Clima das Ilhas

MiguelMinhoto

Cumulonimbus
Registo
25 Jan 2007
Mensagens
2,573
Local
Lagoa - Ilha de S.Miguel Açores
Re: Seguimento Açores e Madeira - Janeiro 2010

Bom dia!

Aqui pela Lagoa e céu concelho manhã de céu muito nublado com abertas, vento fraco. Durante a noite caíram alguns aguaceiros.

Ás 8h30 estavam 15,2ºC em Santa Cruz da Lagoa.

Quanto ao aceso debate entre os climas dos açores e da madeira, pelo que sei e conheço em certos pontos o S. Miguel Açores tem razão, por exemplo no que se refere á diversidade do clima dentro de uma mesma ilha, basta ver que aqui onde vivo, concelho da Lagoa, já cheguei a sair de casa com céu encoberto e chuva e chegar aqui á Ribeira Chã com céu quase limpo, numa distancia de 10 km, onde vivo normalmente é mais quente que na Ribeira Chã, como fica numa baía estou um pouco mais protegido dos ventos do que outras zonas do concelho. É preciso não esquecer que depois tenho o clima de montanha do Pico da Barrosa, na Lagoa fica também o lugar mais seco da ilha, a caloura, que tem um microclima próprio.
No entanto tenho de discurdar em relação à neve, isto baseando-me nas informações do IM. Tirando o Pico, onde através de fotos se vê neve várias vezes no inverno e a cotas altas, nas outras ilhas poderá acontecer aqui em S. Miguel, mas penso que quantidades pequenas, salvo anos excepcionais. Basta ver que na vaga de frio de 2009, onde nevou mesmo a sério foi no Pico e nas Flores, que eu saiba a neve em S. Miguel se caíu foi pouca, pois não vi qualquer noticia sobre isso, nem fotos. Ou das duas uma, ou como digo a neve foi quase nula e passou despercebida ou então há um boicote informativo sobre esses acontecimentos por aqui.
 


alex vieria

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2009
Mensagens
730
Local
Câmara de Lobos 108mts altitude sitio do "carmo" l
Re: Seguimento Açores e Madeira - Janeiro 2010

Apetece desistir deste fórum, não dá pica nenhuma, a constantes ataques contra os madeirenses, sempre com a iniciativa de provocar, nós já lhe demos a razão de que é somos diferentes a nível de alguns aspecto climáticos, mas são mais + as semelhanças que nós aproxima, por isso não vejo sentido criar fórum separados, devido que os Açores são oceânicas e a Madeira é sub-tropical. Aqui na Madeira também encontra-se micro-climas muito acentuadas principalmente nas estações estivais, primavera e Outono.
Não comento, porque não desejo provocar, para mim o assunto esta encerrado, eu não seria da iniciativa de provocar, mas sempre terei a iniciativa de defender sê for possível refutar, mas para dar a razão aos factos dá-se!!! Porque não é bom ser humilde!!!


Actualmente chuva!!!
Temp Actual: 18,3ºC
Vento fraco W
HR: 94%
 

MiguelMinhoto

Cumulonimbus
Registo
25 Jan 2007
Mensagens
2,573
Local
Lagoa - Ilha de S.Miguel Açores
Re: Seguimento Açores e Madeira - Janeiro 2010

Apetece desistir deste fórum, não dá pica nenhuma, a constantes ataques contra os madeirenses, sempre com a iniciativa de provocar, nós já lhe demos a razão de que é somos diferentes a nível de alguns aspecto climáticos, mas são mais + as semelhanças que nós aproxima, por isso não vejo sentido criar fórum separados, devido que os Açores são oceânicas e a Madeira é sub-tropical. Aqui na Madeira também encontra-se micro-climas muito acentuadas principalmente nas estações estivais, primavera e Outono.
Não comento, porque não desejo provocar, para mim o assunto esta encerrado, eu não seria da iniciativa de provocar, mas sempre terei a iniciativa de defender sê for possível refutar, mas para dar a razão aos factos dá-se!!! Porque não é bom ser humilde!!!


