Blizzard Europa (Jan/Fev 2012)



irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Re: Seguimento Europa 2012

Sigo já com 0ºC e em breve vai começar o derretimento desta insuportável neve!

Vejam o que acontece a pessoal com garagens. A foto é tirada das notícias islandesas. Há muitos casos aqui onde moro, como este.

É uma quantidade simplesmente demasiada de neve.

595890.jpg
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Re: Seguimento Europa 2012

Recordes islandeses batidos!

Este Janeiro vai ser (quase de certeza) o recorde de dias de neve no solo em 100 anos em Reykjavík, num mês de Janeiro.

Pelo menos em Reykjavík, já que a maioria das outras estações apenas têm medições recentes.

Por exemplo, nunca em 100 anos, Reykjavík teve 100% de dias de cobertura de neve no solo. Até agora (estámos a 27 de Janeiro) todos os dias do mês tiveram neve no solo na capital. O recorde é de 29 dias no mês em 1984, 1976 e 1949. Portanto, se a neve permanecer até segunda, o recorde será batido!!

Igualmente, refiro que a 29 de Dezembro do mês passado, foi batido o recorde de acumulação de neve em Reykjavik num mês de Dezembro: 33cm.

Parece também que estámos agora com níveis de acumulação perto do recorde absoluto de Janeiro de 1937, de 55cm de neve no solo. Não sei quanta neve Reykjavík tem agora, provavelmente uns 45cm, e o inverno ainda tem uns meses pela frente.


De um modo muito interessante, são previstas temperaturas anormalmente altas amanhã, 5ºC a 12ºC na maioria do país. O recorde nacional de Janeiro é de +12ºC (e de +8ºC em Reykjavík), portanto esse recorde também poderá ser ultrapassado. Reykjavík segue com +5ºC.

No sul do país, as acumulações raramente ultrapassam os 50cm, pois ocorrem derretimentos frequentes (como o de hoje e amanhã). Mas no norte do país, a história é diferente. Vejam, a altura que a neve pode atingir no final do inverno. Esta foto é do noroeste islandês, de Abril de 2010 (autoria do IM islandês)

Sudavikurhlidar-1.jpg
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,968
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Re: Seguimento Europa 2012

Boa tarde

Hoje a região central dos Pirinéus apresentou valores de mínimas já muito interessantes.
Na noite anterior os valores rondaram os -10ºC de mínima nas estações mais frias; mas esta noite já atingiram os -18ºC...
Até onde poderão chegar as mínimas nas próximas noites?!;)

pirinus.jpg
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
jasus.png


Vaga de frio na Europa faz pelo menos 58 mortes
A severa vaga de frio que chegou ao leste europeu na última semana já tirou a vida a um total de, pelo menos, 58 pessoas. A Ucrânia, a Polónia, a Roménia e a Rússia são os países mais afectados.

O caso é mais crítico na Ucrânia, onde 21 pessoas, na sua maioria sem-abrigo, foram encontradas congeladas no meio das ruas; cinco morreram de hipotermia já no hospital e outras quatro foram encontradas sem vida nas suas casas.

De acordo com a porta-voz do ministério de Situações de Urgência, Yulia Yershova, mais de 540 pessoas foram internadas na última semana com sintomas de hipotermia.

Com as temperaturas a roçar os 23 graus negativos na capital Kiev, escolas e centros de saúde viram-se obrigados a fechar portas. Também o trânsito tem estado caótico na capital devido às fortes quedas de neve e estradas inteiramente congeladas.

Para atenuar a situação e prevenir mais fatalidades, as autoridades ucranianas montaram tendas aquecidas nas ruas da capital, providas de comida e bebidas quentes para os sem-abrigo.

O presidente da câmara de Kiev, Oleksandr Popov, ordenou esta terça-feira o encerramento de todas as escolas e colégios da cidade devido aos quase 30 graus negativos que se esperam para a próxima quarta-feira. Por precaução, a paragem do ano lectivo deverá manter-se até segunda-feira da semana que vem.

