Clima e turismo

Tópico em 'Climatologia' iniciado por frederico 5 Dez 2010 às 10:32.

  1. frederico

    frederico
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    9 Jan 2009
    Mensagens:
    4,705
    Local:
    Porto
    Não está em causa se o Chipre faz parte da Ásia Menor ou da Europa, sei perfeitamente que o Chipre não se considera parte integrante do Velho Continente. O que está em causa é que o Chipre, tal como o sul da Turquia, as ilhas gregas ou o sul de Espanha concorrem directamente com Portugal pelos turistas da Escandinávia, do Reino Unido ou da Europa Central. E alguns desses destinos têm melhores condições climáticas para a prática de turismo de sol e praia que o litoral algarvio, além de terem outros atributos à mistura: monumentos, centros históricos cuidados, melhores relações qualidade/preço nos alojamentos ou na restauração, etc.
     
  2. SocioMeteo

    SocioMeteo
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    11 Fev 2010
    Mensagens:
    530
    Local:
    Seixal
    Re: Diversidade climática

    Exactamente Frederico o nosso turismo tem imensas potencialidades que não passa pelo tipico turista de praia...
     
  3. frederico

    frederico
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    9 Jan 2009
    Mensagens:
    4,705
    Local:
    Porto
    Re: Diversidade climática

    Atenção que o Inverno nas ilhas gregas tem valores de temperatura idênticos àqueles que se verificam no litoral do sotavento algarvio, e mais elevados dos que se verificam na Grécia Continental.

    A costa do sul de França é bem mais quente que a costa algarvia durante o Verão, embora seja mais fria no Inverno. O mar Adriático é ainda mais quente, e durante o Verão temperaturas dá água do mar de 26, 27 ou 28ºC são o prato do dia. O mar de Álboran é que costuma ser mais fresco, e não difere muito do sotavento algarvio.

    Esse tipo de previsões a dez anos costumam falhar, são apenas tendências. Neste momento Portugal é o 19.º ou o 20.º país mais visitado do mundo, por um lado é possível que haja mais turistas graças às low-cost, por outro alguns dos nossos mercados, como o irlandês e o britânico estão em crise, e para além disso, com o que se passa na Grécia ou em Espanha, a concorrência ainda se tornará mais feroz. Esse tipo de previsões são como as previsões meteorológicas sazonais, valem o que valem.

    Atenção que uma das ilhas do arquipélago das Baleares tem um pico com mais de 1400 metros de altitude, para além disso há que atender à sua maior exposição às massas de ar frias continentais. Contudo, têm Verões mais quentes, e os Invernos não são muito mais frios que os Invernos algarvios. Ibiza, por exemplo, tem uma média anual de 17.9ºC, e as águas no Verão são incomparavelmente mais quentes. Para além disso, em termos de oferta nocturna, animação e eventos, não podemos comparar o Estio algarvio ou madeirense com o das Baleares. Em média, no período 1971-2000, houve 0 dias com neve por ano em Ibiza e Palma de Mallorca.

    A Grécia, a Espanha, a França e a Itália têm mais atributos que Portugal para captar turistas, já fui bolseiro em Inglaterra, conheci dezenas de jovens de vários países europeus, e nenhum mostrava interesse por Portugal, mas sim pela Espanha ou pela Itália, quando se falava no sul da Europa.

    Apesar de tudo, o facto de estarmos nos vinte países mais visitados do mundo e com perspectivas de subida é muito positivo.

    Deveríamos apostar mais na preservação dos nossos centros históricos, das nossas quintas e solares, da paisagem rural, veja-se o caso de sucesso do turismo do Douro. O Minho, as aldeias da Beira interior, as vilas alentejanas são locais pouco conhecidos e com potencialidades para o turismo rural, de natureza e cultural, mas para isso é necessário manter a identidade da paisagem e não cometer os erros do litoral algarvio; segundo dados estatísticos recentes praticamente 80 ou 90% dos turistas que nos visitam ficam-se pelo Algarve, Madeira e Lisboa :(
     
  4. stormy

    stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    7 Ago 2008
    Mensagens:
    5,100
    Local:
    Lisboa-Encarnação // Lagoa de sto André
    Re: Diversidade climática


    Sim, a zona E do golfo de Biscaia não é mais quente que o Algarve no que toca á SST, pois atinge valores de verão na ordem dos 20-22º, enqanto o Algarve atinge os 22-24º, com picos de 26-27º.
    A costa oeste a norte de Lisboa fica-se nos 16-18º, e a sul nos 19-21º
    ;)

    A unica diferença consideravel entre os paises banhados pelo Mediterraneo e Portugal é mesmo a SST no verão e a Tmin media no verão...
     
