Cálculo da temperatura média

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Ok. Eu os meus dados, tenho-os arquivados na forma que o Weatherlink os regista, ou seja, de 5 em 5 minutos (em que o valor dado é referente à média dos valores lidos durante esses 5 minutos). Por exemplo, o valor da temperatura que está registado à 01h00, refere-se à media da temperatura lida entre as 00h56 e as 01h00, julgo eu. Para o cálculo da Thora(24), se calhar posso utilizar apenas esse valor para cada hora? O que achas?

Recomendo 2 coisas:

1) Muda o arquivo para 10 minutos. É o standart recomendado pelo WMO e é o usado pelo IM, AEMET e muitos outros organismos semelhantes. Se mudares, faz primeiro uma recolha no Weatherlink porque esta mudança limpa todos os dados do data logger. Outra vantagem é a recolha de dados em caso de falha passar de 8 dias para aprox. 16 dias.

2) No Weathelink vai a setup > Set temperature & hum calibration. Se tiveres o opção Average Over Archive Period > enabled, significa que o valor "temp" no logger equivale à média do período de 5 minutos. Se essa opção não estiver seleccionada, o valor "temp" é da temperatura instantânea no fim do período de 5 minutos. Se não estiver activa, trata disso.

Fica a recomendação para todos os utilizadores do WeatherLink. :thumbsup:
 


ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Fiz um exercício idêntico ao que o Hotspot realizou, e que se resume nas seguintes tabelas:



Apenas uma nota: para o cálculo da Tminuto, o Hotspot utilizou os dados dos 1440 minutos do dia, ao passo que eu, uma vez que apenas tenho os dados registados de 5 em 5 minutos (e que correspondiam, nos meses da análise, à temperatura instantânea daquele minuto), utilizei os dados referentes a 288 minutos. Para o caso da média utilizando os valores horários, esses valores referem-se ao valor instantâneo a cada hora. Nesse aspecto, esta análise não será 100% comparável à do Hotspot, mas julgo que dá para fazer uma boa aproximação.

Conclusões para os meus dados:
- Para o mês de Junho, verifica-se que T(max+min)/2 = Tmin (288);
- Para o mês de Novembro, verificou-se uma diferença de 0,25ºC entre as duas médias;
- Tmin(288) e Thora(24) são sempre semelhantes.
- Ao contrário do que o Hotspot verificou na situação dele, aqui a diferença acentuou-se no Inverno.
 
Registo
22 Fev 2009
Mensagens
57
Local
brasil
Basta fazer duas medidas por dia.

Utilizando o mesmo método.

E o resultado climatológico é o mesmo.

Uma das poucas coisas que Hansen, Eu, Jones e Spencer...concordamos

Abraços