Na Polónia, cinco pessoas morreram devido ao frio nas últimas 24 horas, aumentando o número de mortes para 15, avança a polícia nacional. Para a noite de hoje são esperados 29 graus negativos no sudeste do país.

Em Bucareste, os 20 graus negativos que se fazem sentir já tiraram a vida a oito pessoas, tendo duas delas morrido nas últimas 24 horas.

A Rússia também não escapa ao cenário, com o departamento de saúde de Moscovo a anunciar uma morte devido ao intenso frio que se faz sentir na capital.

AP/SOL

Grécia



Rússia



Letónia

 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Re: Vaga de frio na Europa

Más notícias da Europa:


Mais de 60 mortos na Europa devido à vaga de frio


São já mais de 60 os mortos por causa da onda de frio que afecta o Este da Europa, cujos governos viram-se obrigados a mobilizar o Exército para garantir a distribuição de alimentos e medicamentos e organizar abrigos de emergência para as pessoas sem tecto. Na Ucrânia, os termómetros atingiram os 33 graus negativos, uma das mais baixas temperaturas dos últimos seis anos naquele país, onde os termómetros não costumam descer abaixo dos 15 graus negativos.



Na Ucrânia, os termómetros atingiram os 33 graus negativos, uma das mais baixas temperaturas dos últimos seis anos naquele país, onde os termómetros não costumam descer abaixo dos 15 graus negativos.

Pelo menos 30 pessoas, na sua maioria sem-abrigo, morreram na Ucrânia nos últimos cinco dias. Outras 500 foram hospitalizadas por hipotermia e outros problemas relacionados com o frio.

O Ministério das Emergências organizou 1600 centros de acolhimento para dar abrigo e alimentos às pessoas sem casa. Na zona Este da Bósnia, foram registadas temperaturas abaixo dos 30 graus negativos. Os meteorologistas advertiram as populações para o facto de a onda de frio durar até sexta-feira e que os maiores nevões irão cair quarta-feira.

Na Bulgária e na Roménia faleceram, respectivamente, cinco e oito pessoas. O mar Negro ficou congelado no centro de férias romeno de Mamaia e um lago salino situado na fronteira da Bulgária congelou pela primeira vez em 58 anos.

Na Polónia, cinco pessoas perderam a vida na passada noite, elevando para 15 o número de vítimas mortais devido à onda de frio que afecta aquele país desde o passado fim-de-semana. Algumas pessoas perderam a vida por intoxicação com monóxido de carbono devido ao mau estado de conservação das estufas, de acordo com informação do Ministério do Interior. Pelo menos três pessoas morreram por causa da neve nas regiões montanhosas do sul e sudeste da Sérvia.


http://www.jn.pt/PaginaInicial/Mundo/Interior.aspx?content_id=2275244
 

Ferreiro

Nimbostratus
Registo
3 Dez 2010
Mensagens
1,908
Local
A Corunha
Re: Seguimento Europa 2012

Temperaturas oficiais (MeteoRomania) ás 8h. A esa hora a cidade mais fría era Intorsura Buzaului (750 metros) -31ºC. Segundo Wikipedia esa é cidade que quase todos os anos marca as minimas em Rumania.

 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Re: Vaga de frio na Europa

Vaga de frio em muitos países, a situação mais dramática vive-se na Ucrânia onde já morreram 30 pessoas.

  • Cold Wave Bulgaria [Statewide]
  • Cold Wave Bosnia and Herzegovina [Statewide]
  • Cold Wave Russia [Asia] [Eastern region]
  • Cold Wave Poland [Statewide]
  • Cold Wave Romania [Statewide]
  • Cold Wave Serbia [Statewide]
  • Cold Wave Ukraine [Statewide]
  • Cold Wave Italy [Northern regions]
  • Cold Wave Czech Republic [Statewide]

http://hisz.rsoe.hu/alertmap/index2.php