As nossas profissões / ocupações

Fernando

Cumulus
Registo
13 Fev 2007
Mensagens
175
Local
Bragança / Lisboa
Boas pessoal !

Há algo que indiscutivelmente todos neste fórum temos em comum: o gosto pela meteorologia. Tenhamos que admitir que não é uma paixão banal como futebol, música ou carros, mas na verdade é algo que realmente nos entusiasma tal como outra paixão qualquer.

Vejo diariamente o fórum com dezenas de pessoas a postar, e sempre tive a curiosidade em saber que género de profissões/ocupações/áreas de estudo nos abrangem. Será que há algo em comum ou alguma área profissional que abarque grande parte dos 'meteoloucos'? Será que muitos de nós trabalham ou estudam em áreas que abrangem directa ou indirectamente a meteorologia? Apesar de quase toda a gente ter falado sobre isso nas apresentações, pensei em abrir este tópico para podermos aqui discutir mais restritamente esse tema.

Quanto a mim, sou estudante de engenharia informática e todos os meus colegas ficam 'sorridentes' (sorriso de troça claro :p) quando comento algo sobre meteorologia. :p:p Como é óbvio, já me chegaram a ligar para saber o tempo nas próximas horas. :lol::lol:
 
  • Gosto
Reactions: radiofarol


Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,217
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Boa ideia!!

Ora eu sou estudante do 9º ano:D Mas sou tão apaixonado pela meteorologia que no futuro quero seguir a profissão de meteorologista!:)
Todos os dias, na escola, quer professores, quer colegas, me perguntam pelas previsões e pelas temperaturas registadas:p... é interessante:D

Ah, e só uma curiosidade: segundo um calculo de cabeça eu passo 12,5% do dia ao computador a ver a meteorologia, e é claro, este site:p:p
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,401
Local
Olhão (24 m)
Eu sou estudante universitário do curso de engenharia eléctrica e electrónica ramo de sistemas de energia :D:D, logo faíscas, raios e choques é comigo :lmao::lmao::lmao:
 

Diogo.lis.vpa

Cumulus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
279
Local
Vale de Figueira
Eu nao estudo desde o meu 10 ano de mecanica ja la nao ando a 3 anos , dps alterei o rumo da minha vida tiver 1 ano sem fazer nada ...e tirei uma formacao de padaria:D ... neste momento so padeiro( meteopadeiro ;) ) ... smp fui interressado em meteo... principalmente em extremos :lmao:.
As Minhas Ocupacoes sao Geocaching ... sair com os amigos ir a bola etc falar de carros miudas etc. se nao souberem o que o Geocaching perguntem eu meto link k explicam bem ate poria o link do forum leva a sitios mt bons pra medicoes :P e sitios nnc antes visitados por nos com paisagens cenicas brutais :P alguma coisa falem no topico eu virei ca responder ;)
 

filipept

Cumulus
Registo
11 Out 2006
Mensagens
492
Local
Bico-Amares-Braga
Eu conclui a licenciatura de Relações Internacionais na Universidade do Minho e estou agora a fazer o mestrado na mesma área também na Uminho.

Como a maior parte de vocês também estranham esta minha paixão.

Contudo esta paixão também me dá um gozo especial quando as discussões resvalam para o aquecimento global (muito em voga também nas RI) e ver muitos a abordar o tema sem saber do que estão a falar e aí o meteolouco (eu :D) confronta-os com muito daquilo que são as nossas discussões e pesquisa sobre o clima.
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Eu sou estudante universitário do curso de engenharia eléctrica e electrónica ramo de sistemas de energia :D:D, logo faíscas, raios e choques é comigo :lmao::lmao::lmao:

Pois eu também já andei pelo mesmo caminho. Cheguei ao fim do 3º ano e agora trabalho em manutenção electromecânica. Talvez este ano volte á Univ. para acrescentar Eng. Civil. O que eu gostava mesmo era de ter ido pá católica em LX estudar física da atmosfera, mas na altura não havia deste €€€€...
 

João Soares

Super Célula
Registo
23 Ago 2007
Mensagens
6,112
Local
Canidelo, Vila Nova Gaia
Eu sou um estudante do 11ºano com o curso cientifico e tecnologico...
Fui para esta area porque quer ser biologo:p

Passo a maior parte do dia ou na escola ou agarrado ao pc a acompanhar os acontecimentos meteorologicos deste fabuloso site....

