Cometa Pan-STARRS visível em Março/2013



camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
é frustam-te garanto que o vi até as 8 depois "meteu-se" atras de uma arvore que por acaso de me dava a referencia para o achar, nunca o vi sem ajuda de uns binoculos 10x50 mesmo com um telescopio de 13cm a cauda é tenue nada de perto com o famoso halle boppe
 

Teles

Cumulonimbus
Registo
7 Dez 2007
Mensagens
2,212
Local
Rio Maior
é frustam-te garanto que o vi até as 8 depois "meteu-se" atras de uma arvore que por acaso de me dava a referencia para o achar, nunca o vi sem ajuda de uns binoculos 10x50 mesmo com um telescopio de 13cm a cauda é tenue nada de perto com o famoso halle boppe

Concordo para o espectáculo que se esperava ficou muito aquém do que realmente se vê, espero que lá mais para o Novembro o Ison nos possa brindar com um verdadeiro SHOW!
 

jagodes

Cirrus
Registo
17 Mar 2013
Mensagens
1
Local
portalegre
Boas,
Em Portalegre hoje via-se bem e mesmo à vista desarmada, esta foto foi tirada por volta das 19h35.


dsc000011ir.jpg
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Tenho visto o cometa muito bem nos últimos dias. Não se vê bem à vista desarmada mas é um espectáculo visto com um telescópio.

Vê-se claramente a cauda estriada, mais definida de um lado e esbatida do outro.

Anteontem apanhei o cometa em simultâneo com uma tempestade de auroras boreais e a conjunção entra a lua e Júpiter, foi um espectáculo soberbo, mas falhei porque não tinha tripé e as fotografias saíram tremidas. Mas foi uma noite memorável.

A quem está em Portugal, e no litoral, aconselho a subir a uma pequena elevação (a cerca de 300 ou 400 metros de altitude junto ao mar) e tentem ver o cometa daí. Decerto irão ter muito melhores condições atmosféricas.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,661
Local
Aveiras de Cima
Ainda não consegui observar o cometa à vista desarmada, infelizmente não tenho nenhum aparelho óptico que me permita observar o fenómeno. :(