Cientistas" portugueses lançam balão para estratosfera

Brunomc

Nimbostratus
Registo
7 Abr 2008
Mensagens
1,977
Local
Vendas Novas - Alto Alentejo (132m)
No próximo dia 30, quatro portugueses vão até Castro Verde lançar um balão meteorológico, carregado de equipamento electrónico que pretendem elevar a 35 km de altitude e daí transmitir toda a espécie de informação, tweets e fotos de volta ao planeta. O projecto chama-se Spacebits.

O Spacebits consiste em lançar um balão meteorológico cheio de hélio que vai tentar subir 35 quilómetros de altitude, recolher fotografias únicas e todo o tipo de informações.

Celso Martinho, um dos intervenientes no projecto diz que «bastou ver o primeiro projecto amador deste tipo na Web há uns meses atrás para me dar o click e meter na cabeça que haveria de fazer o mesmo por estas bandas».

Segundo os organizadores da iniciativa «é um projecto extremamente apelativo e complicado: temperaturas de -50ºC, pressões atmosféricas extremamente baixas, materiais nocivos, materiais interessantes, muitas horas de trabalho, muitas experiências, alguns riscos pessoais e muitos, mas muitos desafios».

Esse balão vai levar preso duas máquinas fotográficas de alta definição e dentro do balão vai estar uma caixa com uns sensores que vão recolher informações em tempo real e enviá-los para a internet.

Quando atingir uma certa altitude, o balão irá explodir e a sonda vai cair de pára-quedas e é recuperada na terra, graças às coordenadas de GPS que vão ser recolhidas pela equipa.

O balão é lançado no dia 30 de Maio, em Castro Verde por volta das 11 horas da manhã.

A aventura deve durar cerca de 2 horas até a sonda chegar aos 35 quilómetros de altitude e depois cair.


O evento pode ser acompanhado lá ou pela Internet em tempo real

Fonte : http://noticias.sapo.pt/info/artigo/1068050.html
 


Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Portugal visto do céu a partir de um balão
Quatro portugueses lançaram este domingo um balão meteorológico, carregado de equipamento electrónico, que subiu até aos 35 km de altitude. O projecto, baptizado como 'Spacebits', permitiu aos quatro investigadores fotografar, a partir do céu, a superfície terrestre.

O Spacebits nasceu, porque se encontraram 'quatro pessoas curiosamente obcecadas por fazer um projecto semelhante a este': conquistar os céus com a ajuda de um balão.

O director tecnológico do SAPO, Celso Martinho, um dos intervenientes no projecto recorda que 'bastou ver o primeiro projecto amador deste tipo na Web há uns meses atrás para ter um «click» e meter na cabeça que haveria de fazer o mesmo por estas bandas'.

Recorrendo apenas aos seus próprios recursos, os quatro investigadores na área das novas tecnologias desenvolveram o projecto até ao grande dia: ontem de manhã, lançaram finalmente, em Castro Verde, o balão meteorológico.

Carregado de hélio, o dispositivo atingiu os 35 quilómetros de altitude e, a partir do céu, recolheu fotografias. Junto com o balão, seguiram para o céu duas máquinas fotográficas de alta definição, bem como sensores que recolheram informações em tempo real, enviando-as também para a Internet.

@Carla Silva Costa/Marco Leitão Silva

http://noticias.sapo.pt/info/artigo/1068050.html

[ame="http://videos.sapo.pt/WZyYmPo0ZVMmkan8zO5K"]Portugal visto do céu a partir de um balão - SAPO Vídeos[/ame]​
 

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Dia 13 de julho, às 10h00, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda
5,4,3,2,1… ESTGA lança balão meteorológico para a estratosfera


A carga de 1,5 quilogramas que o balão transportará para a estratosfera incluiu ainda diversos emissores de rádio e câmaras de vídeo, igualmente projetados pelos futuros engenheiros, que vão possibilitar, respetivamente, a transmissão para terra dos dados recolhidos e a visualização em tempo real das imagens espaciais.

in Jornal Online | Universidade de Aveiro (http://uaonline.ua.pt/pub/detail.asp?c=35010)