Ausência prolongada de precipitação Novembro/Dezembro 2013

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,202
Local
loule-caldeirao
As quantidades de precipitação previstas para quinta-feira prometem interromper este período seco. E depois disso há mais 3 frentes frias com possibilidade de nos visitarem. Talvez se chegue aos 50% da precipitação mensal prevista para dezembro.

Boas Agreste!

Estás muito optimista...eu só vejo cerca de 20mm até dia 26 e se calhar já é bem espremido. Ambos sabemos o que estas frente de Noroeste produzem cá e basta olhar aos modelos.
Só se tiveres com esperanças na última semana.
Eu estou a assumir 50% como 50mm aqui mais para o litoral e uns 70mm mais para a serra;)
 


Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Boas Agreste!

Estás muito optimista...eu só vejo cerca de 20mm até dia 26 e se calhar já é bem espremido. Ambos sabemos o que estas frente de Noroeste produzem cá e basta olhar aos modelos.
Só se tiveres com esperanças na última semana.
Eu estou a assumir 50% como 50mm aqui mais para o litoral e uns 70mm mais para a serra;)

Eu acho que estão ambos muito optimistas :lmao::lmao::lmao:

Até dia 24 o GFS indica 4,8 mm aqui para Faro e depois disso a situação é identica !
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,202
Local
loule-caldeirao
Eu acho que estão ambos muito optimistas :lmao::lmao::lmao:

Até dia 24 o GFS indica 4,8 mm aqui para Faro e depois disso a situação é identica !

Sim eu próprio tropecei nas minhas palavras:D Nem sei onde fui arranjar 20mm...por muito que custe os modelos não apresentam quase nada aqui para este cantinho.

Para já a longo prazo a tendência é para que o AA se volte a intrometer empurrando ainda mais para Norte a Zonal se é que alguma vez ele deixe de se interferir...

Parte da península vai mesmo entrar em seca severa não há hipótese!
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,441
Local
Olhão (24 m)
Amanhã, no sotavento algarvio deve chover entre 2 a 5 mm, depois lá pelo Natal a mesma coisa, segundo o GFS com maior resolução coloca entre 5 a 10 mm de precipitação acumulada no Sotavento algarvio até dia 26. Se este mês chegar aos 20 mm no sotavento é como um milagre. :lol: Se formos ver as previsões sazonais do NOAA até nem a Primavera este ano escapa. Da seca severa já não nos livrarmos deste mês, por aqui.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Pois apesar da pra já pouca precipitação prevista penso que ainda podemos ter uma surpresa, apesar de estas depressões vindas de Noroeste não nos favorecer, penso que amanhã poderemos ter até uns 10 mm, e depois pelo Natal ainda pode surpreender ...

Os modelos estão algo instaveis e basta a zonal descer um pouco e tudo se altera !
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,202
Local
loule-caldeirao
Pois apesar da pra já pouca precipitação prevista penso que ainda podemos ter uma surpresa, apesar de estas depressões vindas de Noroeste não nos favorecer, penso que amanhã poderemos ter até uns 10 mm, e depois pelo Natal ainda pode surpreender ...

Os modelos estão algo instáveis e basta a zonal descer um pouco e tudo se altera !

Esperemos que hajam surpresas! É impressionante numa altura destas não conseguir cavar o terreno mais que "uma enchada" pois está completamente seco por baixo e estou a falar de uma zona onde choveu cerca 10mm na sexta passada agora imagino onde quase nem choveu...
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Esperemos que hajam surpresas! É impressionante numa altura destas não conseguir cavar o terreno mais que "uma enchada" pois está completamente seco por baixo e estou a falar de uma zona onde choveu cerca 10mm na sexta passada agora imagino onde quase nem choveu...

Pois não houve surpresas ....

Vou olhar á sazonal do ECM para me assustar um bocado !
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,208
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Outros tempos enquanto se aguarda a saída do relatório mensal deste mês que deve continuar a agravar a seca...


Não me parece que seja precisa austeridade no consumo de energia devido à seca.

Muito pelo contrário.

O mês de Janeiro ainda não terminou e a produção de energia hídrica já ultrapassou os 2,000GWh. (Valor muito superior ao normal para Janeiro).
As grandes barragens de produção hídrica estão todas acima dos 80% de armazenamento.

E a verificar-se a previsão de precipitação abundante para os próximos dias, muitas barragens poderão/deverão efectuar descargas.
 
  • Gosto
Reactions: Agreste e actioman

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Não desvalorizo isso, as barragens do Algarve não produzem electricidade mas servem o abastecimento de água. Estão a perder água quando podiam estar a acumular.

