Cobras de Portugal

PDias

Cumulus
Registo
29 Jan 2008
Mensagens
333
Local
Torres Vedras
Bom dia,

obrigado a todos pelas informações:thumbsup:.

Deixo aqui um link que encontrei e que fala das cobras que existem em Portugal.
http://www.google.com/url?sa=t&rct=...Vtnj4ItNctmdnUsfQ&sig2=MTu9TC9CcWwzIYFbreaZKg


Azor não te preocupes, podes vir à vontade e acampar que elas normalmente não querem nada com os humanos, querem é distância porque normalmente o humano têm logo a tendência para matar, eu não as mato, simplesmente quando as vejo mais perto de casa pego-as com um pau e afasto-as da zona da casa, e são muito boas para a praga da rataria. Eu moro no campo e sinceramente o animal que tenho mais receio quando dou umas caminhadas é o Javali, especialmente se tiver crias pode ser ofensivo e atacar, e também as Carraças que aqui na época delas são uma autêntica praga.
Abraço!
Paulo
 


Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Boa tarde,

Resumindo porderei encontrar em Lisboa osgas, e aranhas certo? E eventualmente uma ou outra cobra? Sem falar em raposas claro!
O problema é que às vezes sem querermos acabamos por entrar em contacto real com esses mesmos animais sem querermos e aí a história já muda de conversa. E quanto mais se levar a cabo as destruições dos habitats de montanha, para ocupação humana, maiores serão as chances de entrarmos em contacto com o mundo selvagem :(


Cumprimentos
 

bluejay

Cumulus
Registo
8 Jun 2007
Mensagens
113
Local
Leiria
Em Lisboa dificilmente entrarás em contacto com estes animais.
Nos açores também encontras algumas espécies de aranhas com picadas mais dolorosas e presumo que até ao momento nunca terás sido picado. A falsa viúva-negra ocorre em ambientes muito urbanos (e nos açores também) e as notícias de picadas são praticamente inexistentes :)
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Em Lisboa dificilmente entrarás em contacto com estes animais.
Nos açores também encontras algumas espécies de aranhas com picadas mais dolorosas e presumo que até ao momento nunca terás sido picado. A falsa viúva-negra ocorre em ambientes muito urbanos (e nos açores também) e as notícias de picadas são praticamente inexistentes :)

Boa noite,

Bom, da última vez que estive em Lisboa, mais concretamente na zona do Restelo-Algés onde estive instalado, o que não faltavam pelas paredes eram osgas. Nem me aproximava daquilo yerk!!! Sem falar no barulho ensurdecedor dos grilos que aí fazem um barulho completamente diferente dos açorianos. E eu que fiquei instalado mesmo ali perto de Monsanto conseguia ouvir a algazarra deles noite toda lol. Nem acreditei que eram grilos.

Nos Açores não existe a viúva negra e muito menos aranhas que ferrem. Estamos muito distantes dos continentes. Mesmo as maiores que aqui existem, a espécie Argiope bruennichi que veio trazida das américas para cá é inofensiva, mas eu nem me aproximo delas porque são mesmo enormes senão as maiores aqui nas ilhas, se bem que essa espécie não é endémica das ilhas. Claro que existem outras espécies de aranhas pretas e de pernas longas mas também são aqui igualmente inofensivas. A única espécie de aranhas que é endémica local e só aqui existe é a espécie Pisaura acoreensis que é igualmente grande mas tb não ferra. Mas que na minha opinião é uma aranha bastante bonita, mas tb é só isso (bonita) porque dispenso aproximações.
De qualquer forma o meu maior problema é com aranhas e osgas.
Alguém sabe se nas praias da Caparica pode-se encontrar alguma espécie mais curiosa? Não só falo de aranhas mas tb de cobras que é para estar preparado. Agradeço desde já.

Cumprimentos :thumbsup:
 

bluejay

Cumulus
Registo
8 Jun 2007
Mensagens
113
Local
Leiria
A Argiope bruennichi tem uma picada bem dolorosa.
E nunca disse que existia a viúva-negra. Disse que existe a falsa víuva-negra (Steatoda nobilis) e posso-te assegurar por experiência própria que tem uma picada bastante dolorosa também. Agora daí até ser mortal vai uma loooonga distância.
Posso-te dar mais exemplos de aranhas da macaronésia com picadas bem desagradáveis. Não o faço para te assustar, longe disso.
O que te quero demonstrar é que não tens nada a temer. É mais provável seres picado por um peixe-aranha na costa da caparica que teres algum encontro imediato com algum animal perigoso.
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
A Argiope bruennichi tem uma picada bem dolorosa.
E nunca disse que existia a viúva-negra. Disse que existe a falsa víuva-negra (Steatoda nobilis) e posso-te assegurar por experiência própria que tem uma picada bastante dolorosa também. Agora daí até ser mortal vai uma loooonga distância.
Posso-te dar mais exemplos de aranhas da macaronésia com picadas bem desagradáveis. Não o faço para te assustar, longe disso.
O que te quero demonstrar é que não tens nada a temer. É mais provável seres picado por um peixe-aranha na costa da caparica que teres algum encontro imediato com algum animal perigoso.

Boa noite,

Foi lapso meu sorry. Mas de qualquer forma esse tipo de aranha não existe cá. Desconhecia era que a Argiope bruennichi ferrava :surprise: O pessoal aqui quando vai às amoras em fins de verão depara-se mtas vezes com elas pelos pastos e cerrados e até pegam nelas e brincam com elas. Mas nc ouvi sequer que elas ferravam. Estamos sempre a aprender. Cada vez mais quero distância desses bichos horrorosos.

Sei que existem vários tipos de aranhas na Macaronésia mas nem todas elas são comuns aos arquipélagos. Por exemplo, o que pode existir na Madeira, Cabo Verde ou Canárias pode não existir aqui nos Açores e vice versa. E pelo que sei as aranhas mesmo maiores das ilhas dos Açores não costumam dar ferrão. Mas posso tentar saber isso melhor.
Peixe-aranha? hummm ok. Então isso quer dizer que posso estar seguro a acampar nos matagais da Caparica certo?»
Menos mal então :D
Obrigado pela dica, e espero não ter nenhum encontro imediato de 1 º grau lol

Cumprimentos
 

Costa

Cumulus
Registo
14 Abr 2007
Mensagens
426
Local
PT
Sem falar no barulho ensurdecedor dos grilos que aí fazem um barulho completamente diferente dos açorianos. E eu que fiquei instalado mesmo ali perto de Monsanto conseguia ouvir a algazarra deles noite toda lol. Nem acreditei que eram grilos.

Deviam ser cigarras.
 

bluejay

Cumulus
Registo
8 Jun 2007
Mensagens
113
Local
Leiria
O barulho ensurdecedor quase de certeza que serão ralos (Gryllotalpa gryllotalpa).
O importante é que venhas e te divirtas e aprecies a natureza :)
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
O barulho ensurdecedor quase de certeza que serão ralos (Gryllotalpa gryllotalpa).
O importante é que venhas e te divirtas e aprecies a natureza :)

Boa noite,

Ralos? Nunca ouvi falar disso desculpa a ignorância. Cigarras idem aspas. Esses bichos aqui não existem. Pensei que fossem grilos comuns. Não sei bem explicar o barulho que eles faziam mas éra um barulho contínuo e ensurdecedor totalmente diferente dos grilos. Disseram-me em Algés que eram grilos e eu : ok tudo bem são grilos lool. Por isso fiquei com a ideia que eram grilos diferentes dos que eu estava habituado a ouvir.
Obrigado, espero mesmo poder passar um bom tempo aí já que chego aí dia 14 e tenho regresso só para dia 4 janeiro, portanto ainda tenho muito para ver :D E se me deparar com algum animal mais estranho vou tentar fotografar para que me possam explicar que tipo de animal se trata.

Grato, cumprimentos :)
 

I_Pereira

Cumulus
Registo
21 Abr 2007
Mensagens
117
Local
Aveiro
Já foi dito mas volto a dizer, as osgas não representam perigo absolutamente nenhum, mesmo nos que representam algum perigo não são habituais de encontrar e mesmo que ocorra um encontro é ainda menos provável que o mesmo cause problemas!

Cá vão algumas fotos que fui tirando estes anos (ou que me tiraram nesta 1ª foto :lol: ):

Rhineches scalaris (Cobra-de-escada)
cobra21ml8.jpg


Tarentola mauritanica (Osga-comum)
img3517filtered800x600kr5.jpg


img3535800x600za9.jpg


Hemorrhois hippocrepis (Cobra-de-ferradura)
img1424filtered800x500.jpg


img1464filtered800x600.jpg


Hogna radiata
img1367g.jpg


Também tenho alguns videos mas ficam para depois, para não carregar muito o post ;)
 

Costa

Cumulus
Registo
14 Abr 2007
Mensagens
426
Local
PT
Boa noite,

Ralos? Nunca ouvi falar disso desculpa a ignorância. Cigarras idem aspas. Esses bichos aqui não existem. Pensei que fossem grilos comuns. Não sei bem explicar o barulho que eles faziam mas éra um barulho contínuo e ensurdecedor totalmente diferente dos grilos. Disseram-me em Algés que eram grilos e eu : ok tudo bem são grilos lool. Por isso fiquei com a ideia que eram grilos diferentes dos que eu estava habituado a ouvir.
Obrigado, espero mesmo poder passar um bom tempo aí já que chego aí dia 14 e tenho regresso só para dia 4 janeiro, portanto ainda tenho muito para ver :D E se me deparar com algum animal mais estranho vou tentar fotografar para que me possam explicar que tipo de animal se trata.

Grato, cumprimentos :)

Este é o barulho das cigarras

 
Editado por um moderador: