Clima de Portugal continental

Tópico em 'Climatologia' iniciado por stormy 4 Jan 2013 às 03:14.

  1. stormy

    stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    7 Ago 2008
    Mensagens:
    5,100
    Local:
    Lisboa-Encarnação // Lagoa de sto André
    Houve um trabalho de bioclimatologia nos anos 80, realizado por investigadores do Centro de estudos Geográficos, que acho que é bastante bom ao descrever as diferenças regionais no contexto do nosso Pais.

    [​IMG]

    A aplicação desta formula a algumas boas dezenas de estações pelo pais resultou na identificação por partes de regiões climaticas distintas.

    Primeiro, uma faixa de caracter Atlantico, com precipitações elevadas, e temperaturas frescas o ano todo ( sem nunca ser propriamente frio como sucede mais a norte na França por exemplo).

    Em segundo lugar, uma faixa pré Atlantica, com menos precipitações, e maiores amplitudes térmicas, especialmente no sentido de Verões mais quentes, secos e longos do que a região Atlantica.

    Em terceiro surge uma zona pré Mediterranea interior, com precipitações ainda demasiado elevadas para serem consideradas dentro da faixa tipica Mediterranea, mas com regime térmico e valores térmicos em tudo similares ao clima puramente Mediterraneo...invernos suaves a frescos e verões muito quentes.

    Em quarto lugar, uma faixa litoral de clima muito ameno, com fracas amplitudes térmicas, Verões mornos e Invernos muito suaves, esta faixa cobre essencialmente o litoral SW, e por ainda ter precipitações algo elevadas, é considerada Pré Mediterranea Litoral essencialmente por ter uma estação chuvosa mais longa do que nos climas Mediterrâneos típicos.

    Em quinto lugar, o clima Mediterraneo tipico, no SE do Pais e Algarve, com Verões quentes, Invernos suaves e precipitações em geral fracas e muito concentradas entre Outubro e Abril, com médias de 300 a 600mm/ano.

    [​IMG]


    O mapa é muito representativo, mesmo da ideia geral que as pessoas teem acerca do nosso clima...
    Peca um pouco por não ser mais expressivo na diferença Litoral-Interior na região norte/centro, mas isso prende-se com o facto do regime pluvioso ser mais importante e sobrepor-se ás caracteristicas térmicas...no entanto parece-me claro que o mapa poderia beneficiar se houvesse uma divisão Litoral-Interior que desse expressão ao clima mais extremo do Interior face ao mais ameno na faixa litoral...


    Na minha opinião, e apenas acrescentando a possivel diferença litoral-interior na região norte/centro, o mapa ficaria assim:

    [​IMG]

    Basicamente, as planicies litorais e porções das serranias costeiras do norte e centro, tendencialmente mais amenas e a uma distancia relativamente pequena do mar, merecem alguma diferenciação do interior, ainda que eventualmente o regime pluvial possa ser identico.
     
    Collapse Signature Expand Signature
    #1 stormy, 4 Jan 2013 às 03:14
    Última edição: 4 Fev 2014 às 18:46
  2. João Sousa

    João Sousa
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    1 Dez 2010
    Mensagens:
    199
    Local:
    Covilhã
    As categorizações feitas nesse estudo encaixam quase como uma "luva" naquelas tipologias que se estudavam (não sei se ainda presentemente) na disciplina de Geografia no 7º e 9º e depois no 10º e 11º anos no secundário.
     
  3. Fil

    Fil
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    26 Ago 2005
    Mensagens:
    3,830
    Local:
    Bragança
    Hermann Lautensach (1944)
    [​IMG]

    Orlando Ribeiro (1955)
    [​IMG]

    Suzanne Daveau (1985)
    [​IMG]

    Pina Manique e Albuquerque (1954)
    [​IMG]

    [​IMG]

    Mapa
    [​IMG]

    Retirado da tese de mestrado de Sandra Cristina Paula Fernandes Mesquita.
     

Partilhar esta Página