As 2 variações diárias da Pressão Atmosférica

Tópico em 'Meteorologia Geral' iniciado por HotSpot 6 Mar 2008 às 20:01.

1. HotSpot

HotSpot
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    20 Nov 2006
    Local:
    Moita, Setubal
    Descobri estas 2 variações diarias que acontecem na Pressão Atmosférica olhando atentamente para os gráficos da minha estação. 2 picos máximos e 2 minimos que acontecem todos os dias e lá pensei eu que podia ser efeito das marés. nahhh então eram todos os dias à mesma hora?!? lá pesquisei pela net com a ajuda do Vince e do Minho que também ficaram intrigados e realmente era das "marés" mas ....atmosféricas.

Um excerto retirado da wikipédia:

Local atmospheric pressure variation

Atmospheric pressure varies widely on Earth, and these changes are important in studying weather and climate. See pressure system for the effects of air pressure variations on weather.

Atmospheric pressure shows a diurnal (twice-daily) cycle caused by global atmospheric tides. This effect is strongest in tropical zones, with amplitude of a few millibars, and almost zero in polar areas. A graph on the top of this page shows these rhythmic variations in northern Europe. These variations have two superimposed cycles, a circadian (24 h) cycle and semi-circadian (12 h) cycle.

A conclusão que tiro para a região de Lisboa é que a pressão é sempre mais alta por volta das 11:30 e 23:30 e mais baixa às 5:30 e 17:30

Olhando para os gráficos é possivel verificar que em "maré atmosférica cheia" a pressão é cerca de 0,7hpa mais alta que o normal e em baixa é -0,7hpa.

Esta amplitude é superior perto do equador e inferior perto dos polos. Existem também outros factores que influenciam a amplitude.

Mistério desvendado fica para vosso conhecimento.

O gráfico mostra 2 periodos estaveis de pressão onde é possivel ver o "fenomeno" embora quando a pressão não é estável também é possivel verificar a tendência

Collapse Signature Expand Signature
  2. AnDré

AnDré
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    22 Nov 2007
    Local:
    Arroja, Odivelas (142m)
    Marés da pressão atmosférica?!:huh:

Nunca tinha ouvido falar em tal coisa.
    Obrigado pela partilha de conhecimentos!:thumbsup:

Collapse Signature Expand Signature
  3. Mário Barros

Mário Barros
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    18 Nov 2006
    Local:
    Cavaleira (Sintra)
    Altamente :thumbsup::thumbsup:

Vou já anotar as horas de varição :D

4. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga
    Também nunca tinha ouvido falar, estamos sempre a aprender.
    Quando o hotspot me mostrou o gráfico fiquei curioso, à primeira pensei que fosse alguma coincidência acidental ou então ligeiras subidas e descidas da pressão conforme o ciclo diário de temperaturas mas como eram 2 ciclos fiquei intrigado e verificámos que noutras estações com barómetros com boa precisão sucedia o mesmo.

Nem todos os dias é fácilmente perceptivel pois temos que isolar as descidas e subidas normais destas específicas que são suaves, mas na maioria dos dias vê-se perfeitamente os dois ciclos.

Pressão no MeteoOeiras.com

Mais informação sobre o assunto:

http://www-das.uwyo.edu/~geerts/cwx/notes/chap01/diurnal.html

Partilhar esta Página