Cobras de Portugal

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
:shocking: nunca peguei numa aranha dessas, mas já lhes dei moscas para comer :D

Lembro-me quando era pequeno a minha avó dizia que se uma osga me tocasse apanhava um choque eléctrico e morria :lmao:

Boa noite,

Eu tb quando era mais criança meu tio fazia negaças comigo e obrigava me a aguentar com aranhas nos braços e na cabeça para eu perder o medo. Claro que em vez de o medo passar ganhei ainda mais repúdio a elas e hoje posso mesmo dizer que tenho um trauma com aranhas. Faço campismo todo o ano e se encontrei 2 ou 3 aranhas no mato posso dizer que já foi muito.
Quando acampei na Ericeira no parque de campismo, posso dizer que foi um pesadelo com os barulhos das cigarras que eu antes pensava que eram grilos, e também deparei-me com uma aranha grande preta dentro da minha tenda. Claro que entrei logo em pânico. Dançei, pulei, fiz ginástica, rodopiei, berrei como um histérico e os meus amigos pensavam que eu estava a entrar em loucura. :D meu Deus que filme que eu fiz. Parecia um louco! :lol:

Moral da história, tive de ir dormir na tenda de um amigo meu porque não tive coragem de dormir na minha lol

Cumprimentos
 


Norther

Cumulonimbus
Registo
25 Nov 2010
Mensagens
2,007
Local
Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela
Fotos tiradas em caminhadas na Serra da Estrela.
Não sei que espécies são as aranhas, a cobra penso ser uma vibora cornuda que dizem?

65419181552185204622100.jpg


24951421839170485054010.jpg


25398021839506818353710.jpg


26021521839591818345210.jpg


26886622753116060326110.jpg








 

bluejay

Cumulus
Registo
8 Jun 2007
Mensagens
113
Local
Leiria
Sim, a cobra é uma víbora cornuda (Vipera latastei).
As aranhas nas tuas fotos há por aí umas Argiopes e umas Hognas :)
A das pintas é uma aranha joaninha e pertence ao grupo Eresus sp.. É muito bonita :)
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Boa noite,

É impossível entrar aqui e olhar essas fotos de aranhas e não me sentir arrepiado. Nem tenho palavras...até senti comichão..
Algumas dessas cobras de Portugal são venenosas? Agressivas? Aonde se encontram?

E em relação às aranhas elas são venenosas? Em que zonas/sítios se encontram por favor?

Grato,
Cumprimentos,
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Já agora aproveito para vos mostrar uma aranha que vi neste Verão em Aljezur, em pleno Parque Natural Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. Como não fui preparado para fotografar nada (na realidade, tinha ido à pesca), teve de ser com o telemóvel e pode não ser muito perceptível pois confundia-se bastante com o mato. Só acrescento que era bastante grande, tinha uma teia perfeitamente circular e a aranha encontrava-se mesmo no centro. Chamou-me a atenção a sua cabeça mesmo branca, quase fazia lembrar uma caveira no lugar da mesma.

Aqui vão, mais uma vez peço desculpa pela qualidade. Alguém consegue identificar a espécie?



 

bluejay

Cumulus
Registo
8 Jun 2007
Mensagens
113
Local
Leiria
Azor: Quase todas as aranhas têm veneno. É assim que matam as presas, acontece que a maioria raramente morte ou se o faz não consegue quebrar a pele humana. Não stresses com o veneno.

Jorge_scp: A aranha penso ser uma Argiope lobata, mas é difícil ter a certeza :)
 

Norther

Cumulonimbus
Registo
25 Nov 2010
Mensagens
2,007
Local
Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela
Boa noite,

É impossível entrar aqui e olhar essas fotos de aranhas e não me sentir arrepiado. Nem tenho palavras...até senti comichão..
Algumas dessas cobras de Portugal são venenosas? Agressivas? Aonde se encontram?

E em relação às aranhas elas são venenosas? Em que zonas/sítios se encontram por favor?

Grato,
Cumprimentos,


Boas Azor em relação a cobra que fotografei vou por um texto por baixo a explicar-te, e tanto as aranhas como a cobra foi tudo no parque Natural da Serra da Estrela, como pratico montanhismo por la encontro muito disto :)


Víbora cornuda Vipera latastei


Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: Squamata
Família: Viperidae
Género: Vipera
Espécie: V. latastei

Como mecanismo de defesa usa a fuga, embora quando ameaçada sopre e tente morder.
Produz um veneno de propriedades proteolíticas, perigoso mesmo para o ser humano- espécie solenoglifa (possui os dentes inoculadores do veneno situados na região anterior da boca). Se encontrar alguma, não se aproxime, ela vai tentar fugir rapidamente. No entanto, se for mordido por uma destas cobras, não corra e tente ficar calmo, para evitar que o veneno se espalhe e procure imediatamente um hospital, principalmente se a vítima for uma criança, um idoso ou alguém com doenças crónicas. Ao chegar ao hospital, tente descrever a cobra, para o médico poder fazer o tratamento necessário com antídotos, de forma a que a vida da vítima não seja posta em perigo, nem fiquem lesões graves para o resto da vida. A grande maioria da sua actividade desenvolve-se no solo, onde se desloca por meio de ondulações lateriais do corpo que conduzem ao ziguezaguear característico destes animais. Todavia, em casos de necessidade, trepa com facilidade a arbustos, sobre os quais permanece imóvel durante bastante tempo.
Tamanho- 70cm.
Alimentação- Micromamíferos, lagartixas, juvenis de sardões, aves, anfíbios e insectos.
Hábitos- Diurnos, no entanto, pode apresentar actividade crepuscular ou nocturna durante o Verão. Tem um período de hibernação desde finais de Outubro-Novembro até Fevereiro-Março.
Reprodução- Primavera. É uma espécie ovovivípara em que a fêmea origina 5-8 crias no final do verão.
Habitat- Por todo o território. Frequenta sobretudo em locais rochosos ou pedregosos, em zonas montanhosas mais expostas e normalmente viradas a sul. Habita também em locais com solos arenosos e com certa vegetação que lhe serve de refúgio. Habita bosques pouco densos, carvalhais, pinhais e zonas de matagal.
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Boas Azor em relação a cobra que fotografei vou por um texto por baixo a explicar-te, e tanto as aranhas como a cobra foi tudo no parque Natural da Serra da Estrela, como pratico montanhismo por la encontro muito disto :)