Actualmente chuva!!!
Temp Actual: 18,3ºC
Vento fraco W
HR: 94%

Sou totalmente contra a criação de tópicos separados! Não se justifica. Se fossemos levar tudo ao promenor tinhamos então de criar topicos diferentes para cada ilha dos açores e ainda dentro de cada ilha para cada zona. O mesmo digo aí para a Madeira, tinha que se criar um tópico para o Funchal, outro para o Arieeiro, outro para a encosta norte, etc. Que me perdoe quem defende a criação de dois tópicos separados para os Açores e Madeira, mas isso é um autentico disparate, algo sem nexo nenhum.

Agora aqui mantém-se o céu muito nublado
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Re: Seguimento Açores e Madeira - Janeiro 2010

Apetece desistir deste fórum, não dá pica nenhuma, a constantes ataques contra os madeirenses, sempre com a iniciativa de provocar, nós já lhe demos a razão de que é somos diferentes a nível de alguns aspecto climáticos, mas são mais + as semelhanças que nós aproxima, por isso não vejo sentido criar fórum separados, devido que os Açores são oceânicas e a Madeira é sub-tropical. Aqui na Madeira também encontra-se micro-climas muito acentuadas principalmente nas estações estivais, primavera e Outono.
Não comento, porque não desejo provocar, para mim o assunto esta encerrado, eu não seria da iniciativa de provocar, mas sempre terei a iniciativa de defender sê for possível refutar, mas para dar a razão aos factos dá-se!!! Porque não é bom ser humilde!!!

Actualmente chuva!!!
Temp Actual: 18,3ºC
Vento fraco W
HR: 94%

E norte e sul da Madeira que diferença por vezes.. e a 30 min de distância. Hoje é um desses dias. Por aqui céu com algumas abertas e ainda nada de precipitação. Quanto já tens acumulado por aí?
Sigo com 18,6ºC
79%HR
1020hpa

Funchal
fullbb3422.jpg
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Re: Seguimento Açores e Madeira - Janeiro 2010

Boa tarde!

Lamento que hajam membros que não consigam fazer a distinção entre "ataques" e "factos".

Aqui ninguém está a atacar ninguém, está-se a falar apenas de FACTOS! Pelos vistos existe uma certa renúncia em querer aceitar o clima que se tem.

Eu aceito perfeitamente o Clima que tenho... e vocês será que aceitam? Parece-me que não já que tudo o que o S.Miguel-Azores diz aqui é "mentira"... ou não!

Não é preciso ir muito longe... os simples manuais do secundário até explicam essa pequena variabilidade atmosférica entre os dois arquipélagos!
Ou então perguntem ao meteorologista mais próximo da vossa freguesia.

Expliquei essas diferenças com FACTOS, e só lamento que me tenham levado à letra!
Só aceita quem quiser.... mas pelos vistos há muitos membros que se ofendem à tôa e de borla misturando alhos com bugalhos.... as minhas desculpas então a todos se tiver sido... o caso

Assunto encerrado da minha parte!

Prefiro debater com pessoas que não sejam tão sensíveis...:confused::confused:


Por aqui noite de aguaceiros e vento fresco com rajadas

Neste momento céu com períodos de muito nublado

Temperatura 15 graus

Pressão 1012 HP

Vento fresco de Oeste com rajadas

Temperatura: 14 graus


Pra já os Açores em alerta amarelo...avizinha-se chuva forte ao cair do dia com vento igualmente forte
 

Sunderlandz

Nimbostratus
Registo
29 Jul 2009
Mensagens
508
Local
Machico (ilha da Madeira) 35 m
Re: Seguimento Açores e Madeira - Janeiro 2010

Boa tarde!

