Athens to experience 50°C during the summer/ Greek Ministry of Climate Change

Estado
Fechado para novas mensagens.

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Engana-se, o vale do Côa por exemplo é seco durante todo o ano, tal como outros vales portugueses. Nunca lá foi, como sabe que é verdejante de Inverno? E Barca de Alva fica a largas dezenas de quilómetros das cidades que referiu. ehehe porquê? Não percebo onde está a piada.

Não estará a exagerar um pouco???? mas irei visitar essa região ao promenor muito em breve para poder falar com conhecimento de causa... mas tenho as minhas duvidas ok devido ao efeito da altitude e de servir de barreira para certas massas de ar humidas a sul das encostas....
 


frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
queria dizer provincia de Murcia enganei-me LOL Merida não é semi-arida... é como o nosso alentejo pertence a extremadura clima identico ás nossas cidades alentejanas enganei-me eheheh é o sono...

A Extremadura é bem diferente do Alentejo, muito mais árida, com predomínio da azinheira, pouco sobreiro, ... vá lá este Verão e ficará impressionado com a diferença. Eu acho a maior parte do Alentejo fresco, quando comparado com a Extremadura ou a Andaluzia.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Não estará a exagerar um pouco???? mas irei visitar essa região ao promenor muito em breve para poder falar com conhecimento de causa... mas tenho as minhas duvidas ok devido ao efeito da altitude e de servir de barreira para certas massas de ar humidas a sul das encostas....

O único verde que me recordo de ver foi das vinhas da Ervamoira, perto de Vila Nova de Foz Côa :lmao:
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Não é por acaso que perto de Figueira de Castelo Rodrigo encontramos bosquetes de carvalho-negral, e poucos quilómetros depois, já fora do planalto, só nos deparamos com arbustos, nem as azinheiras conseguem crescer.

E já com zimbral, típico de zonas mais áridas.
Sabe que o Auroque, enorme boi-selvagem europeu ( já extinto), percorria migrações no Vale do Douro, da montanha ( no verão), para o vale (no inverno). O homem primitivo seguia as suas movimentações. Depois houve a domesticação e o homem manteve os mesmos caminhos dos auroques, para movimentar o seu gado...
Existem ainda vestígios físicos da existência desses caminhos, no Parque Natural do Douro Internacional.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Oi André entendo o teu ponto de vista...mas essa discussão é mt subjectiva e pode ser facilmente questionavel...mas para mim é muito mais importante verificar que as cidades portuguesas mais amenas nenhuma delas encontra-se sequer no top 20 das cidades mais amenas de toda Europa e isso para mim é um dado muito mas muito relevante.... agora quem em zonas inahabitadas em tese se possa especular que possa fazer essas tais temperaturas extremas isso já entramos num campo muito especulativo.
Agora o que eu digo é verdade a nossa cidade mais amena Faro não é sequer das cidades mais amenas da europa...isso para mim dá que pensar....

Começa logo por falhar no conceito da palavra "ameno".
Entende-se por ameno algo suave, sem grandes oscilações.
Se Atenas e afins têm invernos mais frios e verões mais quentes que Faro, então Faro é mais ameno, correcto?

E o que é muito subjectivo, sociometeo, é resumir o clima de um país às cidades. Ainda para mais quando se fala da Grécia, que como sabe, ou deveria saber, tem um relevo muito, mas muito mais acidentado que o nosso. Daí até ter feito a comparação Funchal/Madeira.

A Grécia tem cidades com uma temperatura anual média superior às nossas, sim! É um facto! Mas daí não pode extrapolar que a Grécia é mais quente. Porque se assim é então podemos fazer a extrapolação ao contrário. O que é a nossa serra da Estrela comparada com o monte Olimpo? Ou o que são todos os nossos sistemas montanhosos comparados com a cadeia montanhosa central da Grécia que superam "n" vezes os 2000m de altitude?
Nada... Absolutamente nada. Essas regiões gregas aniquilam qualquer ponto frio de Portugal.
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Os portugueses abominam a indústria ou a agricultura porque «dá trabalho». Já com o turismo é só montar a «tenda» e esperar que os turistas apareçam. Mas como disse há tempos o Rui Moreira, da Associação Comercial do Porto, países que vivem apenas do turismo dão muito emprego a empregados de mesa, cortadores de relva ou senhoras de limpeza, mas não a engenheiros, biológos, informáticos, bioquímicos, etc...

por isso é que os nossos grandes empresarios investiram em centros comerciais e na grande distrubição de toda e forma e feitio do que em Industrias aniquilaram o comercio tradicional que penso q ira renascer das cinzas porque o credito ira ser cortado e os grandes espaços vivem essencialmente do credito e das classes medias pois era dinheiro facil e imediato...Mas Frederico o pior é que acho que a nivel do turismo não aprendemos com os erros... e falando em Rui Moreira ele pensa exactamente o que eu penso nessa materia pois já o vi referi-lo no programa pros e contras ele diz e muito bem que a nossa Zona economica exclusiva deverá ser mais explorada....
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
por isso é que os nossos grandes empresarios investiram em centros comerciais e na grande distrubição de toda e forma e feitio do que em Industrias aniquilaram o comercio tradicional que penso q ira renascer das cinzas porque o credito ira ser cortado e os grandes espaços vivem essencialmente do credito e das classes medias pois era dinheiro facil e imediato...Mas Frederico o pior é que acho que a nivel do turismo não aprendemos com os erros... e falando em Rui Moreira ele pensa exactamente o que eu penso nessa materia pois já o vi referi-lo no programa pros e contras ele diz e muito bem que a nossa Zona economica exclusiva deverá ser mais explorada....

Concordo perfeitamente.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
por isso é que os nossos grandes empresarios investiram em centros comerciais e na grande distrubição de toda e forma e feitio do que em Industrias aniquilaram o comercio tradicional que penso q ira renascer das cinzas porque o credito ira ser cortado e os grandes espaços vivem essencialmente do credito e das classes medias pois era dinheiro facil e imediato...Mas Frederico o pior é que acho que a nivel do turismo não aprendemos com os erros... e falando em Rui Moreira ele pensa exactamente o que eu penso nessa materia pois já o vi referi-lo no programa pros e contras ele diz e muito bem que a nossa Zona economica exclusiva deverá ser mais explorada....

Interessante, há uns tempos li uma proposta do PSD para explorar a nossa ZEE... e sobre o que falava... promoção de desportos radicais, desportos marítimos e marinas! :eek: E a investigação, onde fica? E a marinha mercante, onde fica? E as pescas? E a indústria naval? Ridículo.
 

Ferreiro

Nimbostratus
Registo
3 Dez 2010
Mensagens
1,908
Local
A Corunha
Começa logo por falhar no conceito da palavra "ameno".
Entende-se por ameno algo suave, sem grandes oscilações.
Se Atenas e afins têm invernos mais frios e verões mais quentes que Faro, então Faro é mais ameno, correcto?

E o que é muito subjectivo, sociometeo, é resumir o clima de um país às cidades. Ainda para mais quando se fala da Grécia, que como sabe, ou deveria saber, tem um relevo muito, mas muito mais acidentado que o nosso. Daí até ter feito a comparação Funchal/Madeira.

A Grécia tem cidades com uma temperatura anual média superior às nossas, sim! É um facto! Mas daí não pode extrapolar que a Grécia é mais quente. Porque se assim é então podemos fazer a extrapolação ao contrário. O que é a nossa serra da Estrela comparada com o monte Olimpo? Ou o que são todos os nossos sistemas montanhosos comparados com a cadeia montanhosa central da Grécia que superam "n" vezes os 2000m de altitude?
Nada... Absolutamente nada. Essas regiões gregas aniquilam qualquer ponto frio de Portugal.

Nem sequer é necesario chegar até a alta montanha.
Os invernos gregos sao mais fríos que os ibericos a igualdade de latitude e altitude.
Florina 600 metros tem uma media de janeiro de 0,5ºC com dados oficiais de HNMS. Isso é algo imposivel na peninsula iberica.

http://www.hnms.gr/hnms/english/climatology/climatology_region_diagrams_html?dr_city=Florina

Ha que ter em conta que as estaçaos meteorologicas de Portugal estao en areas nao urbanas em geral, enquanto a maioria das estaçaos gregas estao em areas urbanas, a vezes no porto das cidades. Gostaria saber os dados duma estaçao localizada no porto ou no centro das cidades de Faro/Lisboa.
 

Amending

Cirrus
Registo
14 Mar 2011
Mensagens
81
Local
Italia
Atenas deve se apressar para fazer a sua 50°C, porque entretanto a floresta ao redor da estação Thiseio cresce (já agora não está totalmente de acordo com a OMM para a oclusão do céu por obstáculos nas proximidades) ea tela pode acabar na sombra durante as horas mais quentes.
Além da sombra, devemos considerar o fato de que a floresta reduz um pouco o efeito de ilha de calor, a partir de 1,5 - 2 ° C de inflação media de máximas dos últimos 20-30 anos que encontramos na literatura científica, o efeito de ilha de calor pode diminuir um pouco e evitar que Thiseio fazer qualquer pico recorde.
Estou um pouco pessimista também para Elefsina. A crise económica pode provocar uma desaceleração nas atividades industriais que quente a área para além de seus parâmetros naturais (poluição térmica indústrial ) e nos próximos anos poderá se refrescar um pouco... :sad:
 

Costa

Cumulus
Registo
14 Abr 2007
Mensagens
426
Local
PT
Outra coisa essa região lindissima é tudo semi-arida ela pode apresentar esse aspecto no verão devido a ficar com tons amarelos devido ao calor...mas ela é verdejante a maior parte do tempo... paisagem semi-arida é aquela paisagem que é seca durante todo o ano lol e isso não existe sequer em Portugal talvez so mesmo no vale do Guadiana.... e só existe a nivel Iberico em Merida....
Pode dizer que Frederico que essa zona Barca d Alva é semi-arida durante 2,3 meses do ano eheheheh

Este é o aspecto da região em Dezembro/Janeiro

011.jpg
 

mesogeiakos

Cumulus
Registo
10 Ago 2010
Mensagens
347
Local
London/Athens
I dont know why this has escalated like that,but in general the continentality of NW Greece might make the whole country on average colder to Portugal.Plus Greece is larger than Portugal.So for example NW Macedonia perfecture in Greece has an extremely continental climate much more compared to areas of the rest of Med in the same latitudes due to its Balkan orientation.

However Greece has the uniqueness to have the warmest areas of Geographical Europe in average annual temperatures according to official national authorities,one is not exclusive of the other.

Regarding semi-aridity,I dont know if Portugal has an official station under Koppen classification with a semi-arid climate but in Greece ALL 3 LARGER CITIES OF GREECE...ie Athens(Hellenikon) Thessaloniki and Larisa have officially semi-arid climate .Athens straddles CSa BSh while South Athens and Attica has a clear semi-arid climate due to the extreme geomorphology of the Attica peninsula which creates a rain shadow for Athens and gives very low precipitations for the South Attica area.

Attica is really an amazing area climatologically.It can have extreme variations from one place to another,currently holds all the official warm records of the continent both in absolute maxes and absolute means in the summer and for its proximity to the sea an amazing variety of climatic variation.From a mean annual temperature of lower than 16C in extreme north suburbs of Athens (500 altitude) in Dionisos to over 19C in extreme south suburbs of Athens in Vouliagmeni and Voula and from more than 700mm precip in the north of the city to less than 350mm to the extreme south while at the same time the strongest candidate probably to record officially 50C in Europe...and all this in the same city!You should visit Athens to understand its extreme nature.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
I dont know why this has escalated like that,but in general the continentality of NW Greece might make the whole country on average colder to Portugal.Plus Greece is larger than Portugal.So for example NW Macedonia perfecture in Greece has an extremely continental climate much more compared to areas of the rest of Med in the same latitudes due to its Balkan orientation.

However Greece has the uniqueness to have the warmest areas of Geographical Europe in average annual temperatures according to official national authorities,one is not exclusive of the other.

Regarding semi-aridity,I dont know if Portugal has an official station under Koppen classification with a semi-arid climate but in Greece ALL 3 LARGER CITIES OF GREECE...ie Athens(Hellenikon) Thessaloniki and Larisa have officially semi-arid climate .Athens straddles CSa BSh while South Athens and Attica has a clear semi-arid climate due to the extreme geomorphology of the Attica peninsula which creates a rain shadow for Athens and gives very low precipitations for the South Attica area.

Attica is really an amazing area climatologically.It can have extreme variations from one place to another,currently holds all the official warm records of the continent both in absolute maxes and absolute means in the summer and for its proximity to the sea an amazing variety of climatic variation.From a mean annual temperature of lower than 16C in extreme north suburbs of Athens (500 altitude) in Dionisos to over 19C in extreme south suburbs of Athens in Vouliagmeni and Voula and from more than 700mm precip in the north of the city to less than 350mm to the extreme south while at the same time the strongest candidate probably to record officially 50C in Europe...and all this in the same city!You should visit Athens to understand its extreme nature.

Greece is bigger in land territory, not on overall country territory.
And yes, Portugal have official weather stations, with semi-aridity classifications. Regarding the warmest place in Europe, I don´t have any clue.

Sorry for the offtopic.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.