Combater temperaturas extremas da região

Brigantia

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2007
Mensagens
2,204
Local
Norte de Portugal
O Centro de Ciência Viva mostra, desde ontem(2007-06-30) em Bragança, como na combinação entre novas tecnologias e ambiente pode estar a solução para combater o frio dos gélidos Invernos e o calor dos tórridos verões transmontanos.
As preocupações ambientais são a temática deste novo espaço concebido a pensar nas características da região de Bragança, com um dos climas mais extremos de Portugal.
O centro de Ciência Viva de Bragança custou 3, 5 milhões de euros, é o 14º de uma rede nacional e foi inaugurado ontem pelo ministro da Ciência e da Tecnologia, Mariano Gago. É constituído por dois edifícios, um antigo moinho recuperado para Casa da Seda e um novo criado a partir de uma antiga central hidroeléctrica.
O Centro está inserido no espaço Polis, junto ao rio Fervença, e o ambiente é o ponto de partida para as diferentes experiências. As curiosidades começam na arquitectura, apresentada como inovadora, já que o edifício principal foi pensado para atingir “uma interacção óptima entre a arquitectura e as condições climáticas envolventes”, segundo o gabinete de imprensa da Câmara de Bragança, parceira no projecto.
Enquanto a generalidade da população local necessita de recorrer a aquecimento ou ar condicionado para combater o frio e o calor, neste edifício a climatização é feita a partir de sistemas que aproveitam as condições naturais. Para aquecer o edifício, sempre que o sol incide sobre a fachada, é feita a captação directa de energia solar térmica e recirculação do ar interior do edifício de uma forma natural, colocando-o em contacto com uma superfície de aço. O arrefecimento processa-se também a partir da ventilação natural, com a circulação do ar através de aberturas junto ao pavimento, durante a noite.
O espaço dispõe ainda de uma terceira alternativa para as duas soluções, através de pavimento radiante.
Fonte: © O Primeiro de Janeiro
 


Brigantia

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2007
Mensagens
2,204
Local
Norte de Portugal
YDreams em novo Centro de Ciência Viva

Foi inaugurado no sábado (2007-06-30) o Centro de Ciência Viva em Bragança, um centro de aprendizagem que utiliza instalações interactivas da YDreams para apresentar assuntos relacionados com a ciência, tecnologia e protecção do ambiente.
Trata-se do 14º centro da rede Ciência Viva do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) que tem como objectivo promover a educação científica e tecnológica. A concepção do núcleo expositivo esteve a cargo da YDreams , empresa que também desenvolveu as 15 instalações interactivas do centro. Através destas instalações os visitantes do centro vão poder realizar actividades como um voo virtual sobre a capital de Trás-os-Montes ou um simulador de sismos.
Em comunicado o vice-presidente da empresa, Edmundo Nobre, refere que «o que se destaca não é a tecnologia em si, mas sim o modo como esta potencia uma interacção mais próxima entre os utilizadores e os conceitos, com conteúdos que chegam mais perto do público e estimulam a aprendizagem de forma lúdica e pedagógica».
Fonte: © iGov Local


O simulador de sismos deve ser interessante...:thumbsup: :thumbsup:
 

Z13

Cumulonimbus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
3,042
Local
Bragança - 690m
É de facto uma mais-valia para a cidade, e um optimo local para levarmos os nossos filhos! É uma bela maneira de, em jeito de brincadeira, os seduzirmos para a ciencia. :thumbsup: :thumbsup: :thumbsup:

Só é pena que esteja num local tão escondido que metade da população da cidade ainda não se apercebeu da sua existencia.:disgust:
 

Brigantia

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2007
Mensagens
2,204
Local
Norte de Portugal
Temos mais uma estação na cidade.:thumbsup::thumbsup:
A mais recente estação meteorológica de Bragança foi instalada na parte superior do Centro de Ciência Viva. No seu interior é possível ver os registos da mesma bem como alguma análise gráfica. Ainda perguntei se os registos eram publicados na net, mas a resposta foi negativa. É pena, pois, seria interessante analisar os registos daquela zona da cidade, situada mesmo sobre o rio Fervença...
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Dá para ver os registos históricos ou só os actuais? Como é o abrigo da estação? É mesmo uma pena não meterem esses registos na sua página web...
 

Brigantia

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2007
Mensagens
2,204
Local
Norte de Portugal
Dá para ver os registos históricos ou só os actuais? Como é o abrigo da estação? É mesmo uma pena não meterem esses registos na sua página web...


Boas, recebi um mail do Centro de Ciência Viva onde referem a intenção de publicar na página web do centro os registos da estação. Aquilo que me disseram no mail é que estão a trabalhar nas condições técnicas necessárias para a publicação dos dados:thumbsup:. De registar que não foi avançada nenhuma data.
Vamos aguardar.

Seria excelente podermos analisar os dados daquela estação devido á sua localização.