Auriol Weather Station

Werk_AG

Cumulus
Registo
12 Jan 2013
Mensagens
280
Local
Cercal CDV
Esta estação aceita mais um receptor de temperatura / humidade externo?

Pelo que tenho lido, o ponto mais fraco desta estação, é precisamente os dados do sensor de temperatura humidade: perca de fiabilidade com o passar do tempo, e o facto dos sensores não estarem num RS, poderem fornecer dados com menor precisão. Já li tambem que a abordagem de alguns utilizadores foi a de retirarem os sensores da estação e colocá-los num RS de fabrico caseiro.
De momento estou a tentar outra abordagem: Construir um RS com um sensor de temperatura / humidade de maior fiabilidade (DTH22) ligado a um arduino que lê os dados e depois os envia atravez de um emissor de RF.
O codigo arduino para o emissor está praticamente pronto tendo já feito alguns testes com exito.
Do lado do receptor estou a usar uma versão modificada do software arduino Cumulus_V133_BMP085, que continua a receber os dados normais da estação, mas substitui os dados da tempratura / humidade do sensor original, pelos recebidos do sensor extra.
Quando tudo estiver pronto, faço intenção de publicar todo o projecto.

Possivelmente vou precisar de ajuda dos mais entendidos para alguns pormenores...

É minha intenção que o modulo extra, para além do envio de temperatura / humidade, envie tambem dados de um sensor de radiação solar e de UV B (tambem eles ligados ao mesmo arduino), mas o ficheiro easyweather.dat não tem campos para esses dados... e não sei como colocá-los no CUMULOS. No entanto algumas estações mais recentes que usam o mesmo formato de ficheiro, já incluem esses dados (no software do cillos estão lá referencias ao solar data)... ainda muito por estudar, é o que é! :)

Desculpem a longa intervenção... como já perceberam, sou novinho em tudo isto!
 


fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,423
Local
Ponta Delgada - Açores
Boas.

Em alternativa ao Cumulus tens o WSDL que tem leitura directa e permite a leitura de múltiplos sensores, ainda dediquei-me um bocado a criar um protocolo de comunicação com o autor do WSDL..funcionava bem (alguns problemas com leituras de pressão), mas nunca mais dei uma vista de olhos.

Sobre o sensor de humidade/temperatura, sem rs, os valores da temperatura sobem para valores irreais ao sol, mas à noite ou à sombra os valores são muito parecidos com as estações oficiais. Ocorre uns ocasionais erros de leitura tanto na estação como na leitura RF (mesmo com checksum), mas no código podes sempre fazer um controlo de leitura, ex (dados por alto):

Se a última e a penúltima leitura tiver uma diferença <3º ou 20%, deixa passar os dados, caso contrário continua com a última leitura correcta. Claro que convem contruir melhor o if ou case, senão o código não deixa passar dados:p
 

Werk_AG

Cumulus
Registo
12 Jan 2013
Mensagens
280
Local
Cercal CDV
fablept, obrigado pelas dicas.

Já andei a dar uma olhada pelo WSDL, pareceu-me interessante. Vou fazer mais umas experiências assim que tiver mais um arduino, pois por agora não queria usar o que está a funcionar com o Cumulos.
 

Werk_AG

Cumulus
Registo
12 Jan 2013
Mensagens
280
Local
Cercal CDV
... dediquei-me um bocado a criar um protocolo de comunicação com o autor do WSDL..funcionava bem (alguns problemas com leituras de pressão), mas nunca mais dei uma vista de olhos.

Será que está a falar do codigo "WSDL and Cumulus Version 0.1"?
Tenho andado a dar uma olhada por ele, para estudar a implementação do protocolo generico de comunicação com o WSDL.

Estive a tentar reacordar um topico com mais de dois anos no Fórum do Cumulos, no qual se comentava a extensão das possibilidades do ficheiro easywether.dat acrescentando campos para sensores extra. Apesar do Steve parecer aberto à ideia, na verdade não me parece que a coisa avançe, pelo menos num curto espaço de tempo, pelo que estou a voltar-me para o WSDL, apesar de achar o Cumulos fantástico.