Auriol Weather Station

Puma

Cumulus
Registo
2 Jan 2010
Mensagens
135
Local
Oeiras
Vou trocar os parafusos sem duvida... "Puma" onde arranjou os parafusos? arranja.se facilmente em qualquer "drogaria"?

Thanks... a n ser este problema n tenho nada a apontar a estação, e outra estação com estas características sairia caro, n?

Olá Imviana.

Troquei todos os parafusos, incluindo porcas e anilhas, pois já estavam a começar a ganhar ferrugem :eek:.

Tirei um parafuso de cada tipo e foi a uma drogaria aqui ao pé de mim, e arranjei-os sem problemas.

Creio que no Ali e Leroy Merlin seja igualmente fácil arranjar.:thumbsup:

O que não consigo é arranjar um sensor externo compatível com a nossa estação. :sad::sad:

Até já tentei com sensores da Oregon de 3 canais e ... nada :sad::sad:
 


lmviana

Cirrus
Registo
21 Dez 2009
Mensagens
97
Local
Felgueiras (Longra) (Alt. 245m)
Thanks, :thumbsup: amanha vou trabalhar nisso, aproveitar o tempo estar calmo.

Pedro ainda n o fiz, ja sei que quando esta sol aberto não posso confiar, tenho uma estação mais simples com termómetro interno e externo e esse esta protegido minimamente, para ja vou preocupar.me mais em arranjar outro sensor q inventar neste, o espaço e reduzido para o fazer...
 

Puma

Cumulus
Registo
2 Jan 2010
Mensagens
135
Local
Oeiras
Boas…..


Ao fim de ter experimentado vários sensores externos de temperatura e humidade que fossem compatíveis com esta estação, consegui arranjar um sensor compativel :w00t::winner:

Trata-se de um sensor externo da marca Oh!Naus & Co com transmissão a 434 Mhz.:thumbsup:

Funciona na perfeição com a estação, tendo-o colocado no canal 2 da estação.

Agora é só colocar o sensor como mandam as regras, para ter valores de temperaturas e valores de humidades mais fiáveis.:thumbsup:

Ainda vou decidir se compro um RS ou faço um.

Para o preço que a estação me custou, continuo a estar muito contente com ela.

Caso necessitem de alguma ajuda, podem-me contactar.

Abraço
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Boas…..


Ao fim de ter experimentado vários sensores externos de temperatura e humidade que fossem compatíveis com esta estação, consegui arranjar um sensor compativel :w00t::winner:

Trata-se de um sensor externo da marca Oh!Naus & Co com transmissão a 434 Mhz.:thumbsup:

Funciona na perfeição com a estação, tendo-o colocado no canal 2 da estação.

Agora é só colocar o sensor como mandam as regras, para ter valores de temperaturas e valores de humidades mais fiáveis.:thumbsup:

Ainda vou decidir se compro um RS ou faço um.

Para o preço que a estação me custou, continuo a estar muito contente com ela.

Caso necessitem de alguma ajuda, podem-me contactar.

Abraço

Quanto é que custou o snesor e onde o posso comprar?:w00t:
 

Puma

Cumulus
Registo
2 Jan 2010
Mensagens
135
Local
Oeiras
Comprei-o no Leroy Merlin de Sintra. :winner:

Existe o sensor mais uma pequena estação meteorologica que custa € 33.95, e tambem existe o sensor em separado, o qual me custou €24.99.

Até á data estou muito contente com esta aquisição, que já algum tempo ansiava.
:w00t:

Agora é só arranjar um RS.
 

Puma

Cumulus
Registo
2 Jan 2010
Mensagens
135
Local
Oeiras
Boas....

O sensor externo da marca Oh!Naus & Co com transmissão a 434 Mhz continua a funcionar na perfeição. :thumbsup:

Parece-me bastante fiável.

Tenho andado a ver valores de RS razoáveis, e estou com ideias de durante a semana ver em quanto fica um RS feito por mim, seguindo todas as instruções aqui do forum. Depois é só ver se compensa faze-lo manualmente.:rolleyes:
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Boas....

O sensor externo da marca Oh!Naus & Co com transmissão a 434 Mhz continua a funcionar na perfeição. :thumbsup:

Parece-me bastante fiável.

Tenho andado a ver valores de RS razoáveis, e estou com ideias de durante a semana ver em quanto fica um RS feito por mim, seguindo todas as instruções aqui do forum. Depois é só ver se compensa faze-lo manualmente.:rolleyes:
Não há nenhuma loja com esse sensor, mais perto de Viseu, é que Sintra é muito para mim...:sad:

Edit: Por favor, respondam...
 

Puma

Cumulus
Registo
2 Jan 2010
Mensagens
135
Local
Oeiras
Boas....

Passou uma semana e continuo bastante satisfeito com o sensor externo que arranjei.:thumbsup:

Ainda não tive oportunidade de comprar ou fazer um RS.

De qualquer das formas, tenho o sensor colocado numa parede virada a norte, não apanhando nem Sol nem chuva.

Tenho verificado o seguinte:

Não tem existindo uma grande discrepância entre o sensor de temperatura original, que se encontra totalmente desprotegido, e o 2º sensor, o que realmente se compreende pois o pouco Sol que temos tido, tem sido bastante fraco.

Em termos de humidade , o 2º sensor tem tido sempre uma percentagem de humidade mais elevada que o sensor original, sendo por vezes a diferença de 30%.
Realmente também se compreende pois para além de não apanhar as correntes de vento também não apanha Sol.

Como já vos disse troquei os parafusos originais por outros de aço zincado, e nem ponta de ferrugem, o que já não acontecia com os que vinham de origem, que inclusive, deixaram marcas de ferrugem no plástico do sensor de humidade/temperatura.:angry:
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Tenho verificado o seguinte:

Não tem existindo uma grande discrepância entre o sensor de temperatura original, que se encontra totalmente desprotegido, e o 2º sensor, o que realmente se compreende pois o pouco Sol que temos tido, tem sido bastante fraco.

Em termos de humidade , o 2º sensor tem tido sempre uma percentagem de humidade mais elevada que o sensor original, sendo por vezes a diferença de 30%.
Realmente também se compreende pois para além de não apanhar as correntes de vento também não apanha Sol.

Segundo percebi, tens os 2 sensores desprotegidos, não? Talvez em sítios diferentes?

Estes dias também talvez não tenham servido de grande exemplo ou referência para efeitos de teste na obtenção de valores para que se verifique qual o seu grau de fiabilidade, o que certamente se irá alterar à medida que a maior radiação da Primavera se aproxima.
No entanto, o facto de um sensor estar colocado numa parede virada a Norte, não apanhar sol e estar protegido dos ventos, quanto aos valores, por si só não define padrões de qualidade aceitáveis, mesmo ainda no Inverno, os geralmente mais fracos níveis de radiação, ainda que indirectos, poderão comprometer a genuinidade desses valores, além disso, a um sensor sem protector dar-lhe o benefício de o expor aos ventos é o mínimo de condições que este deveria ter, contudo, não invalida que este não deva ser protegido.
Enfim, toda esta trama obviamente culmina na importância de colocá-lo num RS que no mínimo se pode dizer que em qualquer das situações se trata da protecção mais eficaz.
 

Puma

Cumulus
Registo
2 Jan 2010
Mensagens
135
Local
Oeiras
Boas...

Efectivamente o sensor que acompanha a estação Auriol não te qualquer tipo de protecção em consequência da maneiro como o mesmo foi fabricado em conjunto com o anemómetro.

O sensor extra, como disse está numa parede virada para Norte, nunca apanhando Sol. De forma a protege-lo minimamente, o mesmo encontra-se debaixo de uma pequena saliência do telhado do prédio, sem apanhar qualquer tipo de chuva. Logo que me seja possível coloco uma foto.

Mais alguém consegui emparelhar um sensor externo ?
 

zejorge

Cumulus
Registo
15 Jan 2010
Mensagens
361
Local
Constância (Montalvo) 74 m
Olá amigo Puma

Sou ainda principiante nestas andanças, e por isso tudo são dúvidas. Quanto ao sensor extra, muito lhe agradecia me informasse onde o adquiriu e os custos inerentes.
Quando se fala em radiação solar, perguntar-lhe-ia se isso significa a incidência directa dos raios solares ou não, já que eu protegi a zona dos sensores da incidência directa, através de uma "engenhoca" que poderá ver no meu avatar.
Registei diferenças de temperatura na ordem dos 4º, nos dias de sol que tivemos, comparativamente com um termómetro de máximas/minimas que se encontra sempre à sombra numa parede virada a Norte, VAmos ver o vai acontecer quando a temperatura aumentar......

Cumprimentos
[
 

Puma

Cumulus
Registo
2 Jan 2010
Mensagens
135
Local
Oeiras
Caro Zejorge.

Antes do mais deixe-me felicita-lo pela engenhoca que colocou na sua estação Auriol.:thumbsup::w00t:

Não se pode dizer que é um RS, mas não deixa de ser algo útil, para proteger o sensor da radiação directa e indirecta solar.

Contudo parece-me que a engenhoca que colocou poderá prejudicar a leitura da direcção e velocidade do vento, quando este tem um determinado sentido.

Razão pela qual não lhe coloquei nada, nem o faço conta de o fazer, e daí a minha preocupação em arranjar um sensor extra.

Trata-se de um sensor externo da marca Oh!Naus & Co com transmissão a 434 Mhz.

Comprei-o no Leroy Merlin de Sintra.

Existe o sensor mais uma pequena estação meteorológica que custa € 33.95, e também existe o sensor em separado, o qual me custou €24.99.

Funciona na perfeição com a estação, tendo-o colocado no canal 2 da estação.

Ainda dentro da minha pouco experiência, espero o ter ajudado.:thumbsup: