Bragança-nevão de 1969



Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Grade relíquia! :thumbsup: Deve ter sido em finais de Fevereiro.

Muito bom. Houve mais nevões desse género desde essa data?

Na maior parte dos anos, em alguns invernos vários desse tipo. Mas nesta década as acumulações têm sido fracas. A acumulação na cidade nesse ano parece ter sido boa, mas nada de excepcional. A julgar pela reanálise, 1969 parece ter sido um bom ano de neve.
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Parabéns por estas fantásticas descobertas. :thumbsup:

Apesar de ter sido há 40 anos, alguns sítios parecem inalterados, como a fonte das estalactites.

Apenas por curiosidade, essa não é a mesma fonte que se encontra relativamente perto do BragançaShopping ?

Há ainda outra perto do restaurante/pizzaria A Gôndola, que visitei na famosa viagem que fizemos (eu, o André, o Gil e o João Soares) a Bragança, naquele fim-de-semana em Janeiro.
 

SnowMan

Cumulus
Registo
1 Dez 2008
Mensagens
105
Local
Arcozelo, VN Gaia (12m de altitude a 300m do mar)
He he! Este pessoal sonha com neve até em Julho! Bom vídeo!



A propósito e por falares de sonhar com neve em Julho aproveito para interrogar se alguém tem referências ou registos sobre uma vaga de frio e nevão com alguma acumulação, durante a 1ª quinzena desse mês, entre os anos de 1958 a 1968, que pelo menos se verificou nos cumes das Serras do Alvão e Padrela?
Por certo terá também nevado a altitudes superiores noutros pontos do país.
Esse episódio foi testemunhado por meu avô que todos os anos passava essa quinzena em Vidago, e donde me recordo dele telefonar dizendo que estava um frio enorme e que via neve nessas serras.
O hotel onde se hospedava só abria a 1 de Julho e nesse dia lá estava ele para fazer o seu tratamento de 15 dias nas termas, pelo que o período do mês não falha...resta saber o ano!
Saliento que ele sabia bem o que era neve pois, embora residisse no Porto, durante toda o ano se deslocava todas as semanas conduzindo o seu automóvel a uma propriedade de família próximo de Macedo de Cavaleiros, atravessando naturalmente o Marão e demais zonas montanhosas.
Seria curioso obter mais informações desde episódio raro :thumbsup:!