Astronomia e Ciências Espaciais 2013

Teles

Cumulonimbus
Registo
7 Dez 2007
Mensagens
2,212
Local
Rio Maior
Para quem quiser observar Saturno hoje encontra-se á esquerda da Lua como se pode ver nesta foto que tirei é o primeiro ponto luminoso mais brilhante a contar da esquerda:
 


godzila

Nimbostratus
Registo
2 Nov 2008
Mensagens
540
Local
Barragem de santa luzia -600m
fica aqui o meu registo muito modesto de saturno, quanto a mim o mais belo dos planetas.
8701522029_e5eb5e2506_c.jpg
 

Teles

Cumulonimbus
Registo
7 Dez 2007
Mensagens
2,212
Local
Rio Maior

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Paa quem estiver dotado de uma boa máquina e objectiva(s) há que aproveitar que a superlua está agora a aparecer no horizonte (relativo) Este. Para quem não estiver, pode alegrar as vistas :thumbsup:

Não se esqueçam também do triângulo planetário (Júpiter, Vénus e Mercúrio) no horizonte Oeste, hoje mais isósceles que escaleno (como estava nos dias anteriores).

Edição:
Através da camera da Leça consegue-se ver pelo menos Vénus, os outros imaginam-se que estão lá :p

Reedição:
Já não se vê mais. Fica aqui um exemplo do que se via (Vénus é aquele ponto luminoso próximo da margem esquerda da imagem a meio verticalmente)

20130525venuslecacam.png


http://www.leca-weather.com:7648/
 
Última edição:

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)

Teles

Cumulonimbus
Registo
7 Dez 2007
Mensagens
2,212
Local
Rio Maior
Dois iridum flares tirados em simultâneo , confesso que foi uma agradável surpresa da qual não estava nada á espera!

 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Espectáculo, parabéns, nunca vi um "double". Como têm a mesma trajectória e a exposição foi relativamente curta, deve ser daqueles casos de satélites Iridium em que navega nas proximidades um outro suplente que não está ainda operacional ou deixou de estar.
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,141
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Alguém me explique que raio de notícia é esta?

Gigantesco buraco no Sol vai desorientar telecomunicações na Europa neste Verão
Um gigantesco buraco coronal na superfície do Sol com localização alinhada para a Terra foi captado na semana passada, pelo Solar Observatory Dynamics (SDO) da Agência Espacial dos EUA (NASA), prevendo-se alterações nos campos magnéticos em regiões terrestres, dentro de semanas, em particular na Europa Ocidental. Com base nas imagens captadas nos últimos dias de maio, prevê-se que os fortíssimos ventos provocados pelo buraco coronal – uma zona de baixa densidade de plasma na superfície do “astro rei” – enviarão correntes de partículas na direcção da Terra, as quais causarão fenómenos luminosos de rara beleza(auroras boreais).

Mas os fluxos de partículas solares também poderão alterar a atividade geomagnética a um nível capaz de perturbar o funcionamento dos sistemas de telecomunicações, como GPS (dispositivos de navegação) e redes móveis (sobretudo os aparelhos de última geração).

Segundo avisam os técnicos da NASA, as perturbações nas comunicações poderão ocorrer dentro de dois meses, em particular na Europa ocidental.

Quais técnicos da NASA? (não vi nada no site deles). 2 meses para chegar cá?? É impressão minha, ou esta é mais uma daquelas "muito más" notícias, e devia ir directa para os "Tesourinhos Deprimentes"... :facepalm: