As entradas mais favoráveis a neve. Quais são ?

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Sem querer perturbar muito o tópico acrescento duas coisas.

Primeiro, mesmo só tendo 30 anos lembro-me na minha infância das geadas a dias seguidos na cidade do Porto, e eram geadas que colocavam as paragens de autocarros todas cheias de gelo. Hoje em dia, às vezes nem uma geada decente existe no ano inteiro. Portanto, esse aquecimento desde a Pequena Idade do Gelo, tem ocorrido ao longo dos últimos 200 anos. E infelizmente cada vez a neve é mais rara.

Segundo ponto: o aquecimento por vezes não se nota muito na nossa vida mas nota-se nos glaciares. Eu em 3 anos que estou na Islândia já dá para ver os glaciares a recuar, nunca pensava que tal fosse possível, mas realmente quando se fala que os glaciares recuam 200 metros por ano, é compreensível que essas mudanças se vejam claramente. Por outro lado, aquando da Pequena Idade do Gelo, o arrefecimento também foi rápido, as pessoas falavam no avanço dos glaciares de ano para ano. E posso dizer, mais uma vez o exemplo da Islândia, aquando da colonização, há 1000 anos atrás, eram crescidos cereais como trigo e outros aqui, hoje é impossível, mesmo impossível.
 


Norther

Cumulonimbus
Registo
25 Nov 2010
Mensagens
2,007
Local
Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela
Sem querer perturbar muito o tópico acrescento duas coisas.

Primeiro, mesmo só tendo 30 anos lembro-me na minha infância das geadas a dias seguidos na cidade do Porto, e eram geadas que colocavam as paragens de autocarros todas cheias de gelo. Hoje em dia, às vezes nem uma geada decente existe no ano inteiro. Portanto, esse aquecimento desde a Pequena Idade do Gelo, tem ocorrido ao longo dos últimos 200 anos. E infelizmente cada vez a neve é mais rara.

Segundo ponto: o aquecimento por vezes não se nota muito na nossa vida mas nota-se nos glaciares. Eu em 3 anos que estou na Islândia já dá para ver os glaciares a recuar, nunca pensava que tal fosse possível, mas realmente quando se fala que os glaciares recuam 200 metros por ano, é compreensível que essas mudanças se vejam claramente. Por outro lado, aquando da Pequena Idade do Gelo, o arrefecimento também foi rápido, as pessoas falavam no avanço dos glaciares de ano para ano. E posso dizer, mais uma vez o exemplo da Islândia, aquando da colonização, há 1000 anos atrás, eram crescidos cereais como trigo e outros aqui, hoje é impossível, mesmo impossível.


Pelo que sabemos o planeta teve períodos de aquecimento e arrefecimento e nunca se sabe se daqui a poucos anos por ai se possa dar os cereais e logo depois uma era glaciar. Será sempre uma incógnita porque á imensos factores que influenciam o clima e que nós ainda estamos longe de prever, isto é que me fascina :)
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Não, Spiritmind, a informação correta é a do Cova da Beira, foi na terça-feira de carnaval de 1991. Há várias fotografias deste evento, incluindo em folhetos do turismo e postais, que mostram, a "olhómetro" acumulações superiores a 30 cm no centro da cidade, por volta dos 700 m de altitude.

Esta foi tirada da janela do meu quarto a meio da manhã de quarta-feira.
Covilh_neve.jpg


A neve na quinta por detrás da minha casa, apesar de apenas a 560 m de altitude, como está virada a norte, conservou neve por quase 15 dias, pois a este nevão seguiu-se um período de tempo seco e relativamente frio.

No entanto, recordo-me de um nevão ainda com mais neve e, curiosamente, também num carnaval. Recordo-me de ter ido ver um Sp.Covilhã-Académica, ao velhinho Santos Pinto, e de ter começado a nevar durante o jogo. Isto na tarde de domingo de carnaval. Só parou de nevar na terça-feira! Penso que terá sido por volta de 1981, mas não tenho a certeza, pois já foi há muito tempo e teria uns 7 anos, mais ou menos, por essa altura.

Encontrei a foto seguinte que, provavelmente, foi desse nevão:
hospital_antigo_covilh.jpg

Então é isso Carnaval de 91 eu lembro-me tinha 10 anitos fiz umas descidas de saco de plástico na descida do cemitério até ao Pelourinho :D na minha rua lembro-me que haviam carros que não se conseguiam abrir as portas... eu tenho filmagens desse dia que o meu Pai fez vou tentar recupera-las pois estão numa VHF danificada...
Essa foto do Hospital está fantástica se foi em 1981 ai tinha uns meses :D
 

RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
um bom nevão com entrada de noroeste foi o de 1994 mas é um dos poucos nos últimos anos
archives-1994-2-4-0-0.png


archives-1994-2-4-12-1.png

Bons dias, ao ver este tópico relembrei-me um dia que sempre me ficou na memória, com 13 anos ia para a escola em Setúbal, levantei-me, olhei pela janela e ainda estava bastante escuro (eram 7h), vi alguns pequenos montes de coisas brancas junto à estrada, quando sai, perto das 8h já não havia nada...achei estranho mas fiquei até hoje a matutar no que poderia ter sido aquilo...olhando para esta carta, fui ver a carta de 4 de Fevereiro às 0UTC e afinal deverá mesmo ter nevado em Setúbal em 1994...aquilo deveria ter sido neve que caiu de noite...

Que acham?

archives-1994-2-4-0-2.png


Fonte: Meteociel
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Bons dias, ao ver este tópico relembrei-me um dia que sempre me ficou na memória, com 13 anos ia para a escola em Setúbal, levantei-me, olhei pela janela e ainda estava bastante escuro (eram 7h), vi alguns pequenos montes de coisas brancas junto à estrada, quando sai, perto das 8h já não havia nada...achei estranho mas fiquei até hoje a matutar no que poderia ter sido aquilo...olhando para esta carta, fui ver a carta de 4 de Fevereiro às 0UTC e afinal deverá mesmo ter nevado em Setúbal em 1994...aquilo deveria ter sido neve que caiu de noite...

Que acham?

Foi granizo, montes de granizo, estava eu na 4ª classe e não tivemos aulas de manhã, os professores deixaram-nos vir para o recreio brincar com o granizo que havia caído de madrugada.