O noroeste tem vários pontos perto dos 400mm. Nós aqui não temos 50mm.

A notícia é de 1983 e em 1983 já tínhamos acumulado 2 invernos secos.
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
O território em seca diminuiu apesar da precipitação ter sido 75% do valor médio esperado para janeiro. Usar dados de Loulé para representar Faro também não ajuda.

A minha percepção das coisas pode estar errada ou pode ser a qualidade dos dados que o IPMA recolhe que é cada vez pior.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,202
Local
loule-caldeirao
O território em seca diminuiu apesar da precipitação ter sido 75% do valor médio esperado para janeiro. Usar dados de Loulé para representar Faro também não ajuda.

A minha percepção das coisas pode estar errada ou pode ser a qualidade dos dados que o IPMA recolhe que é cada vez pior.

Para mim o Algarve meteorologicamente falando e pelo menos a nível do IPMA praticamente não existe. Os relatórios apresentados nos últimos meses em nada traduzem a realidade e penso que corroboram a minha afirmação.
Para mim o certo é que todo o Algarve está abaixo da média e que as diferenças pelo menos entre a região de São Brás/Loulé e o litoral são significativas no mês de Janeiro e agora no presente mês. Outra estação que serve para mim de referência pelo menos a nível no barrocal é a de Alte e em Janeiro acumulou menos que Loulé 69,8mm contra os 80mm de Loulé (salvo erro). Este mês não sei a quanto vai, não consigo ver no site da drapalg. Apenas retiro do site que no trimestre Nov/Dez/Jan choveram 143mm pouco mais que só no mês de Outubro com 127mm. Este mês a precipitação também não deve de ir muito abundante nessa zona talvez entre os 50/60mm. É certo que não estamos assim tão mal mas a nível hídrico nota-se que estamos em seca com todas as ribeiras muito fracas.

Deixo aqui um documento acerca das EMA's que me parece interessante:
http://www.drapalg.min-agricultura.pt/ema/images/artigos/DRAPALG%20EMAs%20-%20a%20rede.pdf
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Para mim o Algarve meteorologicamente falando e pelo menos a nível do IPMA praticamente não existe. Os relatórios apresentados nos últimos meses em nada traduzem a realidade e penso que corroboram a minha afirmação.
Para mim o certo é que todo o Algarve está abaixo da média e que as diferenças pelo menos entre a região de São Brás/Loulé e o litoral são significativas no mês de Janeiro e agora no presente mês. Outra estação que serve para mim de referência pelo menos a nível no barrocal é a de Alte e em Janeiro acumulou menos que Loulé 69,8mm contra os 80mm de Loulé (salvo erro). Este mês não sei a quanto vai, não consigo ver no site da drapalg. Apenas retiro do site que no trimestre Nov/Dez/Jan choveram 143mm pouco mais que só no mês de Outubro com 127mm. Este mês a precipitação também não deve de ir muito abundante nessa zona talvez entre os 50/60mm. É certo que não estamos assim tão mal mas a nível hídrico nota-se que estamos em seca com todas as ribeiras muito fracas.

Deixo aqui um documento acerca das EMA's que me parece interessante:
http://www.drapalg.min-agricultura.pt/ema/images/artigos/DRAPALG%20EMAs%20-%20a%20rede.pdf

Os mapas em termos mensais penso que estão mais ou menos correctos se eu usar como referência a normal de Faro que anda em volta dos 60 mm em Janeiro.
A variável em termos climáticos no Algarve em Janeiro se traduzir entre cerca de 40 mm no litoral e cerca de 80 mm na região de Loulé. Obviamente quando se constroi um mapa o IPMA não utiliza a normal de Faro para construir o mapa mas penso que o mapa de referência do INAG (já velhinho) e por isso estou de acordo que tivesse chovido cerca de 70% da normal em Janeiro do mesmo modo que choveu cerca de 50% do normal em Dezembro e vamos em cerca de 50% do normal em Fevereiro .....
O problema do relatório do IPMA está como foi construido o acumulado desde 1 Outubro que nem faço ideia do disparate que está para ali mostrado.
Se mostram Outubro com cerca de 80 a 120% do normal, Novembro abaixo dos 25%, Dezembro nos 50%, Janeiro nos 75%, então o mapa deveria mostrar uma anomalia na ordem dos 50% a 60% face á media e não a indicar que estamos na normal. Não faz sentido !

Mas pronto dados sem valores de EMA dá nisto asneirada !