Avisos e alertas oficiais (Maio 2016)

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,162
Local
Belas
Avisos e Alertas oficiais

Leia com atenção as condições de utilização do fórum.
A participação neste tópico, além das condições gerais, está sujeita a condições específicas.

Use este tópico apenas para colocar avisos e alertas de entidades oficiais, como a Protecção Civil, IPMA, etc.
Não comente nem debata neste tópico determinado aviso ou alerta, faço-o nos tópicos de previsões ou outros.
 


Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,921
Local
Cabanas - Palmela (75m)
O IPMA actualizou os avisos Meteorológicos (SAM) para amanhã:

Distritos de Beja, Évora, Setúbal e Faro:
Aviso Amarelo - Precipitação

Amarelo De Qui, 5 Maio 2016 05:59 UTC a Qui, 5 Maio 2016 17:59 UTC
Chuva/Aguaceiros
Periodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada.

Última atualização: quarta-feira, 4 de maio de 2016 9:9 UTC

E está actualmente em vigor no distrito de Faro, um aviso para ondulação:

Aviso Amarelo - Agitação Marítima

Amarelo De Qua, 4 Maio 2016 09:10 UTC a Qua, 4 Maio 2016 17:59 UTC
Altura Significativa das Ondas
Na costa Sul, ondas de sueste com 2 metros, em especial no Barlavento
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Proteção Civil alerta para possibilidade de inundações durante o fim de semana
  • A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alertou hoje para a possibilidade de inundações em meios urbanos historicamente mais vulneráveis devido à chuva, por vezes forte, que deverá cair em todo o país durante o fim de semana.


O alerta da Proteção Civil surge após o contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes forte e acompanhados de trovada entre o início da tarde de sábado e o fim da madrugada de domingo em todo o país.

A ANPC adianta que a chuva pode acumular mais de 40 milímetros (mm) em seis horas e cerca de 50 mm em 12 horas, em especial a partir da tarde de sábado e início da madrugada nas regiões do centro e litoral norte e sul.

A ANPC chama ainda a atenção para o vento que vai soprar forte, podendo ocorrer fenómenos extremos em especial no litoral e nas regiões do interior centro e sul, e para a agitação marítima.

Em comunicado, a Proteção Civil alerta para a possibilidade de ocorrência de inundações em meios urbanos historicamente mais vulneráveis.

Face às previsões meteorológicas, alerta-se para o piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água, possibilidade de cheias rápidas em meio urbano e de inundações, além da possível queda de ramos de árvores devido ao vento.

A proteção civil avisa a população sobre as medidas preventivas, considerando que devem ser adotados os comportamentos adequados, sobretudo nas zonas historicamente mais vulneráveis.

Nesse sentido, recomenda a adoção de uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias rodoviárias, e não atravessar as zonas inundadas.

A ANPC aconselha ainda a garantir uma adequada fixação de estruturas que possam estar soltas e ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, prestando atenção para a possibilidade de queda de ramos ou árvores em virtude de vento mais forte, além de cuidados especiais ao circular junto à orla costeira, evitando a prática de atividades relacionadas com o mar.



CMP // CC

Lusa/fim
http://24.sapo.pt/article/lusa-sapo...ilidade-de-inundacoes-durante-o-fim-de-semana
 

ruijacome

Cumulus
Registo
16 Nov 2009
Mensagens
190
Local
Cascais
Todos os Corpos de Bombeiros, de todos os distritos de Portugal Continental, vao passar ao Nivel de Alerta Especial Amarelo, emitido pela ANPC, a partir das 14h00 de amanhã, até às 14h00 de Domingo!
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,622
Local
Portalegre
ItwJmtQ.jpg

O AEMET aumentou o aviso para o Norte de Cáceres, onde se prevê acumulações de até 80 mm em 12 horas. Creio que estão a considerar a condensação provocada por causa da Cordilheira Central e a Serra de Gata, dada a sua orientação O/E. Pena o IPMA não considerar a altitude como elemento fundamental para uma adequada previsão, pois creio que as elevações do Centro do País (Gardunha, Estrela, Lousã, etc) e a Serra de S. Mamede irão ter precipitações elevadas neste evento.