Lamento que hajam membros que não consigam fazer a distinção entre "ataques" e "factos".

Aqui ninguém está a atacar ninguém, está-se a falar apenas de FACTOS! Pelos vistos existe uma certa renúncia em querer aceitar o clima que se tem.

Eu aceito perfeitamente o Clima que tenho... e vocês será que aceitam? Parece-me que não já que tudo o que o S.Miguel-Azores diz aqui é "mentira"... ou não!

Não é preciso ir muito longe... os simples manuais do secundário até explicam essa pequena variabilidade atmosférica entre os dois arquipélagos!
Ou então perguntem ao meteorologista mais próximo da vossa freguesia.

Expliquei essas diferenças com FACTOS, e só lamento que me tenham levado à letra!
Só aceita quem quiser.... mas pelos vistos há muitos membros que se ofendem à tôa e de borla misturando alhos com bugalhos.... as minhas desculpas então a todos se tiver sido... o caso

Assunto encerrado da minha parte!

Prefiro debater com pessoas que não se "ofendam" por tudo e por nada...:confused::confused:

Boas S.Miguel-Azores

Até posso dar-te uma sugestão!
Se quiseres debater mais sobre esse tema (Onde chove mais???:lmao:) clica neste link: http://www.meteopt.com/forum/off-topic/11/ ;)

cumps :)
 

alex vieria

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2009
Mensagens
730
Local
Câmara de Lobos 108mts altitude sitio do "carmo" l
Re: Seguimento Açores e Madeira - Janeiro 2010

Eu fiquei revoltado pelo teu cinismo (S.Miguel-Azores) é só isso!!! Foi só isso desde esses dias no final de Dezembro, não gostei a tua abordagem, foi algo ríspida!!! Mexeu comigo foi só!!! Estamos aqui só para reportar situações actuais e extremas do momento climatológico de um ponto qualquer da nossa geografia. Criar um fórum de construção e não de separação a diversidade fica bem em qualquer grupo, cada cabeça é um mundo, e a junção de força derruba-se os muros de qualquer ideologia espalhadas pelo mundo fora!!!

Temos de manter este fórum aberto, convido-te a fazer uma introspecção e vê a tua perspectiva passadas das tuas respostas e assim veras o fio da ninhada!!! Fica bem meu caro!!!
 

alex vieria

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2009
Mensagens
730
Local
Câmara de Lobos 108mts altitude sitio do "carmo" l
Re: Seguimento Açores e Madeira - Janeiro 2010

Neste preciso momento a chuva se intensifica (moderada) acumulei 5,9 mm ultimo reporte!!! fiquem bem!!! e desculpa (S.Miguel-Azores), espero que continues a reporta em São Miguel o seu estado do tempo!!! força meu caro.

Meus colegas da Madeira, espero eu contribuir com meu grão de areia os nossas descrições do nosso clima!!! força meus caros, não os conheço in-loco, mas até que enfim consigo exprimir, este conhecimento desde que tinha 8 anos de idade quando o meu pai me ofereceu um mapa e um mapa-mundi, hoje em dia tenho 654 mapas de diferentes tipos e sou conhecido pelo meus mais achegados como o homem do tempo. Mesmo na altura de faculdade por Lisboa!!!

Conheço todo Portugal inclusive a ilha "São Miguel" que foi em 2007 , a ilha é mesmo muito bonita! não conheço o resto das 8 ilhas. Me considero Ilheu, mesmo que não seja!!! Devido que meus pais são madeirense mas eu sou luso-descendente. Aprendi a língua de Luís de Camões a relativamente a pouco(10 anos).
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Re: Seguimento Açores e Madeira - Janeiro 2010

Eu fiquei revoltado pelo teu cinismo (S.Miguel-Azores) é só isso!!! Foi só isso desde esses dias no final de Dezembro, não gostei a tua abordagem, foi algo ríspida!!! Mexeu comigo foi só!!! Estamos aqui só para reportar situações actuais e extremas do momento climatológico de um ponto qualquer da nossa geografia. Criar um fórum de construção e não de separação a diversidade fica bem em qualquer grupo, cada cabeça é um mundo, e a junção de força derruba-se os muros de qualquer ideologia espalhadas pelo mundo fora!!!

Temos de manter este fórum aberto, convido-te a fazer uma introspecção e vê a tua perspectiva passadas das tuas respostas e assim veras o fio da ninhada!!! Fica bem meu caro!!!

Ficaste revoltado?

Ora essa não há que ficar revoltado!

Revoltado fiquei eu que é profundamente lamentável as pessoas se ofenderem por tão pouco quando no fundo eu apenas estava a falar de DIFERENÇAS de LATITUDE entre os dois arquipélagos que se exprimem mais de acordo com a posição de latitude em que estão posicionados os mesmos arquipélagos mas pelos vistos a renuncia em aceitar o clima que se tem paira nas mentes de algumas pessoas que infelizmente não sabem aceitar uma conversa civilizada, e não sou eu que invento tais realidades... são os próprios gráficos, cientistas e meteorologistas, portanto culpem a eles... não a mim! Eu insultei alguém? Tratei mal alguém? Parece-me que não mas sempre podes ir atrás ler e reler o que eu escrevi.

Meu Deus onde vamos nós?!?!... Sem comentários...
Lamento profundamente que confundas "cinismo" com factos"
No dicionário ainda existe sinónimo para tais adjectivos!

Eu aceito bem o Clima que tenho e onde estou inserido. Aceito que o meu clima de residência seja temperado marítimo e abundantemente pluvioso durante todo o ano por estar mais exposto à Frente Polar... mas se fosse tórrido ou seco tipo Sahara, ou Tropical, aceitaria tb de igual forma..só não entendo o porquê sempre de as pessoas arrastarem a brasa à sua sardinha como se de uma renuncia se tratasse em dizer que chove mais aqui ou acolá.... Pelo amor de Deus!!! A realidade é só uma e não há que negar mais! O clima dos Açores não é o Clima da Madeira! Entendam isso de uma vez por todas por favor!!! Existem disparidades quer em termos de precipitação, temperatura, humidade, horas de sol e consequente nebulosidade, e energia atmosférica por os Açores se situarem bem mais a Nordeste da Madeira! As realidades climáticas e atmosféricas dos Açores são claramente distintas da Madeira!

Mais claro que isso só mesmo água!
Aceite quem quiser, porque eu graças a deus aceito perfeitamente o Clima que tenho, ao contrário de alguem ou alguns que tentam "pintar" a todo o custo o seu Clima como se fosse igual ao Clima Açoriano quiçá fruto talvez de uma grande ignorância ou recusa em aceitar que se situam numa latitude de Clima Subtropical... Lamentável e triste!

Por favor, não banalizem de uma forma leviana o Clima dos Açores!

Os Climas Temperados Marítimos (Açores), são sempre mais frios do que os Subtropicais por se situarem a latitudes superiores dos mesmos, e estando a Madeira localizada mais à latitude dos Anticiclones Subtropicais é mais que natural que tenha um clima diferente do dos Açores. Entendam!!!

Gosto muito das coisas EXPLÍCITAS e certinhas e só não gosto da mentira e da confusão! Tlv seja por isso mesmo que me entenderam mal...Essa é a diferença! E para tal já me fartei de comparar gráficos e até recomendei obras de referência aos mais incrédulos... mas se mesmo assim preferem entrar numa vertente de "guerrinha" estúpida e sem nexo o problema já não é meu... Temos pena! Pelos vistos não entra na carola de alguns!
Estudar faz bem e trás cultura!
Quando sei que tenho razão naquilo que digo sou capaz de ir até ao fundo do poço só para provar a minha veracidade mas tb quando não tenho razão, sei reconhecer que não a tenho... E como tal já dei por encerrado esse debate há já muito tempo... só não sei porque insistem ainda...E sim tens razão! Isso aqui é um fórum onde se exprimem as diferenças e as variabilidades climatológicas, que é o que eu tenho feito até agora... pena que alguns não vejam isso... pelos vistos devo de andar no fórum errado... ou não!

Estudem... afinal não custa muito e só vos faz bem!

http://pt.wikipedia.org/wiki/Clima_dos_A%C3%A7ores
 

alex vieria

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2009
Mensagens
730
Local
Câmara de Lobos 108mts altitude sitio do "carmo" l
Re: Seguimento Açores e Madeira - Janeiro 2010

Boa noite acabei de vêr o que fizes-te no wikipedia, sabias que na caraibas sê diz que os Açores é o cemiterio dos furacões, devido a posição na altura de verão e inicio de outono da AA fica junto ao arquipelago, já que o berço dos furacões é em Cabo Verde, atingem a sua maior força nas aguas das caraibas, pode entrar pelo continente americano o so passar pelo largo da florida, passa pelas carolinas´s states, e pode morrer em algures entre Bermudas e Açores, de vez em quando chega ao corvo e flores, com categoria 1 depois morre, e transforma em depressão tropical.

Sabes meu caro, eu aceito os teus facto, aceito o conteudo mas não a forma como o fazes é so isso, não é questão de conteudo mas sim pela forma como o fazes.

a ilha da Madeira pode sentir orgulho de ser o clima mas ameno de todo Portugal e talvez de toda Europa, devido que muitos famosos vieram cá parar nos seculos passados, e hoje em dia a descansar e tentar aliviar as suas doenças. "Emperatriz da Austria" só um exemplo entre otros. Conheço a Ilha de São Miguel muito gira diga-se, mas não tenho nenhuma inveja do clima dos açores foi no mês de maio, de manhã chovia e a tarde era sol, ni é 8 ni 88, mas a nivel de temperatura não achei muita diferença, com respeito à altura do ano "maio" foi na altura da vossa grande festa Espíritu Santo em Ponta Delgada, perto de uma praça quem vai indo pelo lado do porto, mes pero do café do teatro tipo discoteca a noite!!! não sei o nome, eu fique no Hotel Royal Garden Hotel, perto disso tudo!!!

Porque eu nasci em um pais com clima equatorial, só com dois estaçoes: Seco/Humido, e já passai por tempestades de categoria 3-4, já experimentei in-loco 190km/h é espantoso!!! por isso as minhas preferência é clima mais ameno e solarengo!!! Acredita que não invejo o clima dos açores!!! Força meu caro!!!:p
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Re: Seguimento Açores e Madeira - Janeiro 2010

Boa noite acabei de vêr o que fizes-te no wikipedia, sabias que na caraibas sê diz que os Açores é o cemiterio dos furacões, devido a posição na altura de verão e inicio de outono da AA fica junto ao arquipelago, já que o berço dos furacões é em Cabo Verde, atingem a sua maior força nas aguas das caraibas, pode entrar pelo continente americano o so passar pelo largo da florida, passa pelas carolinas´s states, e pode morrer em algures entre Bermudas e Açores, de vez em quando chega ao corvo e flores, com categoria 1 depois morre, e transforma em depressão tropical.

Sabes meu caro, eu aceito os teus facto, aceito o conteudo mas não a forma como o fazes é so isso, não é questão de conteudo mas sim pela forma como o fazes.

a ilha da Madeira pode sentir orgulho de ser o clima mas ameno de todo Portugal e talvez de toda Europa, devido que muitos famosos vieram cá parar nos seculos passados, e hoje em dia a descansar e tentar aliviar as suas doenças. "Emperatriz da Austria" só um exemplo entre otros. Conheço a Ilha de São Miguel muito gira diga-se, mas não tenho nenhuma inveja do clima dos açores foi no mês de maio, de manhã chovia e a tarde era sol, ni é 8 ni 88, mas a nivel de temperatura não achei muita diferença, com respeito à altura do ano "maio" foi na altura da vossa grande festa Espíritu Santo em Ponta Delgada, perto de uma praça quem vai indo pelo lado do porto, mes pero do café do teatro tipo discoteca a noite!!! não sei o nome, eu fique no Hotel Royal Garden Hotel, perto disso tudo!!!

Porque eu nasci em um pais com clima equatorial, só com dois estaçoes: Seco/Humido, e já passai por tempestades de categoria 3-4, já experimentei in-loco 190km/h é espantoso!!! por isso as minhas preferência é clima mais ameno e solarengo!!! Acredita que não invejo o clima dos açores!!! Força meu caro!!!:p


Olá boas novamente!


A minha maneira de "falar" é só uma e é com a verdade, doa a quem doer! Peço desculpa mas jogo sempre com a verdade sem faltar ao respeito a ninguém mas se feri alguma susceptibilidade então as minhas sinceras desculpas, porque no fundo não era a minha intenção!
Sim eu sei que os Açores são conhecidos como "cemitério" dos Furacões nas Caraíbas, porque eles situam-se na rota dos mesmos... e se viste bem o site que mostrei podes bem ver a inúmera quantidade de Furacões e Ciclones desde 1886 que já passaram pelos Açores.. Isso a partir de 1886 porque se formos mais atrás no passado a lista nc mais acabava...


E não é preciso ir muito longe.. O ultimo foi o Gordon...

De facto os Açores actualmente estão mais vulneráveis ao aumento da amplitude de Furacões e Tempestades Tropicais devido às mudanças climáticas:

http://www.correiodosacores.net/view.php?id=25916

Há muitos e muitos relatos de várias tempestades que já aqui passaram pelos Açores sendo que a maior tempestade do século XX que passou aqui pelos Açores no ano de 1986 alcançou ventos na ordem dos 250km/h, e as ondas atingiram alturas entre 15 e 20 metros e a rebentação das ondas, chegou a atingir os 60 metros...
Se duvidares da minha palavra posso te indicar os dados ;)

De facto, podemos até não ter o clima mais ameno da Europa, mas temos as melhores Termas Naturais da Europa e quando muito do mundo depois da Islândia ;)

Pois é meu caro amigo ilhéu... Queriamos nós ter um Clima mais ameno como vcs têm aí...

Obrigado por teres gostado da ilha.. De facto os Açores são muito belos.. Os Açores tiveram a honrosa posição de 2 lugar classificadas como os melhores destinos turísticos de todo o mundo de entre 111 ilhas e arquipélagos do mundo pela National Geographic ;)

Mas não é só a beleza dos Açores que é fascinante... é tb o nosso clima que é unico e por vezes muito agreste e é ele que caracteriza a alma do nosso arquipélago!

Não conheço a Madeira mas tenho curiosidade tb de lá ir ;)
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,461
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Nos Açores só há apenas uma ÚNICA ilha que tem algumas influências semelhantes a um clima Subtropical marítimo ( ainda que mínimo), e essa ilha é o Corvo

A Ilha do Corvo de facto, tem mesmo um clima subtropical húmido, segundo Koppen-Geiger, pois não tem meses secos, a temperatura média do mês mais frio é cerca de 13ºc e a do mês mais quente é superior a 22ºc.
A ilha das Flores, nas zonas mais quentes também tem condições para clima subtropical húmido, pois não tem meses secos e a estação das Flores tem 22ºc de média para o mês mais quente.
Acredito, que certas ilhas como a Ilha do Pico, também tenham condições para este clima, nomeadamente na vertente Norte.
Os dados que já postei, apontam fortemente para esta possibilidade. Bom, mas para já é a Ilha do Corvo que tem a comprovação.
A variedade bioclimática ou climática dos Açores é assinalável:

