Cidadania e Civismo

Tópico em 'Off-Topic' iniciado por FSantos 16 Ago 2009 às 20:33.

1. FSantos

FSantos
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    16 Ago 2006
    Local:
    Gondomar (115m)
    Estou farto de ver Portugal a ser estragado pelos portugueses!

Não sou ambientalista nem político, sou somente um cidadão que quer viver num País limpo e agradável. Quero deixar aos meus filhos (que ainda não tenho) um mundo melhor do que o que encontrei. "Utopia", dirão a maior parte de vocês, "que tem a ver com meteorologia?" dirão outros tantos. Tem tudo a ver: noto neste forum uma sensibilidade superior ao mundo que nos rodeia e como tal acho que nele a minha mensagem não provocará indiferença.

Está nas nossas mãos mudar e fazer mudar!

Criei este tópico para que cada um de nós possa contribuir com algo. Pensei que cada um de nós pode colocar regras/sugestões (que vai seguir no seu dia a dia) para melhorar este "Jardim à beira mar plantado"

No dia a dia devemos:

. não deitar papeis para o chão;
    . não deitar pontas de cigarro para o chão(se é lixo para o fumador também o é para os outros;
    . denunciar quem polui, chamar a atenção, ensinar (seremos insultados mas fazer o poluidor passar vergonha em frente a outras pessoas costuma resultar)
    . não cuspir para o chão;
    . reclamar junto das entidades competentes por cidades mais limpas (estão aí as eleições e os políticos estão muito "sensíveis" à opinião dos votantes;
    . denunciar junto das câmaras municipais vizinhos que despejam aguas sujas (maquinas de lavar roupa e louça) para as condutas de águas pluviais;
    . exigir junto das câmaras municipais a limpeza dos riachos junto de vossas casas e multas aos poluidores;
    . ser educado no transito, cumprir os limites de velocidade, ceder passagem, respeitar passadeiras, não estacionar em segunda fila (estacionar longe e andar a pé poupa umas idas ao ginásio ;) );

etc etc etc

adicionem as vossas por favor :thumbsup:

2. AnDré

AnDré
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    22 Nov 2007
    Local:
    Arroja, Odivelas (142m)
    Mais algumas:

- Passear o cão, sim! Deixar presentes por todo o lado, NÃO!

Vivo numa das cidades com maior densidade populacional do país.
    Espaços verdes? Lá vão existindo nos recantos dos prédios, como uma espécie de remate urbanístico. Uma dúzia de metros quadrados de relvado, mais meia dúzia de arbustos e está feito. É o que a cidade nos possibilita. Pouco, muito pouco. Mas esse pouco ainda se torna mais frustrante, quando queremos ir sentar-nos na relva, ou ir brincar para esses espaços com as crianças da família, e não podemos. Porque há excrementos de cão por todo o lado.

- Pastilhas para o chão, NÃO!

É daquelas coisas que me faz mesmo ficar chateado. Ficar com uma pastilha agarrada ao sapato!:disgust:

Collapse Signature Expand Signature
  3. joseoliveira

joseoliveira
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    18 Abr 2009
    Local:
    Loures (Moninhos) 128m
    olá_

Além das já apresentadas, lembro-me de uma que poderá ser ou não exequível, consoante a bolsa de cada um! Existe sempre essa condicionante…

O nosso parque automóvel tem sido gradualmente renovado apesar da (ou da suposta) crise!
    No entanto ainda circulam nas estradas muitos veículos "menos novos" (das várias categorias) com carência de determinadas melhorias sobretudo quanto à qualidade de saída de gases pelos escapes. :mad:

Se vou a conduzir atrás de um destes tenho que fechar hermeticamente o meu veículo para não estar sujeito ao ar conspurcado que o escape do veículo da frente emite, caso contrário, sujeito-me a uma indisposição sendo nestes casos mais frequente ter dores de cabeça.
    Se vou a caminhar pelas ruas a situação agrava-se pois preciso respirar e sinto-me desprotegido. :angry:

Muitos problemas respiratórios associados à poluição do ar seriam minimizados se houvesse uma maior tomada de consciência por parte de muitos condutores e até empresas na manutenção das suas frotas.

É a nossa saúde que está em causa!
    Se não cuidar de mim, quem cuidará? :ill:

4. AnDré

AnDré
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    22 Nov 2007
    Local:
    Arroja, Odivelas (142m)
    Agora o José fez-me lembrar outro problema de cidadania relacionado com automóveis.

- Facilitar o estacionamento do automóvel!

Onde eu moro, e em geral em todas as áreas urbanas, estacionar o carro é critico. E isso deve-se não só ao número de carros vs número de lugares livres para o estacionamento, como ao mau estacionamento.
    É comum ver-se carros mal estacionados a ocupar não um mas dois lugares. O resultado disso, é que com a insuficiência de lugares, os carros acabam por ficar estacionados em lugares completamente impróprios: passadeiras, jardins, passeios.

Isto, já para não falar dos carros abandonados que se encontram frequentemente nos parques de estacionamento, e que só estão lá a estorvar e a ganhar bicharada.

5. algarvio1980

algarvio1980
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    21 Mai 2007
    Local:
    Olhão (24 m)
    Na cidade onde eu moro, a poluição da Ria Formosa é o maior problema quanto as entidades nada fazem para melhorar quem faz, quem visitou Olhão já certamente apanhou com um cheiro bastante desagradável, pois é, a ETAR poente de Olhão está a funcionar mal há anos e até agora nada foi feito, aliás fizeram uma coisa colocaram uns ambientadores com cheiro a limão para que cheiro evaporasse, mas tudo continua na mesma. Há que louvar uma associação "Somos Olhão" que fez uma petição e enviou para o Parlamento Europeu vamos ver se as entidades europeias põem isto em ordem, já que as nacionais nada fazem.:disgust:

Outros problemas: falta de estacionamento, insegurança à noite principalmente junto dos mercados e na baixa, uma cidade que devia ser mais limpa, uma cidade que o património não é valorizado como aqueles mamarrachos que nada tem a ver com a cidade, junto à marina, uma maior preservação do Parque Natural e não construir um PIN em pleno parque natural com campos de golfe mais uma coisa que vai matar mais ainda a Ria Formosa.:disgust:

6. trepkos

trepkos
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    10 Out 2008
    Local:
    Eborae
    Confesso que uma vez fiz isso, tenho um opel corsa e consegui estacionar a oucupar três lugares. :unsure:

Outra coisa que me faz espécie são os animais abandonados e aqui no Alentejo são bastantes, então quando abre a época de caça é uma miséria, acho que devia de haver mais bom senso das pessoas, não podem/querem ter os animais, procurem um novo lar para eles.

Partilhar esta Página