Casas Frias em Portugal

Tópico em 'Off-Topic' iniciado por frederico 11 Fev 2012 às 18:27.

1. frederico

frederico
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    9 Jan 2009
    Local:
    Porto
    Moro num apartamento novo, com 7 anos, e já cá estou há 4 anos. Pago de renda 500 euros (T2), a qual já considero elevada para o rendimento médio de um português.

Ora sucede que todos os anos tenho um problema enorme com o frio, e gostaria de partilhar e saber se isto é normal. A temperatura interna é de 12ºC neste momento. :lmao:

Sim, 12ºC. Abro as pressianas de manhã e fecho ao início da noite, tenho as janelas sempre fechadas, mas mesmo assim não surte efeito. De Verão, por sua vez, é um forno. Se ligar aquecedores ao fim de uns 30 a 60 minutos volta tudo ao mesmo. O calor desaparece!

Mas isto é normal num apartamento novo? Passo mais frio aqui do que já passei noutros países muito mais frios!

Já pensei em mudar-me para tenho receio de encontrar mais do mesmo. É que antes de viver aqui vivi num quarto arrendado numa moradia numa zona cara da cidade (ao lado a Igreja das Antas) e a casa ainda era mais fria!

2. Snifa

Snifa
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    16 Abr 2008
    Local:
    Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
    Isso também depende da exposição solar da casa...normalmente as casas com grandes áreas viradas a sul são mais quentes no Inverno ...o ideal é durante o dia deixar entrar o sol através dos vidros ( duplos de preferência ) sem abrir as janelas...criando uma espécie de "estufa"...assim algum calor é assimilado e mantido..claro que durante a noite se não houver aquecimento para compensar a falta de sol...a temperatura vai baixando..:cold:

Em Portugal, no geral, as construções não são minimamente feitas para enfrentar o frio..claro que há algumas excepções, construções de luxo, personalizadas, normalmente estão bem isoladas quer para frios quer para calores.. mas não se pode comparar aos países nórdicos por exemplo, onde além de um bom aquecimento interior têm bom isolamento térmico da própria construção ..nesses países frios é mesmo uma necessidade...

Em Portugal é tudo mais atrasado, nem construção anti sísmica existe no geral, ( aí sim um risco elevado) nem contra frio nem calor...e muitas vezes a própria construção é fraca, e de qualidade duvidosa..basta ver que em poucas semanas conseguem erguer um prédio ...:confused:

Collapse Signature Expand Signature
  3. Earthling

Earthling
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    22 Set 2008
    Local:
    Vila Franca de Xira
    Epa desculpa la, sou engenheiro civil portugues, trabalho em França (por causa da ***** da crise) e so li barbaridades no teu ultimo paragrafo (os outros até estão de jeito, boa observação sobre se o apartamento está virado a sul ou a norte).

Construção anti sismica é obrigatoria (muito mais em Portugal que é zona sísmica), existe um regulamento chamado RCCTE em que também é obrigatorio ser seguido (térmica), agora edificios novos respeitam obrigatoriamente os regulamentos. Os mais antigos é outra conversa.

Erguer um prédio/ponte em poucas semanas é um sinal de evolução tremenda na construção em termos de eficiencia.

Agora se existem prédios mal feitos? existem, existem regulamentos que não são levados à risca por chico espertice? existem, existem empreiteiros manhosos? existem. Mas isso existe em todo o lado no planeta Terra. Por isso inventaram uma coisa chamada seguros em que caso a construção seja manhosa o empreiteiro tem que reabilitar.

A diferença entre nós e os paises nordicos (admito que tem mais cuidado com pontes térmicas e com os aquecimentos porque o regulamento para eles tem que ser claramente mais restrito) é que em portugal eu ligo o aquecimento 5 dias e pago mais 10 euros de gás, aqui onde estou tenho o aquecimento ligado 24h por dia e o estado ainda me paga o subsidio do frio.
    A diferença é e sempre será o dinheiro eheheh
    Aqui no norte de França ando por causa de boxers estão -10ºC la fora, em Portugal moro num apartamento praticamente novo com construção de qualidade e se tivesse ai tinha que andar de pijama e robe!

O teu apartamento é ultimo piso? primeiro piso? tens vidros duplos? tens janelas de jeito?

4. Paulo H

Paulo H
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    2 Jan 2008
    Local:
    Castelo Branco 386m(489/366m)
    Nestas questões pode estar a resposta para o isolamento térmico ineficiente, assim como se o apartamento está virado a norte ou a sul.

Também é importante saber se o apartamento tem 2 faces na esquina do prédio, sendo assim mais exposto/arejado face às condições térmicas exteriores.

Também seria interessante analisar, pequenas origens de corrente de ar, por exemplo no sistema de persianas. Um sistema de exaustão na cozinha demasiado potente, também irá fazer com que entre ar na casa, na mesma quantidade com que é expelido!!

Por exemplo, na minha casa o problema está no isolamento do sistema de persianas em todas as janelas, muito deficiente. Assim como pelo facto de não ter vidros duplos.
    Só para ter uma idéia, neste momento tenho 8.3C no quarto! Mas se vos contar o registo máximo e mínimo, até se vão rir: 4.9C a 10 janeiro 2010, e 32.8C em Agosto de 2010!! Mas eu não uso aquecimento, nem tenho ar condicionado! :)
    No inverno, durante o dia tenho as persianas abertas com janelas fechadas para entrar apenas a luz e aquecer. No Verão, temos sempre as persianas e janelas fechadas de dia, e a partir das 9h da noite abrimos tudo para o ar se renovar e refrescar a casa! Por vezes sou mais minucioso ainda, no verão abrir tudo apenas quando a temperatura exterior for no máximo 1C superior à interior da casa (por causa da %HR maior no interior da casa, que gera desconforto térmico) e assim secar o ar da casa, sentindo-se um efeito de refrescamento apesar de mais quente o ar!

