Clima dos vales do interior de Portugal

Tópico em 'Climatologia' iniciado por Ferreiro 26 Jun 2012 às 05:51.

1. Ferreiro

Ferreiro
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    3 Dez 2010
    Local:
    A Corunha
    Estou interessado nestes dois vales, há dados de temperatura aí? Que temperaturas podem atingir?

Horta da Vilariça

Vale perto de Castelo Branco

2. Paulo H

Paulo H
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    2 Jan 2008
    Local:
    Castelo Branco 386m(489/366m)
    A que vale se refere? Relativamente a Castelo Branco, a cidade situa-se entre 3 vales/depressões, nomeadamente:

- Rio Ponsul (8 km a este), com desnível de 250m em relação ao plano da cidade;
    - Rio Ocreza (8 km a oeste), com desnível de 200m em relação ao plano da cidade;
    - Rio Tejo (20 km a sul), com desnível de 300m em relação ao plano da cidade;

De todas as EMAS e RUEMAS do Instituto de Meteorologia, não encontro nenhuma que se localize "in situ" nesses vales. As mais próximas são estações automáticas (Ministério da Agricultura) seguintes:

- Ródão (Perais, V.V.Ródão) situada entre o rio Ponsul e o rio Tejo
    - Chão do Galego (Montes da Senhora, Proença-a-Nova) próxima do rio Ocreza

Listagem de estações automáticas do distrito em:
    http://www.drapc.min-agricultura.pt/drapc/estacao_avisos_castelo_branco.htm

Collapse Signature Expand Signature
  3. Ferreiro

Ferreiro
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    3 Dez 2010
    Local:
    A Corunha
    Obrigado. A minha curiosidade é porque acho que esse vales tao fechados e interiores podem ter temperaturas muito elevadas, das mais elevadas da peninsula ibérica.

4. belem

belem
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    10 Out 2007
    Local:
    Sintra
    Eu conheço quem faça trabalho de campo no Vale do Sabor e no Vale do Côa.
    Lá também fazem medições de temperatura.
    Tendo em conta o tipo de valores, que por vezes me é apresentado ( bastante elevados), não acho que seja o momento nem o sítio adequado, para revelar valores.
    A altura certa, eventualmente, poderá surgir.
    Mas pelo menos, deve parecer óbvio, que 40ºc, nestas zonas específicas é muito mais frequente, do que muita gente imagina.
    Mesmo neste forum, onde supostamente, as pessoas conhecem melhor a meteorologia.

Relativamente ao Vale do Tejo, Vale do Douro ( visão mais abrangente) e Vale do Guadiana, acho que as zonas mais quentes, já estão mais ou menos identificadas neste tópico: «Local mais quente de Portugal ? 50°C é possível ? »

Em dias como o de hoje, seria interessante, ver algum corajoso, fazer medições nestas zonas.
    Eu vou tentar para o ano que vem, ainda que viva longe.

5. Dan

Dan
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    26 Ago 2005
    Local:
    Bragança (675m)
    São regiões bastante quentes. Poderão não apresentar valores extremos tão elevados como outros locais do país, mas o calor deve ser mais constante. É possível que tenham valores médios da máxima bem elevados.

Partilhar esta Página