Chuva forte e Inundações - Lisboa 18 Outubro 2008

Luis França

Nimbostratus
Registo
23 Mai 2006
Mensagens
1,467
Local
Hades
Re: Seguimento - Outubro 2008

Elas não páram de nascer e crescer na zona de Sintra!

Comunicaram-me que a 2ª circular está "fechada" devido a excesso de água e que o caos reina na zona da Gago Coutinho, Chelas e Olaias.

jld_012.jpg


Uma delícia para os olhos.
 


Fantkboy

Nimbostratus
Registo
9 Abr 2008
Mensagens
543
Local
Arruda dos Vinhos
Re: Seguimento - Outubro 2008

Última Hora
Tromba de água leva caos a Lisboa
Uma forte chuvada levou à interrupção das urgências no hospital de Santa Maria, devido a uma falha de energia, e a dificuldades de trânsito em Sete Rios, onde algumas viaturas foram empurradas contra montras de estabelecimentos

Realmente a cumunicação social é um quanto ou tanto exagerada! Tromba de água???? :D :lmao: O problema deles é de não frequentarem o nosso forum :lmao:

Penso que a partir de agora não havemos de ver grande coisa! O fim de tarde se aprocima e com ela aprocima se tambem o fim da instablidade! I:thumbsup:
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Re: Seguimento - Outubro 2008

Não tenho animação por cima de mim, logo tenho uma visão priveligiada sobre o que se passa por perto.

As Células do momento:

32106975ui0.jpg


47401615mq9.jpg


Mais uma nuclear :D

98385845op5.jpg
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,217
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Re: Seguimento - Outubro 2008

Aqui ficam algumas fotos de há pouco...:D

13272.jpg


13279.jpg


13281.jpg


13294.jpg


13301.jpg



Neste momento tenho 19,7ºC, e um belo Rasto de Célula a NE... com um Arco-Íris que já dura há cerca de 20 minutos...
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Re: Seguimento - Outubro 2008

Cá estão então algumas fotos da enorme Célula das 13h! Peço desculpa pela qualidade das fotos mas foram tiradas pelo telemóvel...












 

rbsmr

Nimbostratus
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
602
Local
Cabeça Gorda, Torres Vedras (140m)
Re: Seguimento - Outubro 2008

Vídeo da cheia na gare rodoviária de Lisboa (Sete Rios)

 
Editado por um moderador:

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Re: Seguimento - Outubro 2008

Bem pessoal, hoje tive o prazer de presenciar uma carga de água como há já algum tempo não via! :w00t: :rain:

Foi mesmo brutal! :surprise: :rain:

Desde o post do Gilmet "Começou a Trovejar!!!" ás 13h40m eu olhei para o céu e em Lisboa (Penha de França) o céu estava pouco nublado, mas como hoje á tarde tinha de ir e fui a um funeral fui descansado sem guarda-chuva.
Assim que entro no carro (14h10m) grande surpresa :D, começa a cair uns pingões enormes acompanhados de granizo (diâmetro variável entre os 5 a 10 mm) assim foi durante 5 minutos, meto-me à estrada, e a carga de água aumenta de intensidade, volta a cair granizo com bastante intensidade, a Praça do Chile já estava bem cheia de água, e eu ia ficando com o carro "afogado" na alameda (como quem sobe para o Técnico junto ao metro), mas como Eu tinha de passar por entrecampos, não imaginam o caos que era nos túneis (carro quase afogado outra vez) e ruas circundantes , e isto ainda eram só 14h30m!

Imaginem o resto noutras zonas problemáticas de Lisboa! :eek:

Notas finais:
– De facto uma valente chuvada, como há muito não via! :w00t: :thumbsup:
– Não pude fazer registos fotográficos, pois não levava a minha camera fotográfica e o meu telemóvel estava no limite da bateria... :disgust:
– Devido à intensidade com que caia a chuva (que deveria ser brutal durante os primeiros 15 minutos, talvez superior aos 93mm/h que o Mário Barros disse que caia em queluz) e há quantidade de granizo que caiu, era de todo impossível que por mais limpeza que houvesse nas sarjetas a água escoresse em condições, porque o granizo "descascou" as árvores e entopiu as sarjetas.
 

Relâmpago

Nimbostratus
Registo
19 Mai 2007
Mensagens
613
Local
Lisboa (80m)
Re: Seguimento - Outubro 2008

Olá

Cerca das 14,15 h caiu um forte aguaceiro de granizo na alta de Lisboa. Os grãos chegaram a ter mais de 1 cm de diâmetro. Pena não ter tido possibilidade de fotografar, quer os grãos de granizo, quer as diversas fases da célula que se formou na referida área.
Assim continuou, por mais de meia hora, misturado com chuva também forte. Inclusivamente, cheguei a ver alguns farrapos de neve molhada. Tive conhecimento, na altura, de algumas inundações, como um troço na Avenida Gago Coutinho, que aí esteve cortada ao trânsito.

