Apostas Temperaturas Máximas - Dias 9 a 11 de abril de 2014

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Esse valor do Cabo Carvoeiro está correcto? Pergunto isto porque estive a ver o gráfico de observação(versão flash) e o máximo que lá aparece é de 21,4ºC. Por norma, assim que estão disponíveis as temperaturas máximas(no dia seguinte) o valor é quase sempre entre 0,3/0,5ºC a mais, neste caso rondará os 21,8ºC, portanto acho estranho esses 23,9ºC, poderá ter havido um erro.

A titulo de exemplo, Bragança teve máxima de 24,1ºC, no grafico flash, o máximo que la aparece é de 23,8ºC.

Qualquer dos modos, amanha confirma-se ou não esse valor do C.Carvoeiro.

Os synops da Ogimet costumam estar correctos, até hoje nunca falhou. Já houve alguns casos em que a diferença do extremo horário para a máxima diária foi desta ordem de grandeza.
 


jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Os synops da Ogimet costumam estar correctos, até hoje nunca falhou. Já houve alguns casos em que a diferença do extremo horário para a máxima diária foi desta ordem de grandeza.

Por acaso já vi algumas falhas, em estações espanholas,volta e meia acontece.
Acho a diferença demasiado grande, só vendo amanha no IPMA é que acredito, não me leves a mal. :thumbsup:
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Por acaso já vi algumas falhas, em estações espanholas,volta e meia acontece.
Acho a diferença demasiado grande, só vendo amanha no IPMA é que acredito, não me leves a mal. :thumbsup:

Acontece com alguma frequência, jonas.
Principalmente em estações sujeitas a grandes variações de temperatura devido ao vento.

Estou agora a lembrar-me de Carrazêda de Ansiães e da Praia da Rainha (Almada) mas em termos de mínimas.
Os extremos, por vezes, são bastante mais baixos que os valores horários. E porquê? Devido ao factor vento. O vento pára temporariamente e a temperatura cai a pique, entretanto sopra uma brisa e a temperatura dispara. Nesses lugares de uma imensa variação de temperatura em poucos minutos, é difícil os valores horários apanharem os máximos/mínimos.

Nos cabos, e quando o vento anda a rodar entre sul (componente marítima - água fria) e o SE/E ar quente, acontece a mesma coisa.

Penso que em Faro, numa das apostas, já aconteceu o mesmo. Os valores horários não apanharam a máxima de Faro que se deu, muito temporariamente, aquando a rotação do vento para norte. ;)
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
O valor que está na Ogimet tenho a certeza que é o que vais ver amanhã nos extremos do IPMA. A todas as 18h e 06h, todas as estações automáticas que enviem dados para a OMM têm de emitir a temperatura máxima registada, e a mínima, às horas respectivas. A Ogimet não inventa dados e máximas dependendo do que recebeu, essas tabelas T-Max e T-min são mesmo parcelas enviadas pelos códigos synop das estações. Aliás, o resumo diário do IPMA muito provavelmente usa as mesmas synop e não necessariamente dados em bruto das EMA.
Essas tabelas onde está T-min e T-Máx são diferentes do que vemos nas tabelas horárias, porque as horárias apenas apresentam a temperatura actual ou média de um X período de tempo, as outras tabelas são a medição máxima absoluta entre X horas e X horas. Mas pronto, amanhã confirmemos.

Edit: Vai ver a máxima no link que meti, de dia 8. 15,7ºC. IPMA? 15,7ºC. Esses valores são os máximos absolutos.
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Acontece com alguma frequência, jonas.
Principalmente em estações sujeitas a grandes variações de temperatura devido ao vento.

Estou agora a lembrar-me de Carrazêda de Ansiães e da Praia da Rainha (Almada) mas em termos de mínimas.
Os extremos, por vezes, são bastante mais baixos que os valores horários. E porquê? Devido ao factor vento. O vento pára temporariamente a a temperatura cai a pique, entretanto sopra uma brisa e a temperatura dispara. Nesses lugares de uma imensa variação de temperatura em poucos minutos, é difícil os valores horários apanharem os máximos/mínimos.

Nos cabos, e quando o vento anda a rodar entre sul (componente marítima - água fria) e o SE/E ar quente, acontece a mesma coisa.

Penso que em Faro, numa das apostas, já aconteceu o mesmo. Os valores horários não apanharam a máxima de Faro que se deu, muito temporariamente, aquando a rotação do vento para norte. ;)

Sim, compreendo perfeitamente isso tudo que disseste,e só pode ter acontecido isso, foi algo momentâneo lá no C.Carvoeiro.
Quanto ás minimas em Carrazeda e Praia da Rainha, sim é normal que uma simples brisa possa fazer mossa na temperatura, pois são locais muito abrigados, a inversão térmica está confinada numa determinada área, e é logo destruída.
Voltando ao C.Carvoeiro, para mim foi uma surpresa essa diferença entre o máximo horário e a t.maxima, embora saiba perfeitamente as possíveis causas dessa diferença.
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Mas atenção que o valor só aparecerá se a estação transmitir essas duas variáveis para a OMM :) No IPMA, nos gráficos não viste, porque, lá está, só tem os valores horários.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,450
Local
Olhão (24 m)
Fiz logo isso,claro, o que me deixou mais confuso.
O valor estará correto pelos vistos, foi uma pequena teimosia,nada mais. :thumbsup:

Às vezes, existem erros no Ogimet são casos raros mas em Faro acontece algumas vezes normalmente no Verão quando o vento Norte aparece depois das 18 UTC. Por exemplo, Faro às 18 UTC tem 29.5ºC, mas às 19 UTC tem 32.6ºC, o valor que aparece como máxima no Ogimet é os 29.5ºC e não os 32.6ºC, esse valor só vai aparecer no Ogimet no dia seguinte se utilizarmos 18UTC novamente, para mim, a 06 UTC é a melhor para vermos temperaturas máximas especialmente no Verão em Faro.
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Máximas registadas ontem:

OdE0WxD.png


Classificação referente ao dia de ontem:

SkxWcPu.png
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Bom, perante isto nem sei que diga, acho que nem nos últimos 5 entro. E o Alentejo hoje está outra vez numa de não aquecer muito, e o buraco de Monção já me está a fazer estragos, mas logo se vê:unsure:
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Monção hoje vai pelo mesmo caminho que ontem, talvez até pior. Pinhão está a aquecer bastante mais. As estações mais a Norte são, curiosamente, de longe as mais quentes!

Posso alterar as minhas apostas para amanhã? :D