70963939.jpg
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Ilhas estão mais vulneráveis às alterações climáticas globais

Situações como as vividas na Ribeira Quente ou na Agualva têm, para o investigador Félix Rodrigues, as características dos fenómenos relacionados com as alterações climáticas. Para o professor da UAç por serem ilhas e por estarem no meio do Atlântico, os Açores estão mais vulneráveis

As ilhas estão mais vulneráveis aos efeitos das alterações climática, e os Açores ainda mais pela sua localização na bacia do Atlântico Norte. Félix Rodrigues, da Universidade dos Açores (UAç), explicou à margem das Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental da ASPEA (ver caixa), que, porque as ilhas são espaços reduzidos, "uma diminuição de área (devido à subida do nível médio das águas) é atroz, porque representa em termos percentuais uma grande diminuição de área ocupada", e porque "a maioria das populações localiza-se à beira-mar". Por outro lado, "localizando-se exactamente a meio do Atlântico, na bacia do Atlântico Norte, e havendo uma intensificação das situações ciclónicas, a probabilidade de sermos apanhados por ciclones é cada vez maior", assim como será maior "a probabilidade de aumentar os eventos meteorológicos extremos, nomeadamente de precipitação intensa (com inundações e derrocadas) e de seca no Verão", adianta o investigador da UAç.

Na sequência da subida do nível médio das águas, "também aumenta e a distância ao continente e a capacidade de irmos buscar água a outro sítio é de facto reduzida, o quer dizer que nos torna extremamente vulneráveis em termos físicos e em termos económicos", diz ainda Félix Rodrigues. O cenário a que se refere o professor da Universidade dos Açores diz respeito ao futuro, mas segundo Félix Rodrigues, o presente já nos está a oferecer algumas "amostras" das piores previsões dos cientistas. Como faz questão de sublinhar o investigador, apesar de cientificamente ser necessário um estudo estatístico de 30 anos para fazer prova de estamos perante alterações climáticas, situações como as vividas na Ribeira Quente, em São Miguel, ou, mais recentemente, na Agualva, na Terceira,"fazem parte da tipologia de eventos descritos para as alterações climáticas globais". De qualquer forma, afirma o investigador, "as consequências das alterações climáticas já ocorrem. Elas já se estão a intensificar". Mas, aos cientistas não é possível fazer previsões exactas sobre quando os piores cenários se vão fazer sentir. E isso, explica Félix Rodrigues, "deve-se ao facto de não percebermos a taxa de degelo, de não percebermos a uma macro escala o que está efectivamente ocorrer - o sistema é demasiado grande para que o homem consiga introduzir todas as variáveis".

No entanto, as previsões são "alarmantes", diz o investigador. Basta dizer que antes previa-se que o mar subisse até ao fim do século 20 a 30 centímetros e este ano já se chegou à conclusão que será no mínimo um metro. Soluções para inverter os piores cenários? "Primeiro, é necessário um debate na sociedade civil", defende Felix Rodrigues. "Há medidas políticas que podem ser implementadas, mas as medidas políticas não são suficientes. É preciso que cada cidadão per si haja no sentido de minimizar as emissões - temos de ser muito racionais", sustenta o investigador. "Tudo o que fazemos tem energia envolvida, e a maioria é energia produzida com combustíveis fósseis" e "o excesso de consumo contribui também para as emissões globais (de CO2)". Logo, defende Felix Rodrigues, "a racionalidade no consumo e nas acções é algo que cada um de nós pode fazer conscientemente sem grande prejuízo daquilo que necessita nos dias de hoje". E lembra o investigador, tem de se agir já. "Está-se a aplicar o princípio da precaução muito lentamente" e, por outro lado, "não estamos a planear para 50 anos". "O nosso sistema político planeia tudo a quatro anos, o que é incompatível com os problemas que resultam das alterações climáticas globais", alerta.|| Cardigos admite problemas ambientais Na abertura das XVII Jornadas Pedagógicas da Associação Portuguesa da Educação Ambiental, Frederico Cardigos, director regional do Ambiente admitiu que há nos Açores enormes problemas com organismos invasores e sustentou que a gestão dos resíduos ainda não funciona adequadamente, estando o mar das ilhas sobre uma pressão insustentável. Admitiu, também, que há no arquipélago problemas transversais de gestão de água, que vão desde as lagoas até à água para consumo doméstico. Mas, como sublinhou, igualmente, o Governo Regional elaborou já diversas estratégias para, em simultâneo, colmatar os problemas identificados, destacando os planos de combate às invasoras ou da água, ou a classificação de algumas zonas/sítios sensíveis da Região.||

Paula Gouveia

2010-1-30 por Açoriano Oriental em www.acorianooriental.pt

http://www.uac.pt/noticia/ilhas_estao_mais_vulneraveis_as_alteracoes_climaticas_globais
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,461
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
A Ilha do Corvo de facto, tem mesmo um clima subtropical húmido, segundo Koppen-Geiger, pois não tem meses secos, a temperatura média do mês mais frio é cerca de 13ºc e a do mês mais quente é superior a 22ºc.
A ilha das Flores, nas zonas mais quentes também tem condições para clima subtropical húmido, pois não tem meses secos e a estação das Flores tem 22ºc de média para o mês mais quente.
Acredito, que certas ilhas como a Ilha do Pico, também tenham condições para este clima, nomeadamente na vertente Norte.
Os dados que já postei, apontam fortemente para esta possibilidade. Bom, mas para já é a Ilha do Corvo que tem a comprovação.
A variedade bioclimática ou climática dos Açores é assinalável:

70963939.jpg


A ilha de S. Miguel até tem zonas com clima Termomediterrânico e a de Sta Maria com clima Inframediterrânico.
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
O Clima dos Açores já foi diversas vezes estudado e diga-se de passagem que há muitos cientistas que abordam diferentes teses, e todos chegaram a uma conclusão específica: Que é muito difícil caracterizar o Clima dos Açores porque é um dos locais do planeta que é mais difícil fazerem-se previsões aproximadas, mas também chegou-se à conclusão que os Açores têm claramente um Clima Temperado Marítimo. Um clima de transição devido ao factor setentrional de latitude do arquipélago. A única ilha que apresenta um clima de cariz Subtropical Húmido ainda que de menor expressão é apenas a ilha do Corvo. As restantes são todas elas de Clima Temperado Oceânico sem grandes oscilações térmicas anuais, e caracterizadas por um regime anual pluvioso embora com menor expressão nos meses de verão: Julho e Agosto. O enquadramento geomorfológico dos Açores também tem influência no desencadear de precipitações de natureza orográfica.


Não concordo que o Clima dos Açores seja termo mediterrânico, até porque os Açores só recebem a influência directa do clima Oceânico. Óbvio não? Quiçá antes a Madeira que recebe maior influência continental pela sua proximidade geográfica a África e à Europa!

A latitude das ilhas dos Açores recebe claramente as influências imediatas das correntes polares, daí que os Açores pela sua latitude estão mais expostos aos efeitos da Frente Polar ou melhor dizendo, das perturbações das baixas subpolares. O mesmo aplica-se para o efeito da Continentalidade que aqui não tem qualquer expressão alguma, uma vez que os Açores por estarem em pleno Oceano Atlântico recebem o efeito termo-regulador marítimo o que lhe confere um clima temperado.



Mas o melhor mesmo é a amenidade da água do mar que mesmo nos meses mais frios de inverno está sempre apetecível, 14 - 13 graus de máxima... Sem falar nas zonas marítimas balneares onde existem termas vulcânicas que brotam do fundo do mar onde a temperatura da água pode chegar com a maré vazia aos 37 graus de temperatura e 31 graus de maré cheia