5. irpsit

irpsit
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    9 Jan 2009
    Local:
    Entre Mortágua e Tondela
    De facto as casas em Portugal parecem ter um isolamento fraco e têm temperaturas bastante frias mesmo com os aquecimentos ligados. Eu não percebo muito do assunto, mas gostava de compreender por que é que é assim.

A casa dos meus pais no Porto normalmente está a 18ºC mesmo com o aquecimento, e é uma casa nova, e o meu quarto a norte à volta dos 15ºC. Já casas antigas costumam ter muitas vezes 12ºC.

Por outro lado aqui na Islândia tenho a casa a 23ºC. Mas isso é porque temos o aquecimento permanentemente ligado. A casa é pré-fabricada e creio que a madeira da casa isola mais do que fosse tijolo. Também têm construção solar passiva, e isso parece que ajuda imenso no aquecimento. Mas as janelas não são duplas.

Na Áustria e na Holanda costumava ter os meus apartamentos à volta dos 20ºC, eram casas antigas mas mesmo assim pareciam ter melhor isolamento.

Talvez alguém que perceba mais do assunto, nos possa recomendar qual é o melhor material na construção para ter casas mais isoladas.

6. fhff

fhff
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    8 Jan 2010
    Local:
    Alenquer/Colares, Sintra
    Os isolamentos da minha também são péssimos. O meu apartamento que tem cerca de 12 anos, é pior neste nível e muitos outros, do que o apartamento dos meu pais num prédio de 38 anos. Mesmo assim consigo aquecer a casa mantendo os estores abertos, nas faces viradas a Sul. No meu quarto e sala, virados a Norte, à noite, nesta altura, tenho cerca de 15ºC-16ºC, o que acho baixo, tendo em conta que para conforto térmico deve rondar os 20ºC. O problema deve-se sobretudo ao não isolamento das paredes e, sobretudo, à péssima montagem/concepção das caixilharias de alumínio, cheias de frestas que não consigo calafetar decentemente (não têm vidros duplos). No Verão é um forno.

7. frederico

frederico
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    9 Jan 2009
    Local:
    Porto
    Aqui os problemas são estes:

- há vidros duplos nos dois quartos, mas não há na cozinha e na sala, por acaso as janelas maiores do apartamento;

- as caixilharias são de alumínio, sem qualquer isolamento, e como se sabe, o calor perde-se assim todo por condução durante o Inverno; para além disso há muitas frestas;

- as janelas estão muito mal calafetadas, tal como a porta de entrada;

- as paredes, creio, não têm isolamento.

Ora se o construtor tivesse optado por fazer as coisas como deve ser nem teria gasto muito mais. Certamente que teve margens de lucro enormes na venda dos apartamentos, como foi habitual por cá até 2007 ou 2008.

Seria necessário: caixa de ar nas paredes ou outras forma de isolamento; vidros duplos e um tipo de vidro que isole termicamente; caixilharias isoladas e sem frestas; uma boa calafetagem das janelas e das portas.

Os receptores para dor da nossa pele são activados a menos de 13-15ºC. As temperaturas que se verificam no Inverno nas nossas casas são vergonhosas e um problema de saúde pública. Se os portugueses resolverem reconstruir o país e a porcaria de habitações que há por aí haverá certamente muito trabalho para o sector. Espero sim que a vigarice da construção de má qualidade seja atenuada. E que os consumidores estejam também mais atentos. Os números das mortes por frio e por calor em Portugal são uma vergonha.

8. trepkos

trepkos
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    10 Out 2008
    Local:
    Eborae
    Isso das casas frias em Portugal tem muito que se diga, nunca podem comparar o isolamento em Portugal com o Nórdico, porque, aqui não faz frio, não somos um país de neve e como tal as construções não necessitam desse tipo de cuidado.

Vivo no Alentejo numa casa de 1962 ainda construída em largas paredes de pedra e terra ( estilo castelo ) e digo-vos de que verão é um alivio, devido à construção e à pintura branca a casa mantêm-se fresca mesmo com 40 e mais graus de calor, de noite é que a coisa se complica, as casas antigas têm o problema de ser muito quentes de noite.

Acho que se devia debater muito mais o problema das casas não terem um bom isolamento contra o calor, passei uns dias num apartamento em quarteira junto à praia e foi um sofrimento, um calor constante e doentio, a casa não estava preparada de modo algum para o calor tornando-se mesmo um problema para os ocupantes.

Voltando às casas 'frias', uma vez que temos poucos dias por ano com temperatruras que se considerem frias, o melhor mesmo é usar uma manta.

9. Mário Barros

Mário Barros
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    18 Nov 2006
    Local:
    Cavaleira (Sintra)
    Casas frias em Portugal ? Isso é mito :assobio:

Eu na casa dos meus avos em trás os montes já cheguei a ter 5ºC no corredor, numa casa construída em 1997.

Um dos registos dentro de casa de um dia normal de nevoeiro por lá, e posso dizer que bem alta está, pois a cerca de 3 metros da estação está a lareira sempre acesa :D

10. DRC

DRC
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    15 Set 2008
    Local:
    Póvoa de Santa Iria
    Quando estive na casa do meu avô agora no Carnaval, no Sabugal no dia em que cheguei pus a estação no quarto e só estavam 3,9ºC enquanto que na rua estavam uns 10ºC. Mesmo com o lume aceso em dias de Inverno raramente estão mais que 11/12ºC lá em casa.
    É uma casa já bem antiga.
    Todas as manhãs é preciso pôr a garrafa do azeite ao pé do lume para o azeite poder "descongelar".

Partilhar esta Página