Carrasco (Quercus coccifera) de porte arboreo?

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Durante a mini-era glacial houve cultura de castanheiros no sotavento algarvio. Há inúmeras linhas de água no litoral do sotavento que nunca têm caudal, mesmo em meses mais chuvosos, para mim são um indício de que o Algarve já foi mais húmido . É mais que provável que durante alguns séculos o Algarve tenha sido mais chuvoso. Quando a Europa estava mais fria nos séculos XVII ou XVIII o jet deveria estar mais baixo e devem ter sido mais comuns os períodos de NAO negativo. O inverso deve ter acontecido na fase quente da Idade Média ou do Império Romano. Durante estes períodos devem ter ocorrido alterações da vegetação que deixariam depois bosques relíquia. Daí a presença de Quercus robur em Marrocos, na Extremadura espanhola ou no Alto Alentejo, ou de bosques de azinheira na Cordilheira Cantábrica.

São milénios de pastorícia, incêndios, exploração de madeira para carvão e construção naval. Por isso chegámos ao sécul XXI com o coberto vegetal todo alterado. A cultura mediterrânica também não parece ser nada amiga das árvores, o povo gosta do «terreno limpo».

É preciso notar que a extracção das águas dos aquíferos subterrâneos é incomensuravelmente maior do que era há séculos atrás. Esse esvaziamento leva a que a precipitação antes de escorrer ou antes que os aquíferos transbordem em nascentes, têm que ser reabastecidos. Um dos problemas correntes hoje em dia que mostra como a sobre-exploração das águas subterrâneas está a ser um exagero, para regas de jardins, relvados, piscinas, abastecimentos de uma enorme populacão veraneante, etc, é a salinização por entrada das águas marinhas nos níveis freáticos que dantes se equilibravam com o nível do mar. O sotavento é uma das zonas atingidas por este fenómeno de extracção desenfreada das águas subterrâneas e sua salinização.
 
  • Gosto
Reactions: frederico e MSantos


frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Noto que em Portugal não utilizamos espécies nativas em jardinagem. A situação é principalmente notória nos espaços públicos, e temos tantas espécies com valor ornamental.

No caso do Sul, onde o clima é mais seco, a utilização de espécies nativas em jardinagem permitiria uma maior poupança de água.
 

And

Cirrus
Registo
25 Abr 2017
Mensagens
2
Local
Lisboa
Um dos maiores carrascais que conheço fica perto do Castelo dos Mouros, na Serra de Sintra.
Alguns exemplares atingem um bom tamanho, nessa zona.

Carrascos de porte arbóreo são normalmente um vestígio da floresta primitiva local, pois necessitam de condições muito particulares para atingir tal tamanho, não só de humidade, temperatura, mas como também, por exemplo, de algum isolamento em relação ao fogo e ao corte de madeira, que foi prática corrente durante vários séculos, em numerosas zonas da Estremadura e da Península de Setubal.


Por isso é que, normalmente, só vemos exemplares relativamente pequenos.


Em Torres Vedras existe Carrascos de porte arbóreo
 
  • Gosto
Reactions: belem

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Tenho uma vaga ideia que na Estremadura o negócio do carvão foi muito importante para as populações locais até décadas recentes. A serra de Sintra chegou a ser um conjunto de montes praticamente sem árvores.

No concelho de Tavira existe uma mata, a mata da Conceição, que foi criado no início do século XX para abastecer os fornos de cal e de carvão, pois a floresta já tinha desaparecido.

Na coreografia do Algarve de meados do século XIX é referido que as matas de castanheiro e de nogueira dos vales das serras de Tavira estavam à beira de desaparecer, pois o povo cortava-as para ter madeira e não havia replantação.

É impressionante a forma bárbara como o povo trata as árvores em Portugal, até os celtas há mais de 2000 anos eram mais civilizados. Há quem diga que são influências semitas, da permanência dos berberes e dos árabes em Portugal...
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
«A serra de Sintra chegou a ser um conjunto de montes praticamente sem árvores.»

Penso que sobreviveram alguns nucleos de floresta nativa na Serra de Sintra.
No Parque da Pena, por exemplo, ainda existem alguns. Mas há mais, alguns dos quais prefiro não dar localização exata.

E penso que a influência de Árabes e de Bérberes, tem sido provada, até à data, como limitada e restringida a algumas minorias (mesmo no Sul do país). A colonização do Algarve, foi um processo mais complexo do que muita gente pensa e ainda assim nos diz pouco ou quase nada, sobre o que se passou no resto do país.
Acho que devia ver o vídeo que coloquei sobre os povos pré-romanos da P. Ibérica, (no tópico sobre os Portuguese nativos), em que a desmatação já não era negligenciável, ainda que incomparável com a que aconteceu antes e durante os descobrimentos.
Penso que a desflorestação e tudo o que encerra é antes demais, uma questão de educação e não uma questão de origens.
 
Última edição:

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Alguém sabe se é possível calcular a idade de um Carrasco (Quercus coccifera)?

Secalhar até é possível calcular a idade de um carrasco tendo em conta a sua dimensão, altura, perímetro do tronco, sei que já existe a "Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) José Penetra Louzada, que descobriu o único método existente a nível mundial para datar árvores antigas quando o seu interior se encontra oco, como é o caso das oliveiras milenares."
 
  • Gosto
Reactions: And