De ocupaçao costumo ir dar uma volta a praia, visto que moro a cerca de 500m da praia:rolleyes:(que sorte que tenho:p):lol:... Jogar ps2, ler, e nos Domingos ver os jogos do meu CANIDELO:malandro:

Durante as minhas ferias que passo sempre em Tras-os-montes, Vila Real, gosto de andar de bike, passar nos montes e ouvir os grilos durante as noites de Verão:cool:

:thumbsup::thumbsup:
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,401
Local
Olhão (24 m)
Pois eu também já andei pelo mesmo caminho. Cheguei ao fim do 3º ano e agora trabalho em manutenção electromecânica. Talvez este ano volte á Univ. para acrescentar Eng. Civil. O que eu gostava mesmo era de ter ido pá católica em LX estudar física da atmosfera, mas na altura não havia deste €€€€...

Também tiraste este curso Agreste, é aquele curso que é fácil entrar e depois para sair é que são elas :D :lmao::lmao::lmao:
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Também tiraste este curso Agreste, é aquele curso que é fácil entrar e depois para sair é que são elas :D :lmao::lmao::lmao:

mural37mq2.jpg


Roubada ao PCP é certo mas no fundo é que o que a geração rascof, ardidas e rococock que por lá passou acha do ensino superior tuga em geral e da falta ligação com o mundo das empresas... Emprego subsidiado e tempo perdido! Nem a Univ. presta nem as empresas tugas são grande coisa. E ainda há pelo meio umas coisas chamadas ordens profissionais e associações de classe. No fundo é tudo uma vergonha. País de tesos, carne fraca, querias milagres, ah pois querias... :(
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Durante as minhas ferias que passo sempre em Tras-os-montes, Vila Real, gosto de andar de bike, passar nos montes e ouvir os grilos durante as noites de Verão:cool:

:thumbsup::thumbsup:

Eu estou no 3ºano de Engenharia da energia e do Amiente - (eólica, solar, hidrica, biomassa, combustão, nuclear, e claro ambiente!:lol:)

No entanto estive 2 anos no famoso curso de ciencias geofisicas (Meteorologia e oceanografia), mas acabei por mudar... "amar" a meteorologia, e estar sentado à frente de um computador a inserir milhares de variaveis para projectar modelos de previsão, ainda por cima num IM como o nosso, é totalmente diferente.. E o desanimo acabou por vencer..

Ainda assim, este curso em que estou tenho montes de cadeiras em comum.. vou aprendendo na mesma: Termodinamica, Meteorologia fisica, ondas, optica e acustica, análise quimica... Enfim..

Nos tempos livres, e daí aproveitar a deixa do JPS Gaia adoro andar de bike, e as ferias para ir também para as serras do nosso norte.
É claro, não dispenso os passeios na praia, em boa companhia, o resto do ano:thumbsup:

De resto, adoro viajar (ando a tentar dar a volta ao mundo..lol), fazer caminhadas, andar de maquina fotografica na mão "cada passo, cada flash", e estar com os amigos/namorada.. claro..:lol:
 

Santos

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,110
Local
-------
Boas pessoal !

Há algo que indiscutivelmente todos neste fórum temos em comum: o gosto pela meteorologia. Tenhamos que admitir que não é uma paixão banal como futebol, música ou carros, mas na verdade é algo que realmente nos entusiasma tal como outra paixão qualquer.

Vejo diariamente o fórum com dezenas de pessoas a postar, e sempre tive a curiosidade em saber que género de profissões/ocupações/áreas de estudo nos abrangem. Será que há algo em comum ou alguma área profissional que abarque grande parte dos 'meteoloucos'? Será que muitos de nós trabalham ou estudam em áreas que abrangem directa ou indirectamente a meteorologia? Apesar de quase toda a gente ter falado sobre isso nas apresentações, pensei em abrir este tópico para podermos aqui discutir mais restritamente esse tema.

Quanto a mim, sou estudante de engenharia informática e todos os meus colegas ficam 'sorridentes' (sorriso de troça claro :p) quando comento algo sobre meteorologia. :p:p Como é óbvio, já me chegaram a ligar para saber o tempo nas próximas horas. :lol::lol:

Viva Fernando,

Sem querer ferir susceptibilidades, permita que lhe diga que existem cursos superiores na área musical, ser-se "músico" poderá não ser apenas uma "paixão banal", um instrumentista deverá passar "horas e muitas vezes semanas a fio" a ensaiar, estudar e colocar em prática as pautas que terá de interpertar, da mesma forma que uma orquestra só é dirigida por um maestro depois de longas horas de trabalho.
No que respeita os "carros" também aí existem "paixões banais" que levam as pessoas a ganhar a sua vida, o caso dos mecânicos que nos são imprescindíveis; ou ainda a engenharia mecância que como muito bem sabe é fundamental ao dsenvolvimento da área em causa.
E já agora a paixão banal de um futebolista se levada a sério e caso se tenha jeito para a bola" é sempre sinónimo de muito treino e mesmo e sacrifício antes de atingir o auge, mesmo assim muito raramente se torna possível passando de paixão banal a frustação total como acontece a 99% dos casos, que acabam por não conseguir singrar nem tão pouco nas distritais.
 

Fernando

Cumulus
Registo
13 Fev 2007
Mensagens
175
Local
Bragança / Lisboa
Viva Fernando,

Sem querer ferir susceptibilidades, permita que lhe diga que existem cursos superiores na área musical, ser-se "músico" poderá não ser apenas uma "paixão banal", um instrumentista deverá passar "horas e muitas vezes semanas a fio" a ensaiar, estudar e colocar em prática as pautas que terá de interpertar, da mesma forma que uma orquestra só é dirigida por um maestro depois de longas horas de trabalho.
No que respeita os "carros" também aí existem "paixões banais" que levam as pessoas a ganhar a sua vida, o caso dos mecânicos que nos são imprescindíveis; ou ainda a engenharia mecância que como muito bem sabe é fundamental ao dsenvolvimento da área em causa.
E já agora a paixão banal de um futebolista se levada a sério e caso se tenha jeito para a bola" é sempre sinónimo de muito treino e mesmo e sacrifício antes de atingir o auge, mesmo assim muito raramente se torna possível passando de paixão banal a frustação total como acontece a 99% dos casos, que acabam por não conseguir singrar nem tão pouco nas distritais.

Penso que não percebeu de todo o contexto do meu tópico. A minha referência a "paixões banais" nada tem a ver com menosprezar tais actividades. A palavra 'banal' significa literalmente 'comum' e é indiscutível que é muito mais comum no mundo encontrar entusiastas de futebol, música ou carros que de meteorologia. Não foi obviamente minha intenção diminuir de alguma forma as outras actividades, até porque referia-me a 'interesses' nunca a 'desenvolvimento de uma actividade'. No meu ponto de vista isto nem sequer pode ser alvo de qualquer discussão e o objectivo do tópico nunca seria discutir se a meteorologia é melhor que outra coisa qualquer. De qualquer forma, 'música, futebol e carros' foi apenas um exemplo de como poderia ter dado muitos mais.
 

Santos

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,110
Local
-------
Penso que não percebeu de todo o contexto do meu tópico. A minha referência a "paixões banais" nada tem a ver com menosprezar tais actividades. A palavra 'banal' significa literalmente 'comum' e é indiscutível que é muito mais comum no mundo encontrar entusiastas de futebol, música ou carros que de meteorologia. Não foi obviamente minha intenção diminuir de alguma forma as outras actividades, até porque referia-me a 'interesses' nunca a 'desenvolvimento de uma actividade'. No meu ponto de vista isto nem sequer pode ser alvo de qualquer discussão e o objectivo do tópico nunca seria discutir se a meteorologia é melhor que outra coisa qualquer. De qualquer forma, 'música, futebol e carros' foi apenas um exemplo de como poderia ter dado muitos mais.

Claro que entendi ;)
 

jPdF

Nimbostratus
Registo
16 Jan 2007
Mensagens
534
Local
3560- 129 @ 500 msnm
Último ano em Ciências Farmacêuticas...
Que apesar de ainda não ter terminado já trabalho pois o estágio a isso obriga, acabou a boa vida de estudante universitário...
Planos Próximos: Erasmus em Londres ou Estrasburgo na área de Tecnologia Farmacêutica...
Também não me perguntem o porquê desta paixão pela meteorologia, mas sei que sempre gostei de saber o que está por detrás de fenómenos como chover, nevar, o nevoeiro, a geada, desde pequeno...
;)