Edit: só como curiosidade, o granizo 'descascou' (adoptando o termo do Thomar) as jantes do meu carro, que tinham uma camada de poeira de 'ferodo' das pastilhas. Parecia que tinham sido picadas!:eek:
 

fsl

Nimbostratus
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
708
Local
Oeiras
Re: Seguimento - Outubro 2008

Forte chuvada, tipo tropical, caiu em Lisboa na Av. do Aeroporto entre as 14:15 e as 14:45. A av. converteu-se num rio em que a corrente abrangia ambos os passeios. Caiu grande quantidade de granizo, que perdurou algum tempo, atingindo cerca de 2cms de diametro Ver a precipitaçao registada nas Estaçoes do Aeroporto.
 

T-Storm

Cirrus
Registo
2 Out 2007
Mensagens
45
Local
Lisboa
Re: Seguimento - Outubro 2008

Boas,

Bom nem sei por onde começar...o q presenciei hoje em Lisboa foi algo que penso nunca antes ter visto...

Eram cerca das 14h e estava na zona da cidade universitária a procura de um lugar para estacionar o carro qdo de repente se levantou um vento forte com algumas gotas de chuva gigantes à mistura...Qdo finalmente estaciono o carro e me preparo para sair parecia que o ceú estava a cair...eram pedras de gelo mto grandes (provavelemente algumas quase do tamanho de uma noz pequena), e tb chuva mto intensa a mistura...em 2mins ficou praticamente de noite.

Pensei que aquilo fosse passageiro...mas qdo dei por mim estive mais de 40min dentro do carro a assistir aquele espectaculo. Curiosamente so ouvi 2 ou 3 trovoes...

Com grande pena minha assisti aquele espectaculo todo sem a porcaria de uma maquina fotografica (e q nem no telemovel tenho camara).:disgust:

Foi certamente uma fenomeno que nao esquecerei tao cedo e que certamente nao se repetira tao cedo aqui por estas bandas...
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,217
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Re: Seguimento - Outubro 2008

Começou o Telejornal, com abertura Focada na "Chuvada Forte", de Hoje, em Lisboa...

Imagens Impressionantes:shocking: (Mais impressionante ainda foi eu não ter registado qualquer precipitação:lmao:)



Por cá, neste momento tenho 16,1ºC
Humidade a 82%
Pressão a 1017 hPa
Vento a 9,4 km/h de N (360º)
Ponto de Orvalho nos 13,0ºC
 

rbsmr

Nimbostratus
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
602
Local
Cabeça Gorda, Torres Vedras (140m)
Re: Seguimento - Outubro 2008

Boas,

Bom nem sei por onde começar...o q presenciei hoje em Lisboa foi algo que penso nunca antes ter visto...

Eram cerca das 14h e estava na zona da cidade universitária a procura de um lugar para estacionar o carro qdo de repente se levantou um vento forte com algumas gotas de chuva gigantes à mistura...Qdo finalmente estaciono o carro e me preparo para sair parecia que o ceú estava a cair...eram pedras de gelo mto grandes (provavelemente algumas quase do tamanho de uma noz pequena), e tb chuva mto intensa a mistura...em 2mins ficou praticamente de noite.

Pensei que aquilo fosse passageiro...mas qdo dei por mim estive mais de 40min dentro do carro a assistir aquele espectaculo. Curiosamente so ouvi 2 ou 3 trovoes...

(...)

Confirmo integralmente este cenário! Cerca das 14 horas tive que deslocar-me da gare do Oriente para a gare rodoviária de Sete Rios! Começou com uns pingos, espaçados, mas grossos ainda ia no prolongamento da Av. dos EUA! Quando chego ao cruzamento com a Gago Coutinho começaram a cair pedras de granizo bastante grandes e a chover intensamente. Ia a 20 km/h e não via nada (com o limpa para brisas no máximo). Parei cerca de um 1/2 minutos na passagem desnivelada com a Av. de Roma para deixar parar o granizo, onde já estavam outros automobilistas. No topo da Av. das Forças Armadas deparei outra vez com grandes dificuldades de visibilidade, novamente a 20 km/h devido à chuva intensa e forte granizo! Alguns carros estavam parados debaixo de árvores mas felizmente consegui com a rapidez possível chegar ao viaduto do Eixo/Norte junto a Sete Rios onde estive abrigado durante cerca de 5 a 10 minutos. Quando entrei no estacionamento da gare de Sete Rios deparei-me com o cenário que podem ver no vídeo da página 79!:rain: