Bragança só tem água para 50 dias

Tópico em 'Media' iniciado por algarvio1980 20 Nov 2007 às 17:56.

1. algarvio1980

algarvio1980
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    21 Mai 2007
    Local:
    Olhão (24 m)
    Verão prolongado esgotou reservas na barragem de Montesinho
    A chuva que começou a cair pode não ser suficiente para repor as reservas de água que fornecem a cidade de Bragança. A barragem de Montesinho, que abastece mais de 30 mil habitantes, está a 14% de esgotar a sua capacidade, dispondo de água para pouco mais de 50 dias.

Falta de água em Bragança
    Reservas dão para 50 dias

A falta de precipitação dos últimos meses no nordeste transmontano não permitiu repor as reservas de água. “A situação é preocupante, estamos perto de esgotar as reservas. Fomos já forçados a recorrer a sistemas alternativos”, sublinhou Jorge Nunes, presidente da câmara de Bragança.
    A chuva prevista para estes quatro dias pode não ser suficiente para repor as reservas de água.
    Esta não é a primeira vez que Bragança atinge o limiar da ruptura do abastecimento. De acordo com o presidente da câmara, a situação só ficará resolvida com a construção de uma segunda barragem, em Montesinho, para reforço da já existente.
    Este é um processo que se arrasta há mais de 20 anos por oposição do Ministério do Ambiente.
    "São serviços fundamentalistas e irresponsáveis que prejudicam os interesses das populações locais. Ir à montanha buscar água com qualidade é uma prática em todos os Países", afirma o autarca.
    No final desta semana o município vai proceder a nova avaliação das reservas de água e, em situação limite, o racionamento poderá ser uma medida a tomar.

Fonte: Sic

Preocupante a situação em Bragança:(:(

Collapse Signature Expand Signature
  2. Mário Barros

Mário Barros
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    18 Nov 2006
    Local:
    Cavaleira (Sintra)
    Pois eu tambem vi isso eles andam sempre no limite...:mad::mad:

Penso que esta chuva já ajudou qualquer coisita ao menos os solos já não estão tão secos :hehe:

3. Fil

Fil
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    26 Ago 2005
    Local:
    Bragança
    O presidente da CM aproveita qualquer período de poucas chuvas para reivindicar uma 2º barragem em Montesinho, é quase automático :hehe:

Espero que chova em Dezembro como deve ser, senão o problema pode ficar sério...

4. Brigantia

Brigantia
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    20 Jan 2007
    Local:
    Norte de Portugal
    A segunda barragem (Veiguinhas),reivindicada pelo Presidente da Câmara, para onde está prevista concretamente?!!!

5. Fil

Fil
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    26 Ago 2005
    Local:
    Bragança
    Só sei que fica no PNM, de resto não sei qual a localização exacta.

6. Z13

Z13
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    20 Set 2006
    Local:
    Bragança - 690m

pelas informaçoes que tenho situa-se junto da nascente do rio sabor, aproximadamente no local q tento demonstrar com a imagem:

[​IMG][/URL][/IMG]

7. AnDré

AnDré
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    22 Nov 2007
    Local:
    Arroja, Odivelas (142m)
    então, pela minha interpretação, trata-se de uma barragem de pequenas dimensões cuja função será apenas de abastecimento à população, certo?

Então o que é que defende o ministério do ambiente em prole da "não construção" da 2ª barragem? :s
    Os impactos ambientais causados pela barragem são assim tão grandes?

Partilhar esta Página