Caramulo e a neve!!!



Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,509
Local
Bragança (675m)
Quando se empregam termos como pouco ou muito frequente, estes nem sempre querem dizer o mesmo para todos. A utilização de valores pode tornar a discussão um pouco mais clara.

Na região da Serra da Estrela existem alguns dados antigos que apontam para valores médios de 20 – 30 dias de neve (dias com precipitação de flocos de neve) e 30 – 50 dias de neve no solo em áreas de 1400 – 1500m de altitude.

Actualmente estes valores devem ser um pouco mais baixos. Na região da Peneda-Gerês a situação não será muito diferente.
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Estamos a comparar as condições que permitam a queda de neve na Serra do Caramulo sobretudo nos seus pontos mais elevados e até pode ser legítimo comparar a sua disposição geográfica com as de Serras como a Amarela e Gerês, mas terão assim tantos pontos em comum que possam ser explorados e realmente definir o porquê da fraca incidência de queda de neve na Serra em questão?
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Há uns dias ia todos os fins de semana ao Caramulo e houve muitos dias em que nevava bem na Arada e Freita e nada no Caramulo. Do mesmo modo neva muito mais facilmente em Viseu e pouco em Tondela ou Santa Comba Dão (também estão a cotas mais baixas).

Creio que é sobretudo uma questão de litoral-interior e latitude (e também a pequena área acima dos 1000 m no Caramulo), enquanto a Arada-Freita têm uma área alta mais extensa. Isso provavelmente (e pelo facto de ser mais a norte), faz a temperatura ser uns 2 graus mais baixa, o suficiente para fazer a diferença em numerosos dias de neve, em que a temperatura anda próxima dos zero.

Do mesmo modo, quando regressa o ar mais húmido do mar, no Caramulo, pela área alta curta, a neve derrete rapidamente ao receber o vento marítimo. Na Arada-Freita, a montanha ondula ao longo de muito mais área, e portanto a neve permanece acumulada durante mais tempo.

E das várias vezes que estive nestas serras em dias de neve, outra coisa que pude verificar é que também não faz muita diferença entre o Caramulo e Lousã (a Lousã é mais alta e mais a sul, e ligeiramente mais interior).

Quanto à Peneda-Gerês, não há comparação. A neve lá é muito mais usual do que no Caramulo e Arada.
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
Sei que foi referido aqui a influência da barragem da aguieira, e também os rios circundantes do concelho de Tondela. Mas estive, a observar o mapa e achei curioso em Sernancelhe nevar com mais frequência que no Caramulo, estando a 771m (ponto mais alto) e tendo bastantes recursos hídricos como o rio Paiva, o rio Távora, a ribeira do Medreiro, a ribeira do Ferreirim e a barragem do Vilar. Como é que a humidade não afeta Sernacelhe em relação à queda de neve?:huh:
 

Nickname

Super Célula
Registo
2 Fev 2012
Mensagens
5,663
Local
Viso Norte, Viseu (520m)
É verdade que cai pouca neve no Caramulo, penso que principalmente devido à proximidade ao litoral, e à pouca largura da serra no sentido Oeste-este.

Mas quando cai produz cenários belissimos.
Hoje encontrei esta foto, referente a fev 09, já no concelho de Vouzela o extremo norte da Serra do Caramulo à esquerda com a A25 a passar a meia encosta, a aldeia de Vasconha no vale e a Serra da Freita/Arada ao fundo.

IMG_9181.jpg

http://www.caramuloselvagem.com/