Avisos e Alertas Oficiais - Novembro 2016



david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,363
Local
Fajarda - Coruche(57m)
Por acaso é São Mamede que pertence ao Concelho da Batalha e por conseguinte ao Distrito de Leiria. Mas em Fátima está a chover como aqui...

ah ok ^^, como tens no perfil Fátima pensei que pertencesse a lá ^^

pois eu continuo a achar que falta avisos de precipitação, aquele distrito a verde ali no meio (santarém) faz me uma confusão...

mas vamos deixar de falar nisto (pelo menos aqui) que só estamos a fazer off topic :p
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,664
Local
Portalegre (400m)
Faro levou upgrade para Laranja em termos de precipitação/trovoada.

VkJjiaQ.png
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Mau tempo: Proteção Civil emite alerta para inundações e queda de árvores
Jornal Económico

14:27
Há possibilidade de inundações, formação de lençóis de água e queda de ramos ou árvores devido à previsão de chuva e vento para o fim de semana.

chuva-mau-tempo-925x578.jpg

SOCIEDADE
A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alertou esta sexta-feira para a possibilidade de inundações, formação de lençóis de água e queda de ramos ou árvores devido à previsão de chuva e vento para o fim de semana.

O aviso à população surge após o contacto realizado pelo Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS) da ANPC com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê um agravamento das condições meteorológicas para sábado, nas regiões do sul, estendendo-se à região centro, no domingo.

Para sábado, o IPMA prevê períodos de chuva por vezes forte e acompanhada de trovoada, nas regiões do sul a partir do final da madrugada e nas regiões do centro a partir do início da tarde até ao final do dia, em especial no Algarve e Baixo Alentejo.

No domingo, os períodos de chuva vão ser, por vezes, forte e acompanhados de trovoada, nas regiões do sul e do centro, em especial no Algarve onde se prevê mais intensa e se prolonga até ao início da manhã de segunda-feira.

No comunicado, a ANPC adianta que o vento vai soprar forte, entre sábado e segunda-feira, e, por vezes, com rajadas até 75 quilómetros por hora, no litoral a sul do cabo Mondego, e com rajadas até 90 quilómetros por hora, nas terras altas.

Face a estas condições meteorológicas, a Proteção Civil alerta para a possibilidade de piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água e gelo, cheias rápidas em meio urbano e inundações nas zonas historicamente mais vulneráveis, além da possível queda de ramos ou árvores em virtude de vento mais forte.

A ANPC indica também que podem ocorrer possíveis acidentes na orla costeira.

Nesse sentido, a ANPC apela à população para adotar comportamentos adequados, principalmente nas zonas historicamente mais vulneráveis.

Entre as medidas, a ANPC recomenda a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas, adoção de uma condução defensiva e redução da velocidade.

Não atravessar zonas inundadas, garantir uma adequada fixação de estruturas soltas e ter especial cuidado na circulação junto a áreas com árvores e na orla costeira e zonas ribeirinhas são outros medidas preventivas sugeridas pela Proteção Civil.
http://www.jornaleconomico.sapo.pt/...l-emite-alerta-inundacoes-queda-arvores-96006