Clima do Algarve, que futuro ?

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,400
Local
Olhão (24 m)
Não é só no interior algarvio que se nota, a paisagem por todo o Sotavento, é a mesma paisagem de Verão, alguma erva tem vindo a nascer, existe um terreno junto à rotunda que dá acesso à Via do Infante na 125 em Olhão, onde existe vacas e o que elas comem é pasto seco de Verão, senão nem isso tinham para comer. O Algarve não é só turismo, como nós vemos na comunicação social, mas existe muita gente que vive da agricultura, que têm citrinos e outras àrvores como figueiras, alfarrobeiras, eu tenho um terreno com alfarrobeiras perto de Moncarapacho e nunca lembro-me de ver as alfarrobeiras quase sem folhas, e não é uma árvore caduca. O problema não é deste ano, já vem desde 2004 que tem chovido muito menos no Algarve, nunca mais tivemos anos chuvosos como a década de 80 e 90 teve, tem-se vindo a assistir a uma diminuição drástica da precipitação principalmente nesta década, não tivemos anos que ultrapasse os 800 mm no litoral, depois basta ter uns anos sucessivamente secos que se nota logo a diferença.
 


trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,190
Local
loule-caldeirao
Concordo plenamente, nem cheguei a referir a seca de 2004/2005 e os anos de 2006 e 2007 algo inconstantes.
É certo que a vegetação Mediterrânea está habituada a periodos de seca e de inconstância na precipitação mas quando até as alfarrobeiras começam a falhar acho que começa a soar o alarme.
Na tão falada seca de 2005 não cheguei a ver a vegetação como este ano, no entanto paira a normalidade no ar.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Já havia 3 tópicos sobre o Algarve em Climatologia, um sobre o Clima, outro sobre Precipitação e o último sobre deserto que aborda as mesma problemática de anteriores. Foram reunidos num só para melhorar o acesso à informação.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Alguns mapas de precipitação média anual úteis à discussão

18580563.jpg


80860891.jpg



Ainda um outro mais recente feito com recurso a modelação

alg.jpg
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Belos gráficos fiquei sabem que a 10 km de Faro chovia mais 300 mm do que na Ilha do Farol !! :D
Mostra bem os enormes contrastes numa faixa tão pequena .....

Quanto ao outro mostra bem como as secas tornaram-se tão frequentes disparando para baixo os valores anuais que parece que vem em quedra livre !!
 

blood4

Cumulus
Registo
27 Nov 2009
Mensagens
156
Local
Ponte de Lima
ya cada ano no algarve esta pior
cada vez chove menos
mas em 2005 nem ha palavras para descrever
em todo o pais nem uma goto caia quase
foi mesmo impressionante
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Quanto ao outro mostra bem como as secas tornaram-se tão frequentes disparando para baixo os valores anuais que parece que vem em quedra livre !!

Sim, a precipitação tem diminuído. Mas se vires o gráfico de Tavira vês que no passado os anos secos foram visita mais ou menos cíclica, e que anos excepcionalmente húmidos são tão anormais como os secos.

De qualquer forma seria interessante a gente prolongar a discussão e partilha de dados, para avaliar se estamos mesmo com algo de excepcional ou eventualmente inédito no Algarve, mas falta-me olhar para dados de anos recentes, tudo o que tiverem partilhem.


Vince, os mapas são referentes a que período/décadas?


As duas primeiras imagens são dos anos 70, importante trabalho desenvolvido na altura pela Professora Suzanne Daveau para o Serviço Meteorológico Nacional. Os dados base foram normais de 1931-1960 de 344 estações.

A última imagem é a carta deste género mais recente, de 2002, fruto de uma tese (notável diga-se) da Drª. Rita Nicolau, e tem como base dados de 1959/60-1990/91.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Vince, existem dados relativamente à cidade de Faro nas décadas de 10 e de 20 que conduzem a uma precipitação média anual bem inferior a 400 mm.

Assim, as três primeiras décadas do século XX terão sido mais secas; depois, a partir da década de 40, teve início um período mais húmido, e agora estaremos novamente num período mais seco.

Existem dados que apontam para que a precipitação tenha sofrido esta evolução em todo o Continente e até noutros locais da Europa Ocidental (Londres, por exemplo).

Resta saber se ja batemos no fundo do período mais seco e se iniciaremos em breve a retoma ou se o período seco se prolongará por muito mais tempo. Isto colocando de lado as previsões do «aquecimento global». Recordo que não é só o Algarve que tem sofrido com a seca em anos recentes, mas também o interior Norte e Centro. Até a própria Galiza e o Entre Douro e Minho sofreram períodos secos prolongados e anómalos em anos recentes.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,400
Local
Olhão (24 m)
De qualquer forma seria interessante a gente prolongar a discussão e partilha de dados, para avaliar se estamos mesmo com algo de excepcional ou eventualmente inédito no Algarve, mas falta-me olhar para dados de anos recentes, tudo o que tiverem partilhem.

Na 1ª página deste tópico existe desde 1980 até 2007 dados referentes à Estação de Quelfes (Inag), agora é ver outras estações no Algarve e comparar.

As décadas de 40 e 50 segundo o artigo que eu publiquei no fórum sobre as cheias de há 60 anos em Albufeira, houve bastante estragos no Algarve nessas duas décadas, depois o início da década de 80 foi particularmente seco no Algarve no final recompensou, a década de 90 manteve os níveis de precipitação da década anterior, mas depois do ano de 2002, começou a escassear mais a precipitação tirando o ano hidrológico 2006/2007, de resto, a precipitação tem andado bastante abaixo da média.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,190
Local
loule-caldeirao
Alguém tem os dados da estação metereológica de São Brás no periodo 2008/2009 nomeadamente a precipitação acumulada para fazer um comparativo com o litoral onde já se sabe que os valores foram entre 200mm a 300mm. Esta estação tem uma média de precipitação bastante elevada,
>800mm pois situa-se próxima da área assinalada no mapa acima com precipitações superiores a 1000mm.
O valor certo desta estação vinha referenciado nos boletins climatológicos do IM mas não sei porque esta deixou de vir referenciada nos mesmos
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
Alguém tem os dados da estação metereológica de São Brás no periodo 2008/2009 nomeadamente a precipitação acumulada para fazer um comparativo com o litoral onde já se sabe que os valores foram entre 200mm a 300mm. Esta estação tem uma média de precipitação bastante elevada,
>800mm pois situa-se próxima da área assinalada no mapa acima com precipitações superiores a 1000mm.
O valor certo desta estação vinha referenciado nos boletins climatológicos do IM mas não sei porque esta deixou de vir referenciada nos mesmos

http://snirh.pt/snirh.php?main_id=1&item=4.3.1&objlink=&objrede=
Podes escolher as estações (entre elas está a São Brás) e os anos.
 

Levante

Cumulus
Registo
17 Fev 2008
Mensagens
452
Local
Olhão
Óptimos mapas Vince! Ilustram bem as variações regionais. Foco a particularidade do Cabo de Santa Maria. Finalmente vejo comprovada a minha ideia de que seria a zona mais seca de todo o Algarve. O facto de ser um Cabo (geralmente sujeitos a menos precipitação), de ser o ponto mais meridional e da sua localização geográfica particular (protegida pela Serra do Caldeirão e Montefigo), tornam este local naquilo que se pode considerar o Cabo de Gata de Portugal Continental. É um fenómeno frequente ver, quer no verão quer no inverno, nebulosidade na serra que por vezes chega a Faro e Olhão, e na Ilha do Farol céu limpo e sol. Aqui quase toda a precipitação resulta de fenómenos convectivos (geralmente associados às gotas frias) e, em menor escala, de sistemas frontais muito activos que conseguem ultrapassar a barreira das serras mas já estão em fase de dissipação.

É um local, climaticamente falando, bastante interessante, e arrisco-me a dizer que, caso houvesse registos oficiais do local, seria o local mais seco e quente de Portugal Continental. As mínimas são mais elevadas, especialmente no Inverno.
Falando em seca e desta tendência recente, a Ilha Deserta e a Ilha do Farol seriam os primeiros locais a assemelhar-se a um deserto, dado aquilo ser só dunas :D
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,190
Local
loule-caldeirao
http://snirh.pt/snirh.php?main_id=1&item=4.3.1&objlink=&objrede=
Podes escolher as estações (entre elas está a São Brás) e os anos.

Obrigado pelo link deu para confirmar aquilo que já esperava a precipitação nesta estação de São Brás foi apenas de 50% do valor normal no periodo 2008/2009 registando 444mm contra 873mm de média anual.
Tirem as vossas conclusões se se continuar a verificar o actual cenário.
É uma quebra brutal nas reservas ter 2 anos seguidos assim tão secos.
Mas há que esperar até Setembro de 2010 para tirar as devidas conclusões.