    Collapse Signature Expand Signature
  5. SocioMeteo

    SocioMeteo
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    11 Fev 2010
    Mensagens:
    530
    Local:
    Seixal
    Re: Diversidade climática

    Por acaso é no Verão que o turismo de praia é praticado... mas enfim é so um simples promenor sem duvida...

    Golfe da Biscaia??? mas aqui discute-se a temperatura da agua do mar na costa mediterranea comparativamente com a nossa...
     
  6. frederico

    frederico
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    9 Jan 2009
    Mensagens:
    4,705
    Local:
    Porto
    Re: Diversidade climática

    Stormy, referia-me à água do Mediterrâneo.
     
  7. frederico

    frederico
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    9 Jan 2009
    Mensagens:
    4,705
    Local:
    Porto
    Re: Diversidade climática

    Belém,

    eu acho desproporcionados todos aqueles investimentos previstos para a costa alentejana. Trata-se de um região onde as temperaturas da água do mar rondam os 18/19ºC, há nevoeiros matinais e tenho ideia que as máximas e mínimas no Verão são frescas quando comparadas com a costa sul algarvia.

    Penso que o futuro do litoral alentejano deveria passar mais pelo turismo rural, com a recuperação das quintas pelos próprios proprietários, oferecendo actividades e desportos ao ar livre como percursos pedestres, hipismo, BTT, surf, a par com a produção agrícola e pecuária, agricultura biológica, produção de madeira e de cortiça, etc.

    Mas não é isso que se está a preparar. Há os PIN, que instalam os seus campos de golfe e as suas urbanizações, com todo o impacto ambiental que isso comporta, naquela que é uma das costas mais belas e preservadas da Europa. Pelas suas dimensões, preços e localização, sou muito céptico em relação a estes empreendimentos, tão apadrinhados pelo poder político.

    Mas pelos vistos não ando muito enganado. Consta que em Tróia uma elevada percentagem dos apartamentos estão por vender, e alguns lojistas, desiludidos com a falta de clientes, já querem partir. Parece que na Comporta as coisas não estão a correr tão bem como se esperava, e por isso ficaram com a candidatura ao Ryder Cup, em vez do Algarve, que até tinha mais hipóteses de vencer. E mesmo no Algarve, consta que há grandes empreendimentos deste tipo em dificuldades.

    O que se vê no norte de Itália ou no sul de França é outro tipo de turismo, voltado para as quintas, vilas e aldeias,por oposição a estes mega empreendimentos que me parecem mais comuns em países de Terceiro Mundo. Quando temos um turismo explorado pelas PME's, há uma distribuição dos lucros por várias famílias, mas quando temos este tipo de turismo dos PIN o lucro fica concentrado numa minoria. Para além disso, é imoral que em áreas protegidas grandes grupos económicos escolhidos pelo Governo possam investir e lucrar, enquanto os pequenos investidores não o podem fazer. Assim se geram diferenças sociais gritantes.

    Penso que era hora de se fazer alguma coisa para acabar com essa imoralidade que são os PIN.
     
  8. GabKoost

    GabKoost
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    19 Jan 2009
    Mensagens:
    718
    Local:
    Longos, Caldas das Taipas (Entre Brg e Gmr) Altit
    Apenas acerca das referências ao Turismo por trabalhar nesta indústria e ter sido a minha formação de base, tenho de dizer que apenas o Algarve permite um uso aceitável (estação balnear de 6 meses) do recurso dos 3 S (Sand, Sea, Sun).

    Todas as outras costas são totalmente incapazes de serem um factor de atracção e fixação rentável e sustentado de fluxos turísticos.

    Quando alguém comparou as prais Portuguesas ás características das do Sul de França fiquei incrédulo.

    Tenho família no Mónaco, em Nice, Canes e Marselha (viva a diáspora Portuguesa) e apenas o Algarve se equipara á qualidade destas praias que, meto a minha mão a cortar, tem temperaturas de água SUPERIORES ao sul de Portugal.

    O próprio clima das regiões perto do mediterrânico do sul de França é completamente diferente de toda a costa atlantica Portuguesa. Da Costa Vicentina até Troia direi que num bom ano pode haver 4 meses de praia em condições. Acima de Lisboa vai reduzindo. No Norte Litoral, então, apesr de haver praias fisicamente belíssimas, há anos em que não se consegue ter 2 semanas seguidas de bom tempo.

    No mediterrânico as épocas balneares são sempre longas. Em Março já se pode por vezes ir á praia a sério o mês inteiro e em fins de Outubro, não é raro ainda haverem banhistas.

    O exemplo das nossas praias para sustentar a teoria da prevalencia mediterrânica no país é absolutamente falsa e facilmente refutável.

    As prais mediterranicas, ou seja, as do Mar Mediterrânico são francamente mais quentes e menos ventosas do que o próprio Algarve.
     
    Collapse Signature Expand Signature
  9. frederico

    frederico
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    9 Jan 2009
    Mensagens:
    4,705
    Local:
    Porto
    Re: Diversidade climática

    Gob,

    e o tipo de turista que frequenta a costa mediterrânica da França não é o mesmo que frequenta a costa algarvia...

    Mesmo no Algarve há que diferenciar as condições da costa sotavento e da costa barlavento. O Cabo de Santa Maria tem temperaturas médias da água do mar que andam entre os 21 e os 22ºC durante o Verão, ora agora tira 1 ou 2 graus para o barlavento e mete mais 1 ou 2 grau para o sotavento, e uns 2 graus para a baía de Monte Gordo.
     
  10. stormy

    stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    7 Ago 2008
    Mensagens:
    5,100
    Local:
    Lisboa-Encarnação // Lagoa de sto André
    Re: Diversidade climática

    Ah!
    Isso concerteza....sendo o maior problema a ondulação...
    As praias do litoral Alentejano teem um clima ameno de invernos muito temperados e verões relativamente quentes ( nos ultimos 10 anos Sines teve 4 meses de Tmed acima de 20º com o mês mais quente ~17min/25.5max, o que é agradavel aliado á hr sempre elevada), sendo o factor climatico pouco impeditivo....se o fosse tambem os Açores não teriam turismo balnear.

    Já as SST´s, frescas e a ondulação, que tem médias á volta dos 2m é logico que tendem a afastar turistas ( excepto da zona da baia de Setubal e o pessoal que curte ondulação..como eu:p)....

    Portanto estou totalmente de acordo...os projectos são autenticas barbaridades, mal planeados e ainda por cima prejudicam a fauna e flora locais!:mad:
     
    Collapse Signature Expand Signature
  11. belem

    belem
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    10 Out 2007
    Mensagens:
    3,262
    Local:
    Sintra
    Re: Diversidade climática

    De facto, o Litoral Alentejano, tem muito mais para oferecer do que praia e penso que se devia virar para a Natureza e deixar os grandes empreendimentos turísticos baseados apenas na praia, em outros sítios.
    Lembro-me até de uma quinta que oferece banhos em piscinas naturais de água doce, em que as pessoas tomam banho ao lado de algas e peixes! :D
     
    Collapse Signature Expand Signature
  12. belem

    belem
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    10 Out 2007
    Mensagens:
    3,262
    Local:
    Sintra
    Re: Diversidade climática

    Realmente a qualidade das praias do Sul de França com as da costa de Portugal continental, não se podem comparar, então se for a nível de poluição, então aí é completamente impossível fazer uma comparação salutar.

    A nível de temperaturas parece-me que o Leste algarvio tem sensivelmente os mesmos valores, já a restante parte da costa de Portugal continental, tem mais influência do « uppwelling» e de correntes frias de profundidade, deve ter valores mais baixos.
     
    Collapse Signature Expand Signature
  13. frederico

    frederico
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    9 Jan 2009
    Mensagens:
    4,705
    Local:
    Porto
    Re: Diversidade climática

    Nisso da poluição tens razão. Mas não se pode negar que o turista europeu com mais poder de compra prefere Capri, Nice ou Santorini ao Algarve. Era a isso que me referia.
     
  14. belem

    belem
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    10 Out 2007
    Mensagens:
    3,262
    Local:
    Sintra
    Re: Diversidade climática

    Poluição, enchentes de gente, excesso de urbanismo...
    Mas concordo no que dizes, embora não falasse nisso.
    Além de que não me parece que se faça praia por mais de 4 meses no Sul de França, como já foi dito, pelo menos de forma consistente... Penso que há que separar mitos da realidade.
    Acredito até que se façam mais dias de praia no Algarve do que no Sul de França.
     
    Collapse Signature Expand Signature
  15. GabKoost

    GabKoost
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    19 Jan 2009
    Mensagens:
    718
    Local:
    Longos, Caldas das Taipas (Entre Brg e Gmr) Altit
    Re: Diversidade climática

    Não só o litoral Alentejano está em perigo.

    Também o Alentejo profundo, com as futuras explorações do Alqueva vai ser descaracterizado.

    O planeamento e a aposta na qualidade ambiental é um tabu usado pelos partidos como demagogismo.

    Na prática, no país inteiro não acontece NADA de NADA. Somos o país mais desordenado da europa porque a unica coisa que interessa são os euros dos licenciamentos e as ofertas dos empreiteiros aos politicos.
     
    Collapse Signature Expand Signature

Partilhar esta Página