Cheias e Mapas de zonas em risco

Tópico em 'Meteorologia Geral' iniciado por diogo84 3 Jan 2008 às 02:19.

1. diogo84

diogo84
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    3 Jan 2008
    Local:
    Lisboa
    boa noite a todos! descobri hoje este forum e ja fiquei fã! :) eu preciso de saber onde posso arranjar mapas onde mostre o caudal de cheia do rio jamor e as zonas inundaveis na zona de queluz. sabem me indicar onde posso encontrar isso? estou a pensar ir ao inag ver se consigo achar umas cartas com essa informaçao.. mas tenho um certo receio que se existirem la tais cartas, para ter acesso a elas terei pagar quantias pouco simpaticas... estou aberto a sugestoes e ideias! desde ja obrigado :cold:

2. diogo84

diogo84
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    3 Jan 2008
    Local:
    Lisboa
    nada de nada pessoal? possa... era bom algum feedback..

3. Minho

Minho
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    6 Set 2005
    Local:
    Melgaço
    Olá diogo84!

Sinceramente não te posso ajudar infelizmente não é uma área sobre a qual tenha muita informação/formação... :(
    Esperemos que outros colegas te possam ajudar...

Collapse Signature Expand Signature
  4. Mário Barros

Mário Barros
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    18 Nov 2006
    Local:
    Cavaleira (Sintra)
    Eu moro aqui na zona e nespes isso é complicado de arranjar provavelmente só mesmo a protecção civil é que tem os mapas.

5. diogo84

diogo84
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    3 Jan 2008
    Local:
    Lisboa
    obrigado na mesma minho! mario barros mas ja me vais arranjar belas vistas aereas do parque urbano!:D eu ja tive no inag mas na altura tava fechado para almoço.. tenho de arranjar um tempo livre pa la ir de novo.. tenho tambem um conhecido a averiguar isso no lnec.. espero safar me co trabalhito...

6. rijo

rijo
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    19 Nov 2007
    Local:
    Queluz
    recentemente também procurei pelas mesmas, mas não encontrei. :huh:

7. rijo

rijo
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    19 Nov 2007
    Local:
    Queluz
    Enviei agora um mail ao INAG, Ministério do Ambiente e a um professor universitário que estuda estes assuntos. Se tiver respostas divulgo aqui

8. diogo84

diogo84
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    3 Jan 2008
    Local:
    Lisboa
    muito agradecido! eu provavelmente vou la amanha ver se encontro pelo menos os mapas k tao no pdm... por curiosidade, ias fazer tambem um trabalho sobre esta tematica?

9. rijo

rijo
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    19 Nov 2007
    Local:
    Queluz
    Perto do local onde vivo existe uma ribeira ou mesmo o Rio Jamor. Quando chove um pouco este curso de água sobe e quase que transborda as margens.

A situação é que a Câmara Municipal de Sintra planeia construir uma estrada e remover as árvores e arbustros que são as margens deste curso de água.

É por esta razão que procuro essa informação para que se possa agir antes do disparate onde deveria ser construído um jardim aproveitando este curso de água.

A Câmara pretende fazer o contrário... a impermebialização destes solos.

«Os riscos de cheia podem ser agravados em zonas urbanas devido às alterações induzidas
    nas condições de drenagem natural, como sejam a obstrução das áreas contíguas aos cursos
    de água, a impermeabilização de extensas áreas e a condução de águas pluviais por redes de
    colectores, nem sempre dimensionadas para fazer face a situações de precipitação anormal,
    sendo também maior a extensão dos prejuízos humanos e materiais que ocorrem naquelas
    zonas, motivados pela concentração de recursos que o seu carácter urbano determina.» INAG

Sobre a questão das zonas com risco de cheia devem constar nos Planos Municipais de Ordenamento do Território PMOT.

10. salgado

salgado
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    17 Dez 2007
    Local:
    Sabugal (800m)
    Ola, bem o município dessa área (oeiras?) tem carta de REN, que engloba as zonas inundáveis (maior cheia conhecida dos últimos 100 anos) ou se tiveres sorte tem mesmo uma carta específica. O preço é que não sei...talvez até tenham algo na web...:thumbsup:

11. salgado

salgado
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    17 Dez 2007
    Local:
    Sabugal (800m)
    Desculpa não vi q era em sintra...Não me parece q tenham na web, era mais provável oeiras ter. De qualquer forma, é verde que a impermeabilização trará problemas a jusante, mas isso pode ser acautelado, é preciso é planear bem as áreas de canalização, que devem ter extensões reduzidas.

12. AnDré

AnDré
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    22 Nov 2007
    Local:
    Arroja, Odivelas (142m)
    Olá Pessoal.
    Bem à cerca de mapas de risco de cheias, a unica coisa que possuo, é esta imagem, presente num dos muitos dos pdfs da cadeira de Impacto Ambiental..

13. Agreste

Agreste
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    29 Out 2007
    Local:
    Aljezur (48m) - Faro (11m)
    1º Não creio que exista um rio chamado jamor. Deve ser uma ribeira ou um caneiro.

2º Duvido que alguém se tenha dado ao trabalho de estudar o caudal desse curso de água para fazer um aproveitamento hidrológico ou algo parecido. Deve ser bem pequeno.

Se ainda andares por ai, experimenta descarregar os pdf's da página da CCDR-LVT (que eu não consigo, não conheço a versão pdf deles). Dá uma vista de olhos para ver o que aparece...

http://www.ccdr-lvt.pt/content/index.php?action=detailFo&rec=54

Em todo o caso ainda tenho esta página do inag onde estão lá todos os planos que eles fizeram para aproveitamentos hidrológicos...

http://www.inag.pt/index.php?searchword=leito+de+cheia&option=com_search

14. rijo

rijo
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    19 Nov 2007
    Local:
    Queluz
    Um desses pontos parece ser precisamente Queluz, mas mesmo fazendo zoom não permite identificar

15. rijo

rijo
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    19 Nov 2007
    Local:
    Queluz

«O Rio Jamor é um rio português que nasce na Serra da Carregueira, no concelho de Sintra, e vai desaguar no rio Tejo, na Cruz Quebrada. Este rio, em 1966, sofreu uma cheia que contribuiu para a sua poluição mas, até 2006, o rio veio a ficar cada vez menos poluído. Em Julho de 2006, entretanto, devido às obras da REFER na estação Queluz-Belas, o rio ficou novamente poluído matando dezenas de peixes. Passa pelo Complexo Desportivo do Jamor, onde localiza-se o Estádio Nacional e se disputa o Estoril Open.»
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_Jamor

Partilhar esta Página