Caminhada na Sanabria - dia 4 de Abril de 2009



Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Parabéns pela participação ! ;)

Infelizmente não pude estar presente, pois estive pelo Leste de Espanha, como sabem.

Fica para a próxima. :D
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Algumas fotos da caminhada de ontem.

Já quase a chegar ao topo.


A Peña Trevinca. Deste ponto ainda demoramos mais de meia hora até chegar lá cima.


No topo :D


A vista lá de cima. Vale do rio Tera.




Peña Trevinca, mas já na descida.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,643
Local
Aveiras de Cima
Que pena que tenho em não ter podido participar:( Tive que vir a Liaboa...:(

Já vi que a expedição teve exito:D Belas fotos Dan :thumbsup:
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Vou apenas efectuar um pequeno relato dos acontecimentos, não disponho de fotos, já que os fotógrafos de serviço foram o Dan, o AnDré, o Gilmet e o Zoelae. Entre os quatro devem ter tirado seguramente cerca de 1.500 fotografias:p

Depois de um trabalho de selecção, concerteza que vão poder acompanhar o trajecto quase como se também tivessem participado;)

Em relação à caminhada, gostava de referir o seguinte:

O trajecto está marcado por paus enterrados no solo, com a extremidade pintada de azul. Distam uns dos outros uma distância de algumas centenas de metros, o que provocou que, mesmo existindo um trilho razoável, tivessemos cometido dois desvios importantes da rota correcta.:(

O primeiro aconteceu na descida para o vale do rio Tera, efectuado na vertical por uma encosta de relevo acentuado, em vez de termos seguido o trilho que serpenteava mais á direita (de referir que nessa altura ainda nos confrontavamos com algum nevoeiro).

Mas o engano mais grave e que podia ter comprometido o sucesso da expedição, aconteceu quando chegamos, já cansados depois de percorrer o vale do rio Tera, ao sopé do Peña Trevinca. Para atingirmos o seu cume, faltavam cerca de 600 metros na vertical! O trajecto "oficial" contorna o monte pela encosta nordeste, mais suave, permitindo um acesso relativamente fácil.

O facto é quando olhamos para cima e vimos o nosso objectivo aparentemente tão próximo, nem raciocinamos e atacamos "à bruta" pela encosta sul. Escusado será dizer que a inclinação era terrível, já todos iamos de t-shirt, menos o Zoelae, que avançava de tronco nu!:confused:

O suor escorria mesmo assim pelo nosso corpo e cara. A cerca de 50 metros do cume, a dificuldade aumentou: foram percorridos em estilo de escalada, agarrados às saliências das rochas, com algum risco de queda:mad:

Mas valeu bem a pena: a paisagem é magnífica, o sol radioso permitia atingir um horizonte longínquo. Nem mesmo quando nos apercebemos do engano da parte final do percurso nos tirou a boa disposição.:D

No regresso seguimos o trilho certo e se bem que o cansaço fosse enorme, lá chegamos ao ponto de partida, a Laguna del Peces.:)

Para terminar, queria realçar o espírito de camaradagem, de convívio e de entreajuda nos membros desta expedição, o que deixa bons argúrios para que a história continue...;)
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Mais algumas fotos.

O dia começou cinzento e com alguma precipitação.

A 1850m antes de começarmos a descida para o vale do Tera. As cumeadas ainda envoltas em nuvens e com precipitação que devia ser em forma de neve já proximo dos 2000m.


Vale do Tera a 1550m. Atravessamos o rio Tera nesta pequena ponte de pedra.




Vale do Tera.


Peña Trevinca ainda no meio das nuvens.