Ciclone de 15 Fevereiro 1941 em Portugal

remy

Cirrus
Registo
8 Fev 2007
Mensagens
68
Local
Toulouse
Afixo aqui informações sobre a grande tempestade de 1941 que foi muito violenta. a pressão atmosférica era extremamente baixa. Na mesmo França o lorde da tempestade de 1999 a pressão nunca atingiu este valor. por exemplo o valor do préssion atmosférico da tempestade de 1999 era de 960 Hpa e a do 15 de Fevereiro de 1941 era de 935 Hpa. :eek:

iclone extratropical - 15 Fev 1941

• Coimbra
Vento máx inst 133 km/h;
pressão atmosf mínima 937 hPa

• Lisboa
Vento máx inst 129 km/h;
pressão atmosf mínima 950 hPa

Rslp19410215.gif
 
  • Gosto
Reactions: QTT


ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Afixo aqui informações sobre a grande tempestade de 1941 que foi muito violenta. a pressão atmosférica era extremamente baixa. Na mesmo França o lorde da tempestade de 1999 a pressão nunca atingiu este valor. por exemplo o valor do préssion atmosférico da tempestade de 1999 era de 960 Hpa e a do 15 de Fevereiro de 1941 era de 935 Hpa. :eek:

iclone extratropical - 15 Fev 1941

• Coimbra
Vento máx inst 133 km/h;
pressão atmosf mínima 937 hPa

• Lisboa
Vento máx inst 129 km/h;
pressão atmosf mínima 950 hPa

Rslp19410215.gif

coisas destas já não se vem por ca ;) bom registro
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
coisas destas já não se vem por ca ;) bom registro
Têm é um periodo de retorno algo longo, mas a probabilidade não é assim tão reduzida, um dia destes nos bate à porta...
Pelo menos de verão já nos vão chegando cada vez mais perto os furacões com pressões bem baixas...
 

Iceberg

Nimbostratus
Registo
5 Jun 2006
Mensagens
982
Local
Braga
Esta temepestade é célebre e eu possuo um testemunho vivo, o testemunho do meu pai.

Nessa altura ele andava pelas terras do planalto mirandês e recorda-se perfeitamente dessa tempestade, não precisando no entanto o dia, nem sequer o ano, mas recorda-se de ser por essa altura ...

Conta ele que praticamente todas as árvores foram arrancadas, incluindo oliveiras de grande porte :shocking: , ele andava no campo, e tinha de andar amarrado agarrado às giestas, para conseguir manter o equilíbrio.

Diz que passou depressa, e a acalmia que se seguiu contrastava com o ciclone (é a expressão que ele usa) que tinha assolado aquelas terras.

Deve ter sido extraordinária essa tempestade. :surprise:

Devíamos fazer uma busca na net, para ver se encontrávamos mais informação ou então pesquisa nos arquivos dos jornais ...
 

GranNevada

Cumulus
Registo
27 Ago 2005
Mensagens
335
Local
Braga
A minha mãe também se lembra .
Disse-me , para quem conhece a Póvoa de varzim , que se andava de barco em plena praça do Almada :eek: :eek: :eek:

Há um topic muito completo sobre esta situação no Meteored ;)
Procurem ;)
 

remy

Cirrus
Registo
8 Fev 2007
Mensagens
68
Local
Toulouse
obrigado ainda GranNevada para estas relações que famosas qual ponto as situações era impressionantes;). Penso que deveria efectuar investigações aos arquivos para reencontrar jornais da época. Na França tentaria fazer a mesma coisa.
 

GranNevada

Cumulus
Registo
27 Ago 2005
Mensagens
335
Local
Braga
Quando tiver tempo dou uma saltada à Biblioteca Municipal a ver o que encontro ;)
 
Registo
25 Jun 2007
Mensagens
143
Local
Benfica - Lisboa
Achei curioso este topico e fui mostrar a minha avo e lembrouse perfeitamente desse "ciclone" termo que as pessoas utilizavam e utilizam hoje em dia. Segundo o que ela me relatou diz que tinha sido um dia em que as pessoas nem conseguiam andar na rua. Minha avo morava nos Anjos e lembra-se tambem de as telhas cairem com os ventos e janelas partirem-se.Recordou tambem que as proprias ruas nao se conseguia andar devido as inundações e tambem me confirmou a queda de arvores que foram arracandas pla raiz que levantava os passeios todos.

Isso foi um tempestade que pode muito bem virmos a tela de novo e quem sabe mais agressiva...claro que estou me a referir de tempestades tropicais que cada vez mais ameaçam o nosso Pais como tambem todos os paises que se encontram a oeste da Europa ( Espanha, França, Reino Unido por exmplo )
Hasta

A minha mae relatou tambem duma tempestade entre 1967/1968 (aproximadamente) em que houve chuvas torrenciais trovoadas, ventos intensos e até ouve um tremor de terra . nao sei se alguem daqui tem esse conhecimento. De Benfica até Sete Rios alagou-se cerca de um metro de altura de água ( foi uma coisa tremenda que ela s lembrou e ficou pra historia) O meu avo que trabalhava nos correios na Praça Dom LUis Primeiro dormiu dentro de um electrico perto dos PUpilos do Exercito com agua ate aos bancos do mesmo e so voltou a casa perto das 7 horas do dia seguinte. Recordava-se nesse tempo um filme proibido a todos os que tinham mais de 12 anos que se chamava " Angustia para um jantar " e onde todos os desta epoca se recordam dos seus pais e de outros porque tambem no jantar de esse dia tiveram um "jantar de angustia"

E por aqui me fico LOOL
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Re: Évora: 931 hPa no dia 15 de Fevereiro de 1941

Catano até as couves e vacas voaram :lmao: uma destas em Portugal nos dias de hoje morria tudo de panico para alem de o site do IM ficar entupido durante 1 semana :p acho que devia ficar tudo em casa.

Mas tarde ou mais cedo ocorrerão umas quantas é uma questão do sistema ir ao lugar de novo.