Víbora cornuda Vipera latastei


Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: Squamata
Família: Viperidae
Género: Vipera
Espécie: V. latastei

Como mecanismo de defesa usa a fuga, embora quando ameaçada sopre e tente morder.
Produz um veneno de propriedades proteolíticas, perigoso mesmo para o ser humano- espécie solenoglifa (possui os dentes inoculadores do veneno situados na região anterior da boca). Se encontrar alguma, não se aproxime, ela vai tentar fugir rapidamente. No entanto, se for mordido por uma destas cobras, não corra e tente ficar calmo, para evitar que o veneno se espalhe e procure imediatamente um hospital, principalmente se a vítima for uma criança, um idoso ou alguém com doenças crónicas. Ao chegar ao hospital, tente descrever a cobra, para o médico poder fazer o tratamento necessário com antídotos, de forma a que a vida da vítima não seja posta em perigo, nem fiquem lesões graves para o resto da vida. A grande maioria da sua actividade desenvolve-se no solo, onde se desloca por meio de ondulações lateriais do corpo que conduzem ao ziguezaguear característico destes animais. Todavia, em casos de necessidade, trepa com facilidade a arbustos, sobre os quais permanece imóvel durante bastante tempo.
Tamanho- 70cm.
Alimentação- Micromamíferos, lagartixas, juvenis de sardões, aves, anfíbios e insectos.
Hábitos- Diurnos, no entanto, pode apresentar actividade crepuscular ou nocturna durante o Verão. Tem um período de hibernação desde finais de Outubro-Novembro até Fevereiro-Março.
Reprodução- Primavera. É uma espécie ovovivípara em que a fêmea origina 5-8 crias no final do verão.
Habitat- Por todo o território. Frequenta sobretudo em locais rochosos ou pedregosos, em zonas montanhosas mais expostas e normalmente viradas a sul. Habita também em locais com solos arenosos e com certa vegetação que lhe serve de refúgio. Habita bosques pouco densos, carvalhais, pinhais e zonas de matagal.

Boa tarde,

Sempre pensei que esses animais selvagens só existissem na Austrália e afins, mas nunca em Portugal.
Mas também não vou para tanto longe quando for aí e muito menos para a Serra da Estrela ou costa Vicentina. Eu amo o campo e não consigo passar sem ele, mas o campo de Portugal ibérico já ponho aí algumas reticências, pois pode aparecer qualquer coisa quando menos se espera. Só uma pergunta aos mais entendidos na fauna portuguesa, existem Ursos na P. Ibérica e consequentemente em Portugal?

Já agora obrigado pela descrição :thumbsup:

Cumprimentos
 

Norther

Cumulonimbus
Registo
25 Nov 2010
Mensagens
2,007
Local
Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela
Obrigado Dan


Boa tarde,

Sempre pensei que esses animais selvagens só existissem na Austrália e afins, mas nunca em Portugal.
Mas também não vou para tanto longe quando for aí e muito menos para a Serra da Estrela ou costa Vicentina. Eu amo o campo e não consigo passar sem ele, mas o campo de Portugal ibérico já ponho aí algumas reticências, pois pode aparecer qualquer coisa quando menos se espera. Só uma pergunta aos mais entendidos na fauna portuguesa, existem Ursos na P. Ibérica e consequentemente em Portugal?

Já agora obrigado pela descrição :thumbsup:

Cumprimentos

olha ursos que eu saiba não há em Portugal, tenho conhecimento que a o Urso Ibérico nos Picos da Europa e Pirinéus
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Obrigado Dan




olha ursos que eu saiba não há em Portugal, tenho conhecimento que a o Urso Ibérico nos Picos da Europa e Pirinéus

Boa noite,

Estranho. Tenho um amigo espanhol que diz que existem alguns ursos nas florestas entre a zona de Leão e Valadolid, e por isso pensei que eles também existissem em Portugal.
Obrigado,

Cumps
 

fhff

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2010
Mensagens
887
Local
Merceana, Alenquer / Nafarros, Sintra
Já agora pergunto se alguém me pode identificar esta. Apanho-as em piscinas e nadam/flutuam à superfície. Será uma water spider? Daquelas que apanha presas em armadilhas feitas de bolhas de ar, debaixo de água?

O animal mais perigoso aqui na zona, concordo com o PDias, é o javali. Ainda este ano soube de um episódio em que um atacou um cão numa das quintas da zona (de boas dimensões possante e resistente- Leão da Rodésia). O cão ficou em mau estado e teve de ser suturado com dezenas de pontos.



Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us