Ciclone de 15 Fevereiro 1941 em Portugal

Tópico em 'Eventos Meteorológicos' iniciado por remy 9 Fev 2007 às 19:44.

1. remy

remy
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    8 Fev 2007
    Local:
    Toulouse
    Afixo aqui informações sobre a grande tempestade de 1941 que foi muito violenta. a pressão atmosférica era extremamente baixa. Na mesmo França o lorde da tempestade de 1999 a pressão nunca atingiu este valor. por exemplo o valor do préssion atmosférico da tempestade de 1999 era de 960 Hpa e a do 15 de Fevereiro de 1941 era de 935 Hpa. :eek:

iclone extratropical - 15 Fev 1941

• Coimbra
    Vento máx inst 133 km/h;
    pressão atmosf mínima 937 hPa

• Lisboa
    Vento máx inst 129 km/h;
    pressão atmosf mínima 950 hPa

2. Mário Barros

Mário Barros
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    18 Nov 2006
    Local:
    Cavaleira (Sintra)
    Esse dia deve ter ficado certamente marcado no caléndario do IM :w00t: :w00t: :w00t:

3. ACalado

ACalado
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    16 Fev 2006
    Local:
    Covilhã 750m
    coisas destas já não se vem por ca ;) bom registro

Collapse Signature Expand Signature
  4. Rog

Rog
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    6 Set 2006
    Local:
    Norte Madeira (500m)
    Têm é um periodo de retorno algo longo, mas a probabilidade não é assim tão reduzida, um dia destes nos bate à porta...
    Pelo menos de verão já nos vão chegando cada vez mais perto os furacões com pressões bem baixas...

5. mesq

mesq
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    28 Jan 2007
    Local:
    Porto
    As tempestades de Fevereiro de 1972 e 1978 também devem apresentar valores interessantes... ;)

6. Iceberg

Iceberg
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    5 Jun 2006
    Local:
    Braga
    Esta temepestade é célebre e eu possuo um testemunho vivo, o testemunho do meu pai.

Nessa altura ele andava pelas terras do planalto mirandês e recorda-se perfeitamente dessa tempestade, não precisando no entanto o dia, nem sequer o ano, mas recorda-se de ser por essa altura ...

Conta ele que praticamente todas as árvores foram arrancadas, incluindo oliveiras de grande porte :shocking: , ele andava no campo, e tinha de andar amarrado agarrado às giestas, para conseguir manter o equilíbrio.

Diz que passou depressa, e a acalmia que se seguiu contrastava com o ciclone (é a expressão que ele usa) que tinha assolado aquelas terras.

Deve ter sido extraordinária essa tempestade. :surprise:

Devíamos fazer uma busca na net, para ver se encontrávamos mais informação ou então pesquisa nos arquivos dos jornais ...

7. remy

remy
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    8 Fev 2007
    Local:
    Toulouse
    ;) Obrigado para as precisões Icberg e sobretudo para os témiognages é realmente cool. :cool: :D

8. GranNevada

GranNevada
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    27 Ago 2005
    Local:
    Braga
    A minha mãe também se lembra .
    Disse-me , para quem conhece a Póvoa de varzim , que se andava de barco em plena praça do Almada :eek: :eek: :eek:

Há um topic muito completo sobre esta situação no Meteored ;)
    Procurem ;)

9. remy

remy
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    8 Fev 2007
    Local:
    Toulouse
    Obrigado GranNevada para esta informação! esque terias a relação para a página de meteored? :D

10. GranNevada

GranNevada
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    27 Ago 2005
    Local:
    Braga
  11. remy

remy
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    8 Fev 2007
    Local:
    Toulouse
    obrigado ainda GranNevada para estas relações que famosas qual ponto as situações era impressionantes;). Penso que deveria efectuar investigações aos arquivos para reencontrar jornais da época. Na França tentaria fazer a mesma coisa.

12. GranNevada

GranNevada
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    27 Ago 2005
    Local:
    Braga
    Quando tiver tempo dou uma saltada à Biblioteca Municipal a ver o que encontro ;)

13. Rogério Martins

Rogério Martins
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    25 Jun 2007
    Local:
    Benfica - Lisboa
    Achei curioso este topico e fui mostrar a minha avo e lembrouse perfeitamente desse "ciclone" termo que as pessoas utilizavam e utilizam hoje em dia. Segundo o que ela me relatou diz que tinha sido um dia em que as pessoas nem conseguiam andar na rua. Minha avo morava nos Anjos e lembra-se tambem de as telhas cairem com os ventos e janelas partirem-se.Recordou tambem que as proprias ruas nao se conseguia andar devido as inundações e tambem me confirmou a queda de arvores que foram arracandas pla raiz que levantava os passeios todos.

Isso foi um tempestade que pode muito bem virmos a tela de novo e quem sabe mais agressiva...claro que estou me a referir de tempestades tropicais que cada vez mais ameaçam o nosso Pais como tambem todos os paises que se encontram a oeste da Europa ( Espanha, França, Reino Unido por exmplo )
    Hasta

A minha mae relatou tambem duma tempestade entre 1967/1968 (aproximadamente) em que houve chuvas torrenciais trovoadas, ventos intensos e até ouve um tremor de terra . nao sei se alguem daqui tem esse conhecimento. De Benfica até Sete Rios alagou-se cerca de um metro de altura de água ( foi uma coisa tremenda que ela s lembrou e ficou pra historia) O meu avo que trabalhava nos correios na Praça Dom LUis Primeiro dormiu dentro de um electrico perto dos PUpilos do Exercito com agua ate aos bancos do mesmo e so voltou a casa perto das 7 horas do dia seguinte. Recordava-se nesse tempo um filme proibido a todos os que tinham mais de 12 anos que se chamava " Angustia para um jantar " e onde todos os desta epoca se recordam dos seus pais e de outros porque tambem no jantar de esse dia tiveram um "jantar de angustia"

E por aqui me fico LOOL

14. chechu

chechu
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    30 Ago 2005
    Local:
    St germain en laye
    Remy queria saber se es tu que estas no infoclimat.fr ?

15. Mário Barros

Mário Barros
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    18 Nov 2006
    Local:
    Cavaleira (Sintra)
    Re: Évora: 931 hPa no dia 15 de Fevereiro de 1941

Catano até as couves e vacas voaram :lmao: uma destas em Portugal nos dias de hoje morria tudo de panico para alem de o site do IM ficar entupido durante 1 semana :p acho que devia ficar tudo em casa.

Mas tarde ou mais cedo ocorrerão umas quantas é uma questão do sistema ir ao lugar de novo.

Partilhar esta Página