latitudes e elevações, onde se acreditava que o degelo fosse improvável.

“A Antárctida mostrou pouco ou quase nenhum aquecimento no passado recente com a excepção da Península da Antárctida, mas agora encontrámos os primeiros sinais do impacto do aquecimento, conforme interpretámos com o satélite”, disse em comunicado Konrad Steffen, para quem um aumento nos níveis de gelo como o de 2005 pode ter impacto mais profundo do que o previsto nas placas de gelo da Antárctida.

O degelo de 2005 foi intenso ao ponto de criar uma segunda camada de gelo por cima da água, mas o período de descongelamento não foi longo ao ponto de conduzir a água derretida para o oceano. “Se a água derretida for suficiente pode chegar ao limite das placas de gelo, causando que uma massa de gelo se movimente mais depressa em direcção ao oceano, aumentando o nível da água do mar”, disse Steffen.
Correio da Manhã