Climatologia de Trovoadas em Portugal

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,499
Local
Bragança (675m)
Re: MAIO: mês das Trovoadas ?

Pelos dados que tenho visto, também não me parece que se possa falar em Maio mês de trovoadas no litoral. Nessa região não parece haver uma concentração especial de dias de trovoadas em nenhum mês. Já os meses centrais de Verão (Julho e Agosto) são normalmente fracos em trovoadas. Pois são também os que menos precipitação apresentam.

Aqui mais para o interior já é um pouco diferente. Tenho feito registos dos dias de trovoada nos últimos quatro anos e é possível observar uma concentração nos meses de Abril a Julho. Ocorrendo uma redução em Agosto e em Setembro um novo aumento.
Desde 2005, os três meses com maior número de dias foram Maio, Junho e Julho. Não foram registados dias de trovoada no período que vai de Novembro a Março.
 


Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Re: MAIO: mês das Trovoadas ?

Lembro-me bem que em 2000/2001 vinha com cada trovoada no mês de maio:rolleyes:...., começavam a aparecer no inicio da tarde, e depois lá para o meio da tarde Pimba:w00t:, havia algumas que duravam quase 5horas( sem mentira nenhuma), em relação a este ano não tenho esperança a quase nenhuma de ver trovoadas de fim de tarde, se vierem são muito poucas:sad:.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Re: MAIO: mês das Trovoadas ?

Exacto, p.ex aqui no litoral, embora a média de dias de trovoada seja muito pequena, será certamente maior no OUtono/Inverno, ainda que sejam maior parte trovoadas fracas, mas muito mais prováveis e frequentes que no Verão (estas mais fortes claro), ao contrário aí do NE!

Depois há é ocasionalmente em situações propícias belas trovoadas vindas do quadrante Sul no Outono, com o início das primeiras entradas frias, ainda com ar muito quente e húmido de Sul..

Lembro-me duma fantástica há uns anos em Outubro que foi um dia inteiro de trovoadas muito intensas no litoral! Talvez o melhor que me recordo..
Penso que era uma superfície frontal praticamente estacionário no litoral de Portugal..
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Re: MAIO: mês das Trovoadas ?

Digo o mesmo..Trovoadas aqui em Maio também não acontece assim tantas vezes,para aqui ser considerado o mes das trovoadas..Como a festa se dá muito poucas vezes,não consigo bem dizer o mes que sucede com mais frequencia,mas talvez nos meses de Outubro e Novembro..
Estando vento de Norte aqui não há trovoada,se as nuvens veem do Interior,ainda teem que andar muitos km para cá chegar,e já chegam em fase de dissipação ou nem chegam..É pena... Quem gosta de tempo ameno,que lugar optimo é Oeiras..Para trovoadas de Verão ou frio a sério no Inverno,que é o que nós gostamos é que é pior :p
 

Skizzo

Nimbostratus
Registo
24 Set 2007
Mensagens
1,419
Local
Porto (centro) - cerca de 7km da costa
Re: MAIO: mês das Trovoadas ?

Por acaso sempre associei o mês de Maio à chuva e trovoada muito mais que o mês de Abril. Tinha um colega meu que fazia anos em Maio e lembro-me várias vezes de ter chovido forte e feio com trovoada à mistura, coitado do moço raramente tinha um aniverário com sol. Mas isso à uns 10-15 anos atrás, e entretanto o clima mudou. Sinceramente não me lembro da última de termos um Maio tempestivo.
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,176
Local
Setúbal
Re: MAIO: mês das Trovoadas ?

Setúbal como está ligeiramente mais recuado que o restante Litoral apesar de ficar também no litoral (ver mapa) :p pode se dizer que Maio é o mês das trovoadas porque todas as células do Interior alentejano são visíveis de Setúbal! principalmente ao final da tarde :)
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
O tópico mudou de nome e foi movido para a climatologia, para discutirmos esse assunto não apenas num dado mês mas também no resto do ano em todo o país.
 

Iceberg

Nimbostratus
Registo
5 Jun 2006
Mensagens
982
Local
Braga
Muito interessante este registo aqui colocado pelo Vince ...

No entanto, nunca disse que o número de trovoadas no litoral norte é agora inferior a outros anos passados, estava apenas a referir-me ao simples facto de os Maios de hoje serem diferentes dos Maios de antigamente, no que diz respeito a esse fenómeno em particular ... esperemos que Maio 2009 permita a todos matar saudades daquelas fantásticas trovoadas vespertinas.:)
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Muito interessante este registo aqui colocado pelo Vince ...
No entanto, nunca disse que o número de trovoadas no litoral norte é agora inferior a outros anos passados, estava apenas a referir-me ao simples facto de os Maios de hoje serem diferentes dos Maios de antigamente, no que diz respeito a esse fenómeno em particular ... esperemos que Maio 2009 permita a todos matar saudades daquelas fantásticas trovoadas vespertinas.:)

Segundo li numa fonte, Maio e Setembro são os picos do número de dias de trovoada em Portugal, mas isto em termos médios nacionais, regionalmente a distribuição pode não ser essa, por exemplo Lisboa tem (de acordo com esta fonte) entre 0,8 e 1,2 dias/mês entre Novembro e Abril e apenas 0,2 a 0,8 dias/mês entre Maio e Outubro. Mas não consegui encontrar uma distribuição mensal para ver Maio em Lisboa. A ver se conseguimos arranjar mais informação pública sobre o assunto que parece escassa.

Quando vemos por exemplo os 17,2 dias/ano em Beja já sabemos que esse número está muito concentrado em poucos meses com trovoadas chamemos-lhe secas ou de Verão, e pelo contrário, imagino que os 19,7 do Porto sejam um misto de trovoadas frontais com as outras melhor distribuídas ao longo do ano.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,189
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Na lista das 5 cidades com maior número de dias com trovoada por ano, Viana do Castelo vem na frente:

22,4 Viana do Castelo/Mêa
21,4 Portalegre
21,3 Alvega
20,6 Coimbra/Geofisico
20,5 Penhas Douradas.


A ideia que tinha era que a zona com maior número de dias com trovoada seria a zona da Lousã ou Pampilhosa da Serra, na região centro. Infelizmente não há dados para nenhuma delas.

Estava longe de imaginar que fosse Viana do Castelo.

Em Lisboa e Setúbal em média apenas têm 10-11 dias de trovoadas por ano.
Apesar das queixas, este ano conto já 5 dias de trovoada em Odivelas (a 2 passos de Lisboa). É provavel que este ano até fiquemos acima da média.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Eu pessoalmente, acho que a maior "fatia" desse número elevedado de dias de trovoada no litoral Norte são mesmo de estação fria, de aguaceiros pós-frontais, muitas vezes pequenas trovoadas sem grande importância, mas que naturalmente a zona do país mais propícias a elas é o NW do país..
O número de trovoadas de Verão, até pode ter diminuido, e antigamente haver mais nessas regiões.. Mas sinceramente, acho que será bastante insignificante em média, comparado com as referidas de Inverno. Pois pode muito bem num ano propício haver 5 ou 10 dias de trovoadas boas no Verão, como no ano a seguir nem uma, e isso pesado, vai ser pouco comparado às frequentes trovoadas fracas em actividade pós-frontal acumuladas desde Setembro-Outubro até Abril-Maio...